Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 23 de fevereiro de 2014

914 - Imagens da nossa cidade querida, Espinosa

Vamos dar um pequeno passeio pelas ruas, praças, avenidas e recantos da nossa cidade.
Vamos olhar para o nosso belo céu azul, raramente tomado pelas espessas nuvens que nos trazem a bendita chuva.
Vamos à Igreja Matriz de São Sebastião, ou à Igreja do Espírito Santo, ou à Igreja da Finada Amélia, ou à Igreja da Congregação Cristã do Brasil, ou à Igreja Batista, ou ainda à Igrejinha, ou a qualquer outra, para rezar pelos nossos parentes e amigos que já se foram e agradecer a Deus pela dádiva da vida.
Vamos até a rodoviária receber ou nos despedir de algum ente querido que mora eternamente em nossos corações.
Vamos até a Rua Raul Soares ou até a Escola Estadual Comendador Viana, na Rua Antônio Antunes, para apreciarmos boquiabertos a beleza das suas enormes gameleiras.
Vamos nos divertir nos campos e nas piscinas da Toca dos Craques e da AABB em companhia dos amigos e da família.
Vamos subir o Morro do Quem-Quem, para lá de cima, apreciar a paisagem e a cidade à distância, como fazíamos constantemente na saudosa infância.
Vamos até o Estádio Caldeirão jogar uma partida de futebol onde você possa mostrar toda a sua categoria e talento esportivo.
Vamos relembrar os bons tempos do futebol de Espinosa em que se destacavam o Cruzeirinho, o Espinosense, o Santa Cruz, o 9 de Março e tantos outros mais.
Vamos ao Mercado Municipal em dia de feira para reencontrar velhos amigos e comprar aquelas maravilhas produzidas pelos dignos e batalhadores agricultores da nossa zona rural.
Vamos nos animar com a música de Gino Sanfoneiro e dos eternos Cardeais, expoentes da nossa arte musical.
Vamos nos contagiar com a alegria e a animação do Grupo Vozes, composto pelas nossas senhoras da terceira idade.
Vamos sair à noitinha para tomar uma cerveja gelada e bater um papo animado com os amigos na Praça Antonino Neves, a Praça da Liberdade. 
Vamos dar uma chegadinha no conhecido recanto de Clóvis para apreciar a Natureza e tomar um refrescante e revigorante banho de rio.
Vamos pegar a estrada e chegar até o Rio Verde Pequeno, para nos banhar e espantar o calor sufocante, dar uma olhada nas corredeiras, na ponte ferroviária, nos juazeiros carregados, nos umbuzeiros e na ponte que nos separa da Bahia, que está logo ali adiante, bem pertinho de nós. Vamos dar um pulinho no Mingu e apreciar o açude tão bonito de se ver em tempo de boas chuvas. 
Vamos até a Barragem do Estreito visualizarmos felizes aquela imensidão de água no Sertão e quem sabe um dia, nos banhar e pescar alegremente no paredão do sangradouro.
Vamos, enfim, em mais um final de tarde na cidade, nos deixar extasiar com aquele pôr-do-sol maravilhoso que, quase que cotidianamente, a Natureza nos oferece gratuitamente.
A beleza do mundo e da nossa terrinha está bem diante dos nossos olhos, talvez imperceptível para muitos. Basta prestarmos alguma atenção e ela se revelará esplendorosa diante de nós.
Um grande abraço espinosense.