Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

1106 - A benéfica caminhada de (quase) todo dia

Tem certos dias em que o corpo da gente não está muito disposto e pede, sonolento e preguiçoso, para permanecer deitado mais um pouquinho e deixar para outro dia um tantinho só de movimento. É difícil, mas temos que respirar fundo, nos encher de motivação, tomar impulso e saltar da caminha quente e acolhedora para exercitar o nosso corpo frágil e sagrado, presente de Deus, mesmo porque a saúde é imprescindível na nossa vida e é de suma importância combater aquele tal de mau colesterol que, sorrateiramente, toma posse das nossas veias.
Assim, vamos às ruas e avenidas da cidade para fazer aquela caminhada necessária, mas que também pode-se tornar um passeio maravilhoso e gratificante, se abrirmos os nossos olhos para as belas coisas escondidas no caminho. E surpresas, como um helicóptero que fez um pouso no caminho.
Mesmo entre o asfalto quente, os edifícios colossais, os carros velozes e as pessoas apressadas, há muito o que apreciar. São árvores em plena transformação após a chegada da bendita chuva. São pássaros de todas as espécies voando e cantando por toda parte. É o espetáculo da Natureza no Parque Guimarães Rosa, ressuscitado pela mágica da chuva. É o maltratado Rio Vieira, que mesmo aprisionado em duras paredes de cimento, ainda consegue correr lento e sossegado, atraindo as cores e os cantos dos passarinhos, em meio ao rebuliço em volta. Com atenção, é possível descobrir o ninho do passarinho na árvore ali pertinho e apreciar a alimentação dos filhotinhos pelos pais. Até as lagartixas estão ali para se aquecer ao sol da manhã, em mais um dia de novembro.
O encontro com alguém conhecido, então, deixa a caminhada mais feliz e prazerosa. Cruzar com alguém que amamos, então, é ganhar o dia. O dia se torna maior, mais alegre, muito mais animador. O trabalho flui mais agradável, o bom humor impera. A vida abre novos horizontes, as lembranças das pessoas que amamos brotam serenas e intensas, nos levando a lugares e tempos idos, de tanta felicidade e prazer. Isso tudo até a volta para casa, com aquela incrível sensação de abrigo e proteção divina. É uma viagem, uma viagem no real e no imaginário. E vale cada minuto.
Um grande abraço espinosense.
































    

Nenhum comentário: