Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

902 - Libertadores da América: Atlético estreia com péssima atuação e ótimo resultado

Cidade de Barinas, na Venezuela. Estádio "La Carolina" (ou Agustín Tovar) completamente lotado. O Atlético com o seu tradicional uniforme listrado em preto e branco. O Zamora, adversário da estreia, todo de branco. E "deu branco" também no time do Atlético. Quando o árbitro argentino Maurilio Vigliano deu início ao jogo, esperava-se uma boa apresentação do atual campeão da Copa Libertadores da América. Mas ficou só na expectativa, pois mesmo com o time completo, o Atlético fez uma partida modorrenta, para não dizer coisa pior.
No primeiro tempo, o Atlético pouco criou. O que se viu, além da fragilidade do adversário, foram muitos erros de passes, uma profusão de lançamentos longos equivocados, uma dificuldade imensa para sair jogando, uma morosidade irritante na saída para o ataque e pouca ousadia dos meias e atacantes na criação de jogadas ofensivas. 
Mesmo com a escalação, pelo treinador Paulo Autuori, do meia Dátolo na ala esquerda, o time quase não criou jogadas pelas laterais do campo, insistindo em jogadas pelo meio com o atacante Jô, que foi plenamente anulado pela defesa do Zamora. A única chance de gol do time brasileiro aconteceu quase no final do primeiro tempo, em uma boa cobrança de falta de Ronaldinho Gaúcho, mas ficou nisso.
 
 
As esperanças se renovaram para o segundo tempo, mas quase nada mudou no desempenho do time atleticano, que continuou apresentando as mesmas deficiências. O time voltou com a mesma formação e a mesma ineficiência, jogando de forma sonolenta e sem levar o menor perigo ao gol de Alexis Angulo. O time venezuelano tentava chutes de fora da área, revelando a incrível falta de pontaria dos seus jogadores. Víctor, assim como o goleiro Angulo, pouco participou da partida. O setor defensivo do Atlético mostrou muitas falhas na marcação, proporcionando espaços para arremates de média distância do adversário. Ronaldinho, visivelmente fora de ritmo de jogo, esteve abaixo do esperado, errando vários passes e lançamentos longos. A elogiar, a vontade de Fernandinho e Diego Tardelli de tentar algumas jogadas e a estrela de Ronaldinho e Jô que fizeram a jogada do único gol da partida, em uma cobrança de escanteio pela esquerda, aos 42 minutos do segundo tempo. Bom também ver de volta a tradicional comemoração da dupla atleticana.
 
  
Apenas no finalzinho do jogo, o treinador resolveu fazer substituições, trocando Ronaldinho por Lucas Cândido, Fernandinho por Neto Berola e Tardelli por Rosinei. Mas não havia tempo para que mais nada acontecesse.
Tudo bem que o resultado foi satisfatório e que três pontos importantíssimos foram conquistados fora de casa, mas visivelmente o time tem muito o que melhorar se pretende alçar voos maiores na competição. A atuação foi simplesmente horrível e desalentadora.
No próximo domingo o Atlético enfrenta o Cruzeiro, no clássico pelo Campeonato Mineiro, no Independência, às 16 horas. O próximo compromisso pela Libertadores acontece no dia 26 de fevereiro, no mesmo Independência, contra o Independiente Santa Fé da Colômbia, às 22 horas.
Um grande abraço espinosense.