Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 13 de abril de 2014

949 - É hora de comemorar, torcida azul! O Cruzeiro é o Campeão Mineiro de 2014

Emoção à flor da pele. Suor, dedicação, nervosismo, polêmica, muitas faltas, garra, vontade, belas defesas. Nada disso poderia faltar em mais um clássico Atlético x Cruzeiro, ainda mais valendo a taça de Campeão Mineiro do ano de 2014. Só faltaram os gols.
O jogo começou tenso, nervoso, como bem acontece quando os dois gigantes do futebol mineiro se confrontam. O volante cruzeirense Lucas Silva assustou a torcida do Atlético logo no início quando acertou um belíssimo chute de fora da área e a bola explodiu na trave superior do goleiro Víctor. Algum tempo depois, o lateral improvisado Alex Silva fez boa jogada pela esquerda, tabelou com Ronaldinho, entrou na área e quase saiu o primeiro gol da partida. O Cruzeiro jogava melhor. Aos 23 minutos, Éverton Ribeiro desperdiçou uma chance incrível de abrir o placar, tocando por cima de Víctor, para fora. Um minuto depois, nova chance celeste, desta vez com Júlio Baptista, com excelente defesa do goleiro atleticano. Víctor apareceria mais uma vez aos 42 minutos, defendendo com tranquilidade uma bonita bicicleta de Júlio Baptista. E assim terminou o primeiro tempo, com o Cruzeiro dominando a partida frente a um Atlético sem opções de jogadas ofensivas, errando muitos passes e tomando contra-ataques de grande perigo. Ronaldinho Gaúcho seguia bem marcado e quase que totalmente apagado.
Para o segundo tempo, o técnico Paulo Autuori trouxe o veloz Fernandinho no lugar de Guilherme. Ao Galo só a vitória interessava. Aos 3 minutos, Everton Ribeiro chuta de fora da área e mais uma vez o excelente goleiro Víctor defende firme, tocando a bola para a linha de fundo. Aos 5 minutos Dagoberto agride Leandro Donizete com uma cotovelada, mas o árbitro faz de conta que não vê. O árbitro parece querer segurar a partida sem dar cartões, mas isso acaba incentivando as trocas de agressões e jogadas mais violentas por parte dos jogadores. O Cruzeiro continuava melhor na partida. Ricardo Goulart teve uma chance de frente para o gol e chutou para fora, aos 12 minutos. Depois de falta dura em Tardelli, Samudio recebeu cartão amarelo aos 16 minutos. Aos 18, o Atlético assustou com um escanteio cobrado por Ronaldinho Gaúcho. Fábio, como sempre, salvou o Cruzeiro em uma boa chance criada pelo Atlético, com Tardelli aos 21 minutos. Michel leva cartão amarelo por falta em Ricardo Goulart. Mais uma chance para o Atlético com Jô na área. Pierre leva cartão amarelo depois de fazer falta dura em Everton Ribeiro. Autuori tenta a última cartada, fazendo duas substituições e colocando o time mais ofensivo. Entram Neto Berola, no lugar de Michel, e Claudinei, no lugar de Pierre, os jogadores alvinegros que já haviam recebido cartão.
No Cruzeiro entra Souza no lugar de Dagoberto, que ao demorar para deixar o campo, leva também cartão amarelo. Marcelo Oliveira fechava o time para segurar o empate. E o jogo continua nervoso e eletrizante. Enquanto nos outros jogos de decisões estaduais pelo país a cada momento saíam gols, no Mineirão tudo continuava como começou, sem abertura de placar. William substitui Ricardo Goulart no Cruzeiro aos 36 minutos. Com o cansaço dos times, o jogo fica aberto, com muitos espaços em campo. A partida chega aos 40 minutos do segundo tempo e o Cruzeiro vai se tornando Campeão Mineiro de 2014 com o resultado de empate. O Atlético tem menos de 10 minutos para modificar o resultado. Saem mais dois cartões, Everton Ribeiro do Cruzeiro e Neto Berola do Atlético. Aos 43 minutos, pênalti claro em Jô a favor do Atlético. O árbitro já havia marcado, mas volta atrás na marcação ao ver que o seu auxiliar havia marcado erradamente impedimento. Um erro fatal para o Atlético. Marcelo Oliveira fecha mais ainda o seu time. Sai Everton Ribeiro, entra Tinga. São os minutos finais. Apita Leandro Pedro Vuaden o final da partida. O Cruzeiro é Campeão Mineiro de 2014. A festa no Mineirão lotado é toda azul e branca.
Com o empate em 0 x 0, o Cruzeiro quebrou a sequência de títulos do Atlético, conquistando o seu 36º título mineiro, fato que não acontecia desde 2011. É o 11º título invicto que o time consegue na história.
O excelente goleiro e capitão celeste Fábio levantou a taça conquistada na histórica 100º edição da competição na tarde deste domingo no Mineirão completamente lotado com 90% de torcedores cruzeirenses e apenas 10% de atleticanos.
Parabéns a toda torcida celeste pela brilhante conquista. Aliás, muito merecida, pois realmente foi a melhor equipe da competição.


Resumo da partida:

Cruzeiro: Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Samudio; Lucas Silva, Henrique, Everton Ribeiro (Tinga), Ricardo Goulart (William) e Dagoberto (Souza); Júlio Baptista. Técnico: Marcelo Oliveira.

Atlético: Victor; Michel (Neto Berola), Leonardo Silva, Otamendi e Alex Silva; Pierre (Claudinei), Leandro Donizete, Ronaldinho Gaúcho e Guilherme (Fernandinho); Diego Tardelli e Jô. Técnico: Paulo Autuori.

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS).
Assistentes:  Fábio Pereira (TO) e Alessandro Rocha de Matos (BA).
Gols:
Cartões amarelos: Leandro Donizete (ATL), Samudio (CRU), Michel (ATL), Pierre (ATL), Everton Ribeiro (CRU), Neto Berola (ATL)

Um grande abraço espinosense.