Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

848 - Sorteados os grupos da Copa Libertadores da América 2014

Na noite desta quinta-feira, em cerimônia realizada pela Conmebol - Confederação Sul Americana de Futebol, na cidade de Luque, no Paraguai, foram sorteados os grupos para a disputa da Copa Bridgestone Libertadores de 2014. Para a próxima temporada da mais importante competição de clubes da América do Sul foram escolhidas como cabeças-de-chave as equipes do Atlético-MG, Cruzeiro, Vélez Sarsfield, Newell´s Old Boys, Bolívar, Unión Española, Cerro Porteño e Peñarol.
 
As equipes classificadas pelos seus respectivos países:
 
BRASIL
1 - Atlético-MG
2 - Cruzeiro
3 - Flamengo
4 - Grêmio
5 - Atlético-PR (Pré-Libertadores)
6 - Botafogo (Pré-Libertadores)
 
ARGENTINA
1 - Vélez Sarsfield
2 - Newell´s Old Boys
3 - Lanús
4 - Arsenal
5 - San Lorenzo ou River Plate (Pré-Libertadores)
 
BOLÍVIA
1 - Bolívar
2 - San José ou The Strongest
3 - Oriente Petrolero (Pré-Libertadores)
 
CHILE
1 - Unión Española
2 - O´Higgins
3 -  Chile 3 (Pré-Libertadores)
 
COLÔMBIA
1 - Atlético Nacional
2 - Deportivo Cali
3 - Independiente Santa Fé (Pré-Libertadores)
 
EQUADOR
1 - Emelec
2 - Independiente del Valle
3 - Deportivo Quito (Pré-Libertadores)
 
MÉXICO
1 - Santos Laguna
2 - León
3 - Monarcas Morelia (Pré-Libertadores)
 
PARAGUAI
1 - Cerro Porteño
2 - Nacional
3 - Guarani (Pré-Libertadores)
 
PERÚ
1 - Real Garcilaso
2 - Universitário
3 - Sporting Cristal (Pré-Libertadores)
 
URUGUAI
1 - Peñarol
2 - Defensor Sporting
3 - Nacional (Pré-Libertadores)
 
VENEZUELA
1 - Deportivo Anzoátegui
2 - Zamoras
3 - Caracas (Pré-Libertadores)
 
Após o sorteio, assim ficaram os clubes em seus respectivos grupos:

GRUPO 1
Vélez Sarsfield  (ARG)
San José ou The Strongest (BOL)
Real Garcilaso ou Universitário (PER)
Sporting Cristal (PER) ou Atlético-PR (BRA)

GRUPO 2
Unión Española (CHI)
San Lorenzo ou Lanús (ARG)
Independiente del Valle (EQU)
Deportivo Quito (EQU) ou Botafogo (BRA)

GRUPO 3
Cerro Porteño (PAR)
O´Higgins (CHI)
Deportivo Cali (COL)
Caracas (VEN) ou San Lorenzo, River Plate ou Lanús (ARG)

GRUPO 4
Atlético-MG (BRA)
Nacional (PAR)
Zamora (VEN)
Monarcas Morelia (MEX) ou Independiente Santa Fé (COL)

GRUPO 5
Cruzeiro (BRA)
Defensor Sporting (URU)
Universitário ou Real Garcilaso (PER)
Guarani (PAR) ou Chile 3 (CHI)

GRUPO 6
Newell´s Old Boys (ARG)
Grêmio (BRA)
Atlético Nacional (COL)
Oriente Petrolero (BOL) ou Nacional (URU)

GRUPO 7
Bolívar (BOL)
Flamengo (BRA)
Emelec (EQU)
León (MEX)

GRUPO 8
Peñarol (URU)
Arsenal (ARG)
Deportivo Anzoátegui (VEN)
Santos Laguna (MEX)

São estes os jogos da fase Pré-Libertadores:
Sporting Cristal (PER)  X  Atlético-PR (BRA)
Deportivo Quito (EQU)  X  Botafogo (BRA)
Chile 3 (CHI)  X  Guarani (PAR)
Caracas (VEN)  X Lanús, River Plate ou San Lorenzo (ARG)
Monarcas Morelia (MEX)  X  Santa Fé (COL)
Oriente Petrolero (BOL)  X  Nacional (URU)
 
A competição de 2014 da Libertadores terá pela primeira vez a presença conjunta dos dois maiores times mineiros. Como Atlético-MG e Cruzeiro são cabeças-de-chave, eles só se enfrentarão em uma possível fase posterior. Que assim aconteça para delírio de atleticanos e cruzeirenses. 
Um grande abraço espinosense.

