Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 26 de agosto de 2014

1041 - Grande Paty, campeã olímpica, orgulho de Espinosa!

Ela chegou ao vôlei de praia de maneira inusitada, descoberta por acaso na disputa dos jogos escolares regionais de Minas Gerais, jogando handebol. Mas o seu descobridor, o delegado dos jogos, acertou em cheio! Ana Patrícia Silva Ramos é hoje motivo de orgulho para todos nós, espinosenses. Se já não bastassem as suas boas atuações em torneios anteriores, ela, ao lado da atual parceira, Eduarda Santos Lisboa, a Duda, deu um verdadeiro show de vôlei de praia nos Jogos Olímpicos da Juventude, disputados na cidade de Nanquim, na China. A competição se iniciou em 16 de agosto e vai até o dia 28. Participam 201 países e cerca de 3.600 atletas. O Brasil levou 97 atletas entre 15 e 18 anos em 23 modalidades, segunda maior delegação do evento, ficando atrás apenas do país sede, que terá 123 representantes. 
Confiram o desempenho extraordinário da dupla Paty e Duda no vôlei de praia:
Duda e Paty venceram as americanas Muno e Caputo por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/11;
Duda e Paty venceram Valkova e Adamcikova, da República Checa, por 2 sets a 0 (21/19 e 21/8);
Duda e Paty venceram as vietnamitas Tu e Le por 2 a 0 (21/6 e 21/14);
Duda e Paty passaram pelas suíças Gerson e Rohrer por 2 a 0 (21/16 e 21/18);
Duda e Paty venceram a dupla de Serra Leoa, Turay/Kadi, por WO;
Duda e Paty derrotaram por 2 a 0 (21/16 e 21/12) as atletas de Porto Rico, Bernier e Cajigas.
Duda e Paty derrotaram as argentinas Verasio e Hiruela por 2 sets a 0 (26 a 24 e 21 a 14);
Duda e Paty venceram a dupla russa Makroguzova/Rudykh nas semifinais por 2 sets a 0, com parciais de 21/18 e 21/19;
Duda e Paty se tornaram campeãs olímpicas ao vencerem a dupla de gêmeas canadenses Megan e Nicole McNamara 2 sets a 1, com uma virada incrível no tie-brake - parciais 17/21, 21/13 e 16/14.
Nove jogos, 8 vitórias em quadra, 1 por WO, apenas 1 set perdido.


Fico imensamente contente em ver o sucesso de Patrícia no esporte, exaltando positivamente o nome de Espinosa para todo o país. Normalmente o nome de Espinosa só sai na mídia devido ao castigo anual das terríveis secas que nos assolam e dos escândalos da política, o que só nos traz vergonha e desgosto. Como é bom ver finalmente o nome da cidade sendo divulgado de maneira positiva, pela maravilha do esporte, através do trabalho de Patrícia e também do nosso grande goleiro Van, do Joinville. Imaginem quantos jovens mais poderiam estar na mesma situação se as oportunidades fossem criadas pelos responsáveis da administração municipal? Quantos bons atletas não aparecem na cidade pela falta de um projeto de inclusão esportiva que possa descobri-los e apoiá-los? Fica a indagação para os que comandam os rumos da cidade.
A você, Paty, os nossos efusivos aplausos pelas suas conquistas no esporte (esta em especial) e o agradecimento por levar o nome da nossa querida Espinosa ao topo. Boa sorte e mais sucesso ainda na sua carreira! Parabéns, garota! Você nos enche de orgulho!
Um grande abraço espinosense.