Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

852 - Eu não acredito! Depois de uma RAJA-da de gols, o sonho acabou! Temporariamente, pois ano que vem estaremos de volta

Ainda não foi desta vez que o Atlético conquistou o mundo do futebol. Hoje não haverá festa, nem fogos de artifício, nem carreata pelas ruas. De atleticanos, claro, pois os cruzeirenses irão comemorar e muito esta noite. Com razão, pois o Atlético decepcionou a sua imensa e apaixonada torcida, presente em grande número no Marrocos e em todos os cantos do mundo. 
Com uma atuação impecável, a surpreendente equipe marroquina do Raja Casablanca venceu o Atlético por 3 x 1 no Estádio Marrakesh e conseguiu a proeza inesperada de chegar à final do Torneio Mundial de Clubes da FIFA.
Mesmo empurrado por mais de 10 mil fanáticos atleticanos presentes no estádio, o Atlético não suportou a velocidade e o fortíssimo contra-ataque do time adversário e foi merecidamente batido por 3 x 1, gols de Iajour, Moutaouali e Mabide, com Ronaldinho Gaúcho descontando de falta para o time mineiro.
Mesmo com o insucesso, há muito o que comemorar no Atlético. Após um excelente trabalho da diretoria atleticana, sob a liderança do presidente Alexandre Kalil, o clube conseguiu montar uma equipe de alta qualidade, competitiva, com grandes jogadores e muito bem treinada pelo Alexis Stival, o Cuca. Os resultados estão aí para comprovar. Dois títulos mineiros (2012 e 2013), um vice-campeonato brasileiro (2012), um título inédito da Libertadores (2012) e a participação inédita no Mundial de Clubes da FIFA, além de uma arrecadação financeira expressiva e a divulgação maciça do nome do clube no mundo inteiro.
Mas nada disso vai diminuir a tristeza e a frustração de milhões de atleticanos em ver, incrédulos, o sonho de levantar o título de campeão mundial escorrer pelos dedos de maneira tão bisonha. O Raja Casablanca foi melhor no jogo, não há o que contestar. Destaque para uma atuação memorável do meio-campista Moutaouali, o camisa 5 do Raja, que aproveitou o nervosismo e a inexperiência do Lucas Cândido para criar as melhores chances de gol pelo lado esquerdo da defesa atleticana. Se é certo que tivemos uma quantidade maior de finalizações, não há como esconder que o Raja criou as chances mais claras de fazer o gol. O Atlético não estava em um dia iluminado, não apresentou nem metade daquele futebol que o levou à conquista da Libertadores. Nenhum jogador atleticano se destacou na partida, nem mesmo os craques Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli. A marcação estava irreconhecível, a passagem dos laterais não aconteceu, os chutes a gol não ocorreram, o toque de bola rápido não foi colocado em prática e houve quase nenhuma movimentação dos jogadores no meio de campo e no ataque. O time marroquino foi superior e mereceu ganhar. Esta é a grande verdade.
Agora é tentar vencer o jogo da disputa do terceiro lugar contra o Guangzhou Evergrande no sábado e terminar honrosamente a participação no Mundial.
Na disputa do título, vai ser um massacre. Acredito eu que o Bayern não vai dar a mínima chance ao Raja Casablanca e uma goleada história irá acontecer, confirmando a imensa superioridade da equipe alemã que, efetivamente, é a melhor do mundo. 
Um grande e triste abraço espinosense.