Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

1068 - Uma viagem sem volta do trem?

Dias atrás recebi um e-mail do internauta Warley Gonçalves me presenteando com uma antiga fotografia de Espinosa que mostra a ponte ferroviária construída ali bem próxima da Rua Santa Terezinha. A foto foi estampada em uma reportagem do jornal Estado de Minas de 27 de julho de 2013, que noticiava a construção de uma nova ferrovia no trecho entre Belo Horizonte e Candeias (BA), próximo a Salvador, totalizando 1.420 quilômetros e um custo de R$ 10,5 bilhões, com início da obra prevista para janeiro de 2015. A linha férrea passará por 52 municípios, sendo 27 em Minas e 25 na Bahia. O projeto ainda prevê a construção de pátios de manutenção a cada 300 quilômetros. 
A reportagem dava conta de que o prazo para a construção seria de três anos e oito meses e haveria o aproveitamento de somente 35% da malha ferroviária atual existente entre Minas e a Bahia. No novo traçado, a ferrovia seria retirada de áreas urbanas de Montes Claros e outras cidades do Norte de Minas. Isso quer dizer que não veremos mais no futuro o tão conhecido trem de carga passando por nossa cidade, o que nos causa imensa tristeza e já começa a deixar saudades. O seu apito e o seu tradicional barulho das rodas nos trilhos, percorrendo o "corte", já se tornou corriqueiro no cotidiano dos moradores de Espinosa e certamente vai fazer muita falta. Tomara que não aconteça.
Agradecimentos ao Warley Gonçalves pela contribuição.
Um grande abraço espinosense.


Aqui outras imagens da linha férrea em Espinosa que poderão desaparecer em breve, infelizmente.















Um comentário:

Gabriel disse...

Meu conterrâneo Eustáquio, apesar de provavelmente não me conhecer, tenho que te agradecer pela alegria (e nostalgia) que algumas de suas postagens neste blog (que acompanho religiosamente) me proporcionam. Inclusive essa é uma delas. A linha férrea de que passa por Espinosa está intimamente ligada à minha história e de minha família.
A começar pelo fato de que esta ponte foi construída próxima a propriedade dos meus avós maternos, Seu Ferreirinha e Dona Ditinha, que tinham um sítio próximo a ponte, ao lado do rio. Além disso, meu pai veio da Bahia para Espinosa justamente para exercer o ofício de ferroviário, profissão a qual dedicou sua vida e sua saúde. Ver uma foto antiga desta ponte, sobre a qual tantas vezes passei para ir visitar meus avós nas manhãs de domingo, me enche com um misto de alegria, pela representação gráfica de um passado tão querido, e tristeza, por saber que a Espinosa que eu amo, pouco a pouco deixa de existir.
Enfim, muito obrigado.
Att

Gabriel
PS: Apesar de bastante nostálgico, só tenho 26 anos.