847 - A música que move seu amor

Talento. Criatividade. Bom gosto. Emoção. Amor. Relacionamento carinhoso. Música boa. Tudo isso em um comercial de TV. Dá gosto de ver sempre.
Assim é mais um projeto comercial da Natura, fabricante de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal. Não, não estou fazendo propaganda da empresa, muito menos ganhando dinheiro com isso, mas adoro coisa bonita e bem feita e a Natura tornou-se um destaque exponencial na criação de suas peças publicitárias.
Desta vez o  projeto se chama "A música que move seu amor" e tem a participação especialíssima do ótimo Marcelo Jeneci. Os nomes das músicas que fazem parte deste vídeo são: "Pra Sonhar" (Marcelo Jeneci),​ "Dar-te-ei" (Marcelo Jeneci, José Miguel Wisnik, Hélder Lopes e Verônica Pessoa) e "Por que nós?" (Marcelo Jeneci e Luiz Tatit).
Quem não tem uma música que marca o eterno amor que sente pela sua amada? Quem não gosta de uma música que teve importância vital na sua história de amor? Eu tenho algumas: "Muito Estranho" (Dalto), "Como Dois Animais" (Alceu Valença) e "Fogo" (Dinho Ouro Preto). E as suas? 
Um grande abraço espinosense.
 

 


846 - As mentiras nossas de cada dia

Quem nunca contou uma mentira que atire a primeira pedra. Há mentiras de todos os tipos e efeitos e acho, sinceramente, não haver ser humano no mundo que nunca tenha contado a sua.
De acordo com a Wikipédia, mentira é o nome dado às afirmações ou negações falsas ditas por alguém que sabe (ou suspeita) de tal falsidade, e na maioria das vezes espera que seus ouvintes acreditem nos dizeres. Dizeres falsos quando não se sabe de tal falsidade e/ou se acredita que sejam verdade, não são considerados mentira, mas sim erros. Mentir é contra os padrões morais de muitas pessoas e é tido como um "pecado" em muitas religiões. Mentir de uma maneira que piore um conflito em vez de diminuí-lo, ou que se vise tirar proveito deste conflito, é normalmente considerado como algo antiético. Existem pessoas que afirmam que é com frequência mais fácil fazer as pessoas acreditarem numa grande mentira dita muitas vezes, do que numa pequena verdade dita apenas uma vez. Esta frase foi proferida pelo Ministro da Propaganda Alemã, Joseph Goebbels, no Terceiro Reich. A mentira torna-se uma sátira com propósitos humorísticos quando deixa explícita pelos excessos na fala e o tom jocoso que de fato é uma mentira. Nestes casos é com frequência tratada como não sendo imoral e é bastante praticada por humoristas, comediantes, escritores e poetas. As razões morais para se tolerar mentiras têm a ver em sua maior parte em evitar conflitos. A necessidade de mentir é reconhecida pelo termo "mentira social" onde a mentira é inofensiva, e há circunstâncias onde existe uma expectativa de se ser menos do que totalmente honesto devido a necessidade ou pragmatismo. As mentiras podem ser divididas em classes – ofensivas ou mal intencionadas, inofensivas e jocosas.
Há alguns tipos de mentiras que são consideradas aceitáveis, desejáveis, ou mesmo obrigatórias, devido à convenção social. Tipos de mentiras convencionais incluem:
  • uso de eufemismos para evitar a menção explícita de algo desagradável;
  • perguntas insinceras sobre a saúde de uma pessoa pouco conhecida;
  • afirmação de boa saúde em resposta a uma pergunta insincera (os inquiridores com frequência ficam bastante desconcertados por qualquer outra coisa que não a resposta positiva mais breve possível);
  • desculpas para evitar ou encerrar um encontro social indesejado;
  • garantia de que um encontro social é desejado ou foi agradável;
  • dizer a uma pessoa moribunda o que quer que ela queira ouvir;
  • supressão de uma quebra de tabu.
A maioria das pessoas participa de tais mentiras convencionais, e não aplica a desaprovação moral costumeira em relação as mentiras em tais situações. Mentiras convencionais são vistas como uma categoria menor de mentira, semelhante às mentiras sociais. No entanto, uma minoria de pessoas as vê como mentiras maliciosas.
As mentiras começam cedo. Crianças pequenas aprendem pela experiência que declarar uma inverdade pode evitar punições por má ações, antes de desenvolverem a teoria da mente, necessária para entender porque funciona.
Quando a criança primeiro aprende como a mentira funciona, naturalmente elas não possuem o entendimento moral para evitar fazer isso. É necessário anos observando as pessoas mentirem e o resultado das mentiras para desenvolver um entendimento adequado. A interferência da família também é imprescindível para que a criança compreenda através de bons exemplos a forma correta de agir. A propensão a mentir varia muito entre as crianças, com algumas fazendo isso de maneira costumeira e outras sendo com frequência honestas. Os hábitos em relação a isso mudam normalmente até o início da idade adulta.
Alguns veem que as crianças - como um todo - têm maior tendência a mentir do que os adultos. Outros defendem que a quantidade de mentiras permanece o mesmo, mas os adultos mentem sobre coisas diferentes. Com certeza a mentira de adultos costuma ser mais sofisticada e de consequências maiores do que as contadas por crianças. Boa parte desse julgamento depende se a pessoa conta inverdades diplomáticas, insinceridade social, retórica política e outros comportamentos adultos que são tidos como mentiras
A questão de se as mentiras podem ser detectadas através de meios não-verbais é assunto de particular controvérsia. Assim foi criado o Polígrafo, máquina de detecção de mentiras que mede o estresse fisiológico que um entrevistado sente em várias medidas enquanto dá declarações ou responde perguntas. Afirma-se que picos do estresse indicam comportamento mentiroso. A precisão desse método é amplamente contestada, e em vários casos bem-conhecidos provou-se que ele foi ludibriado. No entanto, ele permanece em uso em muitas áreas.
Neurocientistas descobriram que a mentira ativa estruturas do cérebro completamente diferentes durante exames de tomografia por ressonância magnética, o que pode levar a um método mais preciso (embora não prático) de detecção de mentiras.

Dia da Mentira - 1º de abril
Há muitas explicações para o 1º de abril ter se transformado no dia da mentira, também conhecido como dia das mentiras, dia das petas, dia dos tolos ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o Ano Novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1º de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fools' Day, "Dia dos Tolos (de abril)"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".
No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Vejam então esse vídeo bem interessante sobre as nossas mentiras do cotidiano nesta produção do canal Parafernalha no You Tube.
Um grande abraço espinosense.
 

845 - Espinosenses pelo mundo: Valdeir Rodrigues

Em um dia desses, recebi uma mensagem de um rapaz nascido em Espinosa e que reivindicava um espaço aqui no nosso blog, para que ele pudesse contar a sua história de vida. Reivindicação aceita prontamente e com todo o prazer. Este nosso pequeno espaço na rede mundial de computadores está sempre aberto a todos aqueles, espinosenses ou não, que queiram divulgar a sua vida, os seus talentos, as suas ideias, os seus empreendimentos em prol da sociedade espinosense.
Vamos então conhecer a história do jovem espinosense Valdeir Rodrigues pelas suas próprias palavras.
 
"Nasci no ano de 1988 na cidade de Espinosa (MG), geminiano de garra capaz de passar por cima de quaisquer obstáculos na realização dos meus sonhos. Quando criança, costumava brincar de salão de beleza com minhas amigas e primas, onde sempre eu era o maquiador. Sentia-me feliz, até que um dia tive a triste notícia que minha mamãe havia falecido. Isso fez com que eu perdesse o meu chão. Então descobri algo maravilhoso. Peguei as maquiagens deixadas pela minha mamãe e comecei a me maquiar. Fui percebendo que sempre que eu me maquiava, a tristeza passava. Sem o apoio do meu pai, decidi ir embora daquela cidade em busca do meu sonho. Não pensei duas vezes e fui pra Belo Horizonte (MG).
Em dezembro de 2006, recebi minha primeira oportunidade de trabalho. Comecei a trabalhar como  "Pâtissier" (chef de massas) com o Clóvis Viana, chef renomado na gastronomia brasileira, em Belo Horizonte, onde aprendi a ter ética profissional e sentimento de equipe. Foi uma experiência muito boa na minha vida. Mesmo estando trabalhando ao lado de uma pessoa maravilhosa, percebi que ali não era o meu lugar, mas que eu tinha que estar ali para escrever as páginas da minha vida. O meu destino estava riscado.
Em julho de 2009 comprei os meus primeiros pincéis e fiz o curso de automaquiagem  pela Contém 1g. Foi maravilhoso. Realizava-me fazendo o que eu gostava, e sempre que me sentia triste, me deparava em frente ao espelho e começava a me maquiar. Depois fui maquiando minhas amigas para as festas. Elas se sentiam muito felizes e eu, principalmente.
Resolvi fazer o curso de maquiador profissional pelo Instituto Embelleze, que me abriu portas para o sucesso profissional. Atualmente trabalho como instrutor de maquiagem no mesmo. Posso dizer que me sinto realizado, mas não quero parar por aqui. Eu quero ir além do limite do homem.
Agradeço a Deus por me presentear com este dom maravilhoso que é a arte de embelezar as pessoas. O caminho é longo e a vida é curta, então tenho que ir ao encontro da perfeição."
 




 
O espinosense Valdeir Rodrigues é maquiador e designer de sobrancelhas em São Paulo. Que continue em sua busca pelo crescimento profissional e pela perfeição no seu trabalho e que também seja muito feliz. Boa sorte e sucesso!
Um grande abraço espinosense.