Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 22 de junho de 2014

995 - Na Estrada para as Terras do Coração, por Luc Antunes

O mundo, este nosso tão misterioso mundo, é constituído das mais variadas matérias, de pessoas e animais, de água e terra, de sentimentos e agruras, de sons e imagens. Viajar pelas suas entranhas maravilhosas e desconhecidas, não só na paisagem visível, mas também pelos caminhos quase imperceptíveis da mente, é uma overdose de emoções às vezes pacificadoras e extasiantes.
Quando em conjunto, a música, as imagens e os sentimentos nos levam a uma sensação de paz e harmonia em que parece estarmos mais perto de Deus.
Com a sua mente deveras privilegiada, é isso que eu acho que nosso conterrâneo Luc Antunes quer nos passar através deste vídeo. Confiram, deleitem-se com essas maravilhas do nosso mundo e tirem as suas próprias conclusões.
Um grande abraço espinosense.

Suas palavras, na íntegra:

Aconteceu algumas vezes comigo. É difícil de escrever sobre isso, mas descreveria assim: esses momentos epifânios quando os átomos, as moléculas, as células em mim, em perfeita união e sintonia, me fizeram sentir como um poderosa máquina sensual e sensorial, transformando momentos aparentemente corriqueiros em experiências transcendentais, se é que podem ser nomeadas. É como se a Divindade Cósmica, incapaz de saborear sua própria existência, acabasse nos criando, seres vivos, na esperança de, em um desses momentos raros, poder senti-la indiretamente ou empaticamente, através de nós, de nossos corpos, de nossos sentidos. Nessas ocasiões, uma poderosa conexão entre criador e criatura, de milagrosa unidade, de existência e consciência, é realizada e revelada. Tornamo-nos um canal para Deus reconhecer a si próprio enquanto nós mesmos também reconhecemos a beleza e a força pulsante da criação. Deus e Nós -- a Criação e Nós -- abraçados, olhando nos olhos um do outro, respirando a respiração um do outro, a alma, plenamente conscientes, um. 
O que é necessário para isso? Nenhum delírio ou droga, com certeza. Esses podem apenas produzir eventos falso porque embora nos ajudem a perder nossas "amarras" também nos fazem perder a consciência. Acho que é necessário amor e paixão pela vida, sensibilidade (que pode ser exercitada e ampliada), empatia, abertura, altruísmo/despojamento e solidão -- nem sempre contudo. Já fui capaz de ter aquela poderosa sensação na companhia de amigos, no meio de uma multidão, ao ver o sorriso
no rosto de alguém ou situação parecida. Mas a solidão é essencial, pois geralmente a sociedade nos distrai com os objetos (de foco e desejo) de ideologias calculistas, coisas bobas e trivialidades. Boa música ajuda também, maravilhosamente. 
Então, é por isso que eu fiz este vídeo. Você pode simplesmente sentir-se tonto ao assisti-lo, mas aconteceu lá naquele momento, enquanto eu estava viajando para o sertão ("terras no coração do Brasil") onde fica minha cidade natal. A viagem de Belo Horizonte, onde moro, até Espinosa leva aproximadamente 12 horas de ônibus. O ônibus sai às 19:30 e na manhã seguinte está cruzando a paisagem do sertão.
Confesso que a música "Set Fire to the Rain" na voz poderosa da cantora Adele, estava tocando nos meus fones de ouvido em constante modo de repetição naquela manhã. (Obrigado, Adele). No entanto, devido à falta de um bom programa editor de vídeos, perdi a oportunidade de montar um vídeo na hora certa. Mas um dia aconteceu de novo: enquanto eu ouvia a música de Florence -- em particular essas duas canções do vídeo -- fui poderosamente arremessado de volta àquele momento no tempo. É incrível que, embora eu não consiga entender parte do significado das letras da Florence, tudo mais, a melodia, sua voz, sua expressão, superam esse bloqueio e falam direto ao meu coração
e à minha alma -- à minha mente divina. Ela canta sobre coisas indescritíveis, palavras que nos faltam ou falham, momentos de introspecção, quietude e abençoada solidão.
Espero que este vídeo não seja bloqueado por causa de direitos autorais e que seja para a esplêndida cantora Florence um gesto de gratidão e admiração pelo seu trabalho divino que me tocou tão profundamente e de forma magnífica.
E, se você tiver vontade de produzir e postar um vídeo com suas próprias viagens em suas próprias estradas do coração com música que o/a ajudou a se emocionar e elevar-se, eu ficaria muito feliz.

Luc Antunes

994 - Inacreditáveis malabarismos da bola!

Não dá para acreditar que é verdade! Parece montagem, ainda mais hoje em dia com todas as possibilidades da tecnologia. Mas, pensando bem, nem importa. Importa perceber a criatividade desse pessoal, tanto dos que participaram do vídeo como protagonistas bem como os seus idealizadores.
Parabéns aos criadores do vídeo pela engenhosidade da ideia. Comercial bom é isso, não só se sobressai pelo alcance publicitário da marca, mas pela qualidade da mensagem.
Um grande abraço espinosense.