Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 27 de março de 2014

940 - Os astros ressuscitados

Um comercial de cerveja está atraindo a atenção de muita gente em todo o mundo e até causando alguma polêmica. Em um vídeo de propaganda da cerveja Bavaria Radler, veiculado na Holanda e disponível no YouTube, grandes astros da música e do cinema já falecidos, curtem a vida tranquilamente em uma praia paradisíaca, pretendendo se manter completamente escondidos da Humanidade.
Lá estão os famosos e envelhecidos roqueiros Elvis Presley, John Lennon e Kurt Kobain; o rapper Tupac Shakur, os astros do cinema Bruce Lee e Marilyn Monroe sendo elegantemente servidos pela linda garçonete Jude, em alusão ao clássico dos Beatles, "Hey Jude".
Em um tom muitíssimo bem humorado, os astros se escondem e camuflam a paisagem da praia quando um navio se aproxima da costa, deixando bem claras as suas pretensões de continuar totalmente no anonimato. Sensacional e muito criativo. Gostei!
Um grande abraço espinosense.


  

939 - Um passo em falso

Ronaldo de Assis Moreira é um gênio da bola. Conhecido mundialmente pelo apelido de Ronaldinho Gaúcho, o craque brasileiro do futebol conquistou em sua carreira muitos títulos coletivos e expressivos prêmios individuais que o deixaram na condição de um dos mais famosos e admirados atletas da história. 
Foi campeão gaúcho e da Copa Sul com o Grêmio em 1999. 
Foi campeão da UEFA Intertoto Cup com o Paris Saint-Germain em 2001. 
Foi bi-campeão da Supercopa da Espanha em 2005 e 2006, bi-campeão da Liga Espanhola em 2004/05 e 2005/06 e campeão da UEFA Champions League na temporada 2005/2006 com o Barcelona. 
Foi campeão do Troféu Luigi Berlusconi em 2010 pelo Milan. 
Foi campeão da Taça Guanabara, da Taça Rio e do Campeonato Carioca em 2011 pelo Flamengo. 
Foi campeão do Campeonato Mineiro e da Taça Libertadores em 2013 com o Atlético.
Na Seleção Brasileira ganhou o Mundial Sub-17 em 1997; a Copa América em 1999; a Copa do Mundo em 2002; a Copa das Confederações em 2005; a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2008 e ganhou o Superclássico das Américas em 2011, contra a Argentina.

As premiações individuais são muitas:
Artilheiro do Campeonato Gaúcho: 1999 (15 gols)
Revelação do ano no Campeonato Gaúcho: 1999
Melhor Jogador da Copa das Confederações: 1999
Artilheiro da Copa das Confederações: 1999 (6 gols)
Artilheiro do Torneio Pré-Olímpico Sub-23: 2000 (9 gols)
Bola de Prata da Revista Placar: 2000 e 2011
All-Star Team da Copa do Mundo da FIFA: 2002
Equipe do ano da UEFA: 2003/04, 2004/05, 2005/06
FIFA 100: 2004
Troféu EFE: 2004
Melhor Jogador do Mundo pela FIFA: 2004, 2005
Atacante do Ano da UEFA: 2004/05
Melhor Jogador do Mundo pela World Soccer: 2004, 2005
Don Balón - Melhor jogador estrangeiro: 2004, 2006
Ballon d'Or: 2005
Onze d'Or: 2005
Melhor Jogador do Mundo pela FIFPro: 2005, 2006
Jogador do Ano da UEFA: 2005/06
FIFPro World XI: 2005, 2006, 2007
Jogador da Década da Revista World Soccer: 2009
Golden Foot Award: 2009
Melhor atacante - Campeonato Carioca: 2011
Artilheiro do Taça Rio: 2011 (2 gols)
Craque da Galera do Brasileiro: 2012
Bola de Ouro da Revista Placar: 2012
Melhor jogador Campeonato Mineiro: 2013
Melhor Jogador da América: 2013
Artilheiro do Mundial de Clubes: 2013 (2 gols) junto com César Delgado, Conca e Iajour.
Fonte: wikipedia.org


