Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

1054 - A melhor história de Paulo Coelho: Não Pare na Pista

Ele é conhecido mundialmente como um grande escritor, pelas dezenas de best-sellers lançados pelo mundo inteiro, mas aqui no Brasil ele talvez seja mais reverenciado por ter sido o parceiro ideal do "Maluco Beleza" Raul Seixas e ter composto algumas das mais famosas músicas do rock nacional tais como "Sociedade Alternativa", "Gita" e "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás". Trata-se do Paulo Coelho, nascido em 24 de agosto de 1947 no Rio de Janeiro, filho do engenheiro Pedro Paulo Coelho e de Lígia Coelho, atual ocupante da cadeira nº 21 na Academia Brasileira de Letras. Desde 1981 é casado com a artista plástica Christina Oiticica. 
Um personagem tão rico e misterioso não poderia deixar de ter a sua história contada no cinema, o que acontece agora com o lançamento do filme "Não Pare na Pista", com roteiro de Carolina Kotscho e direção de Daniel Augusto e que tem no elenco os atores Ravel Andrade (Paulo Coelho jovem), Júlio Andrade (Paulo Coelho adulto e atual), Fabíula Nascimento (A mãe Lygia), Enrique Diaz (O pai Pedro) e Lucci Ferreira (O parceiro Raul Seixas).
A sua cinebiografia mostra Paulo Coelho em três diferentes fases da vida: ainda adolescente (anos 60), no início da carreira de escritor (1980) e agora na maturidade, quando retornou ao Caminho de Santiago de Compostela. Ali são retratadas passagens fundamentais da vida do escritor, retiradas dos seus próprios depoimentos, em que aparecem sem disfarces as suas inquietações, os seus traumas, as suas experiências sexuais, religiosas e com as drogas, o encontro e a parceria com Raul Seixas e o sucesso estrondoso como escritor, mesmo após recusa de editores no início da carreira.
Desde cedo mantendo uma relação conflituosa e conturbada com o pai e com problemas de auto-aceitação, por se sentir feio e de não se dar bem com as mulheres, Paulo passa por um processo doloroso de descobertas, até com uma internação em uma clínica psiquiátrica, onde chegou a tomar choques elétricos como parte do tratamento para livrá-lo das suas inquietações. Em seguida passa por várias fases, onde vive intensamente a influência do álcool, das drogas, do sexo, da astrologia, da ufologia e das experimentações, até fazer o percurso do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha e começar a sua brilhante carreira de sucesso como escritor, a partir do lançamento de "Diário de Um Mago" em 1987.
O filme, que se desenrola entre três épocas diferentes, perde um pouco da coesão da narrativa e pode dificultar o entendimento por alguns, mas o mais importante é o bom desempenho dos atores e a riqueza da história de vida do homenageado. Gostem ou não dos seus livros ou das suas músicas, não há como negar a importância de um cara que conseguiu a proeza de vender, até hoje, cerca de 100 milhões de livros em mais de 150 países, com suas obras sendo traduzidas para 66 idiomas e se tornando o autor mais vendido em língua portuguesa de todos os tempos. Então, meus amigos, não deixem de assistir a história deste ícone da cultura brasileira.
Um grande abraço espinosense.

Um comentário:

Carlos Magno Tolentino Vieira disse...

Caro primo/irmão Eustáquio,parabéns por esta bela e interessante matéria sobre um dos maiores ícones da literatura contemporânea mundial, o nosso grandioso Paulo Coelho.
Eu tive a grata satisfação de assistir ao filme "Não Pare na Pista" e embarquei numa verdadeira viagem com todos aqueles personagens...
Recomendo aos que admiram as obras literárias/composições musicais do Paulo Coelho e que curtem também os trabalhos do nosso eterno Raul Seixas, que também embarquem nessa história assistindo ao filme acima mencionado.

Grande abraço!
Carlos Magno (Magrão)