Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 22 de dezembro de 2013

856 - O mais feliz dia da vida dos atleticanos...

Nem mesmo o fracasso da equipe do Atlético no recente Mundial de Clubes da FIFA, quando decepcionou milhões de atleticanos espalhados pelo planeta, ao não conseguir a classificação para a final contra o poderoso Bayern de Munique, tira a alegria e o orgulho dos apaixonados alvinegros que ainda comemoram, e muito, a brilhante, sofrida e emocionante conquista da Taça Libertadores da América.
Na Internet, a cada dia aparecem mais e mais vídeos sobre a memorável vitória atleticana na competição sul-americana. O mais recente deles, denominado "O Dia do Galo", mostra a ansiedade e o sofrimento de alguns fanáticos torcedores antes e durante a partida final contra o Olímpia. São cenas reais que mostram de maneira nítida a paixão exacerbada de personagens os mais diferentes da Massa Atleticana nos momentos mais dramáticos do jogo final no Mineirão.
Na produção, pode-se sentir na pele a emoção que toma conta dos corações dos torcedores no estádio, no bar ou em suas casas. A emocionante narração do locutor atleticano Mário Henrique "Caixa", da Rádio Itatiaia, comove ao mais frio e sereno torcedor, até mesmo dos times adversários. É praticamente impossível conter as lágrimas ao assistir ao vídeo, principalmente se você é um dos milhões de entusiasmados amantes do glorioso Clube Atlético Mineiro. Não importa se vitórias ou derrotas aconteçam. Enganam-se aqueles que acham que o amor pelo GALO depende dos resultados em campo. Não. Só a morte pode terminar com esse tsunami de amor e paixão. O GALO é para sempre!
Um grande abraço espinosense.
     

855 - Meu Rio Verde Pequeno...

Espinosa está em festa. Nenhuma festa em especial como o aniversário da emancipação política da cidade, o São João ou o Carnaval. Apenas a alegria do povo sertanejo que vê, satisfeito, depois de muitos anos de seca pesada, a chuva cair em abundância, trazendo uma esperança enorme de tempos melhores. Os rios estão cheios, como há muito não se via e a possibilidade de que a Barragem do Estreito sangre novamente é plausível, desde que as chuvas continuem. Para nós, espinosenses, ver de novo aquele espetáculo maravilhoso do sangramento da barragem é uma dádiva de Deus. Que aconteça logo, para delírio e prazer de todos aqueles que amam nossa terrinha.
E para que todos nós possamos o mais rápido possível nos conscientizar da importância da preservação do meio ambiente, das nossas matas e dos nossos rios, criei um pequeno vídeo com o intuito de mostrar as nossas belezas, em especial do Rio Verde Pequeno. Espero que gostem.
Um grande abraço espinosense. 
  

854 - Esses valorosos "meninos" espinosenses...

Dezembro chega e, além de nos trazer esperança de dias melhores no ano que em breve chegará e de provocar uma transformação positiva no coração das pessoas com a proximidade do Natal, nos enche de alegria e orgulho por ver a realização profissional de tantos e tantos "meninos" e "meninas" que vimos crescer ao lado dos seus pais, nossos grandes amigos. É uma sensação gratificante poder constatar, ano após ano, uma grande quantidade de jovens espinosenses alcançando as suas formaturas e iniciando as suas carreiras profissionais, enchendo de orgulho, não só os seus pais, familiares e amigos, mas toda a comunidade espinosense.
Assim, quero parabenizar com profunda alegria Lívia Mendes (Medicina), Wallace Freitas (Odontologia), Mariane Xavier (Odontologia), Ívory Tolentino (Direito), Thiago Cerqueira (Medicina) e tantos outros jovens estudantes espinosenses que batalharam duramente durante os últimos anos para realizarem o sonho de cursar uma faculdade, com êxito.
Que os seus exemplos de determinação, fé e coragem sirvam de motivação aos outros que ainda lutam para alcançar esta conquista de fundamental importância na vida. Que Deus os proteja sempre, fazendo com que jamais se esqueçam, no desempenho diário de suas profissões, em colocar o bem comum, a felicidade do ser humano, a ética, a dignidade, a caridade, o respeito e o amor, bem acima do ganho financeiro. Se a sua performance profissional for de qualidade superior, não tenha dúvida de que a recompensa financeira virá naturalmente.
Parabéns a todos vocês, às suas famílias e aos que estiveram sempre ao seu lado, dando carinho, força e amor. Que as suas vidas pessoais e profissionais sejam iluminadas por Deus.
Um grande abraço espinosense.
 

   

 

 



 

853 - A música romântica de luto: morre Reginaldo Rossi

Não posso ser falso e mentiroso: a música de Reginaldo Rossi nunca foi do meu agrado. Entretanto não posso deixar de reconhecer a sua importância no cenário musical brasileiro. Confesso que até já cantei a música "Garçom" em algumas farras com os amigos, mas definitivamente o seu portfólio sonoro não atende às minhas preferências musicais, o que não diminui em nada o seu valor na área musical do país, especialmente na vertente brega-romântica.
O pernambucano do Recife, Reginaldo Rodrigues dos Santos, nascido aos 14 de fevereiro de 1944, iniciou a sua trajetória musical nos anos 60 imitando Roberto Carlos, influenciado pelo enorme sucesso dos Beatles, Elvis Presley e da então efervescente Jovem Guarda. Também teve o seu período roqueiro e liderou o grupo "The Silver Jets", tocando rock no Nordeste. No ano de 1966, lançou o seu primeiro disco, o LP denominado "O Pão". 
Em 1970, Reginaldo deu uma guinada na carreira ao se dedicar a um repertório romântico, com o lançamento do disco "À Procura de Você", o que lhe daria a glória e o sucesso, que durou até a sua morte no último dia 20, aos 69 anos, de falência múltipla de órgãos em decorrência de um câncer no pulmão.
 
 


 
Reginaldo Rossi deixa uma legião de fãs espalhados por todos os cantos do país. A sua saída de cena me faz lembrar de um fato interessante que aconteceu comigo em Espinosa, no final dos anos 80. Como fazíamos todos os anos, íamos participar dos jogos regionais das AABBs. Naquele ano, os jogos aconteceriam na cidade de Janaúba. E como sempre, íamos na Rural do conhecido árbitro de futebol e motorista Quincão, figura de destaque na cidade que infelizmente já não está entre nós. Durante a viagem, no toca-fitas do carro, só se ouvia a música "Deixa de Banca" ou "Borogodá". Intrigados com aquela repetição, questionamos Quincão se o toca-fitas não estava com defeito por reproduzir a música infinitamente. Com aquela sua tranquilidade peculiar, ele esclareceu tudo. Por gostar demais daquela música ele mandou gravar os dois lados da fita só com ela. Estava explicado. Duro foi ir e voltar de Janaúba ao som de Reginaldo Rossi com a sua "Borogodá". Até hoje, quando a escuto, eu me sinto mal. Coisas de Espinosa e de seus personagens sui-generis.
Um grande abraço espinosense.