Desde que chegou ao Atlético, de maneira um tanto inesperada, o craque gaúcho rapidamente conquistou o coração da Massa Atleticana, com a sua liderança, a sua técnica apurada e o talento inigualável para jogar bola, levando o time mineiro à maior conquista da sua história, a Copa Bridgestone Libertadores da América. Virou ídolo supremo e entrou para a galeria dos jogadores imortais do clube. Nenhum atleticano jamais o esquecerá.
Com todo esse currículo espetacular na carreira, Ronaldinho Gaúcho, aos 34 anos recém completados no dia 21 de março, tem, entretanto, uma responsabilidade enorme para com a torcida e a opinião pública em geral, pelo seu poder de influenciar pessoas, principalmente as crianças, que o idolatram mundo afora. Um ídolo como ele, que tem influência significativa na formação de tanta gente, precisa tomar bastante cuidado com as suas palavras e atitudes.  
Assim sendo, parece-me uma atitude impensada, negativa, um passo em falso, a sua decisão de gravar uma música "convidando" as pessoas para "jogar o copo pro alto e beber", simplesmente porque está com muito dinheiro no bolso. Nem se discute a qualidade da música (horrível, por sinal). Critico apenas a mensagem negativa de um ídolo mundial como ele, na apologia ao consumo de bebidas alcoólicas. Sei que outros astros do esporte também já fizeram propagandas de cerveja e cigarros, casos de Ronaldo e Gérson, mas entendo não ser uma boa ideia da parte de Ronaldinho Gaúcho, pela sua imensa importância na formação das crianças, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Ele deveria ter consciência da sua relevante influência na vida das pessoas e ser um exemplo para elas, em especial os pequeninos que o idolatram. É o que penso.
Um grande abraço espinosense.


    

938 - Parque Estadual da Lapa Grande em Montes Claros

Dentro em breve, os apreciadores da Natureza serão presenteados com mais uma possibilidade de lazer em Montes Claros. É que finalmente será liberada à toda a comunidade, a visitação ao Parque Estadual da Lapa Grande. Atualmente apenas instituições de ensino, associações e ONGs sem fins lucrativos podem ter acesso ao parque, com agendamento prévio. Futuramente será adotado um número limite de visitantes por dia, quando a liberação acontecer, cuidado correto para a sua preservação.  
O parque foi criado em 10 de janeiro de 2006, através do decreto nº 44.204 e objetiva proteger os mananciais de grutas e do cerrado, os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, conservando as riquezas naturais da região. Estão sendo finalizados os estudos para a normatização das regras para a visitação pública que deverá se iniciar ainda neste ano.
Esses parques são criados com a finalidade de preservar a fauna e a flora nativa, principalmente as espécies ameaçadas de extinção; os recursos hídricos (nascentes, rios, cachoeiras); as formações geológicas; conservar valores culturais, históricos e arqueológicos e promover estudos e pesquisas científicas, educação ambiental e turismo ecológico.
O Parque Estadual da Lapa Grande conta com um expressivo valor hídrico, espeleológico, arqueológico e paleontológico, e é bastante extenso, possuindo uma área total de 7.860 hectares. É administrado pelo IEF, Instituto Estadual de Florestas, em parceria com a Copasa, Companhia de Saneamento de Minas Gerais. Está situado bem próximo da zona urbana da cidade de Montes Claros e contém maravilhas da Natureza, com muitas cavernas e água em abundância, sendo um dos principais mananciais utilizados para o abastecimento de água da população da cidade. 
O cerrado é a vegetação predominante, com a presença de árvores especiais como jatobá, ipê, barbatimão, pequizeiro, aroeira, angico, pau d´óleo, cedro e sucupira. Na fauna destacam-se a presença de tamanduá-mirim, onça parda, lobo guará, seriema, joão-de-barro, gambá, mico estrela, morcego, veado, tatu, calango, cascavel e teiú.
Não vejo a hora de acontecer a liberação das visitações para poder conhecê-lo. Para termos uma ideia da beleza das riquezas contidas no parque, abaixo estão algumas fotografias feitas por Fábio Marçal. Mais informações podem ser obtidas no site pelapagrande.blogspot.com.br ou no telefone do IEF, (38) 3224-7550. Endereço do Parque: Estrada do Alfeirão, Km 04, Montes Claros (MG).
Um grande abraço espinosense.