Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

1030 - Prestação de contas - Evento Beneficente

Como havia prometido, eis aqui um vídeo contendo imagens do Evento Beneficente que homenageou André Luiz Braz Machado e Ricardo Martins Tolentino, realizado no dia 2 de agosto de 2014, na AABB Montes Claros, quando foram arrecadados cerca de 600 kg de alimentos, que foram doados ao Projeto Papa Francisco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus na Vila Oliveira.
Alguns esclarecimentos se fazem necessários. Quem mora em Montes Claros tem conhecimento da extrema pobreza dos moradores da Vila Oliveira. Em virtude dessa triste realidade, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, através do seu padre, o Monsenhor Tolentino, está implantando naquela comunidade o Projeto Papa Francisco, que visa empreender esforços para diminuir o sofrimento e as precárias condições de vida dos seus moradores. Serão adotadas ações em vários sentidos, como na evangelização, educação e apoio material, razão pela qual os organizadores decidiram doar integralmente ao projeto os donativos arrecadados.
Para quem não sabe, o Monsenhor Tolentino é de Espinosa, filho de Arestides Tolentino, irmão de Tidim e Nelito. Uma pessoa abençoada por Deus, de um bom humor contagiante, atleticano apaixonado e, que mesmo aos 75 anos de idade, possui uma vitalidade e uma força impressionante na sua caminhada sagrada de pregar a Palavra de Deus e ajudar aos mais necessitados. Faço aqui até um convite a vocês para que também venham se juntar a ele neste humilde projeto de melhorar as condições de vida dos moradores da Vila Oliveira, um verdadeiro ato de solidariedade cristã. Qualquer ajuda é válida, não só financeira, mas de disponibilidade de um pouquinho do seu tempo e da sua boa vontade.
Para terminar, quero, mais uma vez, em nome das famílias de André e Ricardo, agradecer do fundo do coração a todos os que fizeram este evento virar realidade. Vocês foram fundamentais para o sucesso dessa boa ação. Que Deus os recompense!
Um grande e agradecido abraço espinosense.

1029 - Aurim, extraordinário talento na arte da escultura em madeira

Não pude resistir. Quando bati os olhos na escultura de uma onça, espetacularmente esculpida pelo artista Aurim Moreira Matos, durante uma passeada pelo Facebook, fiquei completamente maravilhado e tive a certeza de que o seu trabalho deveria ser divulgado o máximo possível. Vi as fotografias, que foram tiradas durante o desenvolvimento do seu trabalho de escultor, na página do Facebook do professor Almerindo Santos, de Espinosa. Que coisa mais linda! É gratificante descobrir artista tão talentoso tão próximo de nós. 
Conforme informações da sua página no Facebook, Aurim Moreira Matos é de Sebastião Laranjeiras, no sudoeste da Bahia, bem pertinho de Espinosa. Gosta de rock, e da Legião Urbana e do Capital Inicial, assim como eu. É flamenguista, mas também torce para os times baianos do Bahia e do Vitória. Trabalha com artesanato e pinturas, de forma autônoma.
Fiquei encantado com a qualidade do seu trabalho, amplamente demonstrado nas fotografias publicadas em seu perfil na Internet. Merece rasgados elogios. Um artista de tamanha qualidade não pode nem deve continuar anônimo, restrito a pequenos públicos, e precisa ter o seu brilhante trabalho artístico em madeira espalhado por todos os lados. Confiram abaixo se eu não tenho razão.
Um grande abraço espinosense.
























1028 - Uma luz na escuridão: Parabéns a Placar

Quando se aproximava o início da Copa do Mundo do Brasil, resolvi apostar na boa informação para me inteirar dos detalhes da competição esportiva mais importante do planeta e troquei os meus pontos do cartão por uma assinatura da Revista Placar. Decisão acertadíssima! Não me arrependi, muito antes pelo contrário, estou surpreso e feliz pela competência, imparcialidade e lucidez da equipe de jornalistas da publicação, que admiravelmente cobriu o evento com clareza e justiça, criticando os erros e elogiando os acertos, numa demonstração elogiável de como fazer jornalismo sério. E olhe que a revista é publicada pela Editora Abril, que não consegue disfarçar o apreço desmedido pelo conservadorismo político.
Na edição de nº 1.390, lançada no mês de maio, antes do início da Copa, a revista já alertava que o Brasil tinha grandes chances de poder organizar um evento inesquecível, com sucesso absoluto, o que realmente se confirmou. O editor Maurício Barros foi de uma lucidez e uma coragem incríveis ao ir contra a corrente avassaladora da maioria da imprensa brasileira, que previa um fiasco homérico, um fracasso retumbante do país do futebol. 
Passada a Copa do Mundo, mais uma capa da revista vem confirmar as suas apostas otimistas para o desenrolar do torneio. Com o título "A grande Copa", a publicação mensal de esportes mostra tudo o que aconteceu no evento, os grandes jogos, os craques, os destaques, os golaços, os torcedores, os erros de arbitragem, os números das partidas e da economia, a repercussão positiva no exterior, o sucesso do empreendimento.
Depois de tanta baboseira espalhada pelos quatro cantos sem a menor proximidade com a realidade dos fatos, grande parte da mídia brasileira agora procura apagar os seus erros crassos com as mais esfarrapadas desculpas. A Placar, que destoou desde o início desta palhaçada toda, navega serena e tranquila nas águas calmas do trabalho bem realizado, do bom jornalismo, pautado na justiça e na busca da verdade dos fatos, o que só lhe pode render elogios.
Parabéns, Placar! Parabéns, Maurício Barros, diretor de redação, e sua equipe. Exemplos de sobriedade em meio à podridão de ideias e interesses escusos de uma imprensa covarde e desonesta.
Um grande abraço espinosense.