Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 16 de abril de 2014

951 - A tradição da Sexta-Feira Santa em Espinosa

Conforme a Wikipedia, a Sexta-Feira Santa, ou "Sexta-Feira da Paixão", é a sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultamento de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição estabelece ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.
A Sexta-Feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira sexta-feira após a primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de março e 23 de abril. Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.
Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.

Em Espinosa, permanece firme a tradição da celebração da Paixão do Senhor Jesus Cristo, com a tradicional via sacra sendo realizada pelas ruas do centro da cidade e a penitência dos fiéis na difícil subida ao Morro do Cruzeiro. Infelizmente, há muitos anos morando fora, não posso participar deste elogiável ato de nossa fé cristã. Assim, quero homenagear a todos os cristãos espinosenses que permanecem com a sua crença inabalável em Deus, em especial a figura de Danilo Tolentino Salviola e sua turma, que participaram ativamente da preparação e limpeza do espaço da cruz no Morro do Cruzeiro, para que o local estivesse propício à visitação da população espinosense na Sexta-Feira da Paixão. 
Publico algumas fotografias "surrupiadas" da sua conta do Facebook, esperando que ele não se zangue comigo. Fiquem com Deus!
Um grande abraço espinosense.







Nenhum comentário: