Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

1056 - O nosso poeta maior Teotônio Barbosa Lima

Ganhei de presente há algum tempo dois livros do poeta espinosense Teotônio Barbosa Lima, o que muito me alegrou. Já havia agendado uma postagem sobre ele e a chegada dos livros me deu combustível para celebrar aqui no nosso blog a sua veia artística. São dois volumes, "Versos e Reflexos de um Velho Coração Infantil" e "Versos que Fiz Brincando". Lá estão poemas sobre os mais variados temas, desde os "Velhos Tempos" e a "Alegria de Viver" até saudações à cidade de Mamonas e ao nosso belo educandário Comendador Viana.
Aos que ainda não sabem de quem se trata, eis um breve relato da sua vida, conforme informações encontradas em um dos seus livros. 
Teotônio Barbosa Lima nasceu em Espinosa, no dia 26 de dezembro de 1920, filho de Antônio Barbosa Lima e Maria Alcinda Barbosa. No ainda Grupo Escolar Comendador Viana fez o curso primário. Trabalhou como funcionário público municipal, alfaiate e comerciante e foi eleito vereador e Presidente da Câmara de Espinosa. Por oito anos, participou do programa radiofônico "Hora da Poesia" na Rádio Educadora de Espinosa (que já não existe), levando poesia e arte à população da cidade. É casado com Julieta Tolentino de Oliveira desde 5 de outubro de 1943 e tem 6 filhos.
É gratificante ver, em uma cidade que não possui uma política cultural mínima, alguém se dedicar à criação poética e à divulgação de suas ideias sobre o mundo através da arte. Fico imaginando quanta gente talentosa deve existir em Espinosa e que não tem motivação ou oportunidade para expressar os seus dons artísticos por falta de uma secretaria de cultura atuante na cidade. Uma pena, realmente! 
Seu Teotônio é um apaixonado pelas palavras, mesmo tendo cursado apenas o curso primário. Isso não foi empecilho para que ele se dedicasse à leitura de tudo o que lhe chegasse às mãos e, de forma autodidata, construísse uma história de amor e devoção ao conhecimento, em especial à poesia.
Vindo de família humilde, criou e encaminhou os filhos todos no caminho do bem e dos estudos: Bernadete, Bolivar, Jayme, José Geraldo, Juraci e Neuza.
Em suas criações poéticas, combinadas com seu jeito sereno e pueril, ele espalha o amor, o carinho, a felicidade, a harmonia, a fé em Deus e Nossa Senhora, o apreço pela família e pela sua terra natal, a amizade e o otimismo na vinda de dias melhores para todos.
Ao Seu Teotônio, nosso poeta, a minha admiração, respeito e carinho, não só pelo valor da sua obra artística em uma cidade tão carente de cultura, como também pela sua trajetória de vida familiar, social e profissional repleta de dignidade e retidão.
Ao seu filho, Juraci, o meu agradecimento pelos presentes e o meu abraço amigo.
Um grande abraço espinosense.



Meu Coração
Teotônio Barbosa Lima

O meu coração é como uma casa grande,
Muito arejada, cheia de compartimentos,
Dentro dela, as minhas alegrias se expandem,
E dela eu tiro os melhores pensamentos.

Nela recebo alegrias, emoções e dores,
Havendo lugar até para os sofrimentos,
Só não existe lugar para rancores,
E muito menos para guardar ressentimentos.

Que ela seja assim por toda a minha vida,
Guardando apenas as passagens bem vividas,
De pura felicidade e nunca igualáveis!

E que não me sobre nenhuma sombra de mágoas,
Rolando todas pelo correr das águas,
Restando apenas alegrias incomparáveis.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu caro Eustáquio,
muito obrigado pela expressiva e carinhosa ao meu pai e à nossa família. Você temm um coração gigante, como o de Dona Zu.
Grande abraço.
Juraci