Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

806 - Uma emocionante lição de vida

As lágrimas rolaram em abundância pela minha face, sem que eu pudesse impedir. O sentimento bateu forte na minha alma ao assistir a esse maravilhoso comercial de origem tailandesa que toca fundo no coração da gente com uma lição de vida de extrema sensibilidade.
Neste nosso mundo às vezes tão violento, tão desumano e tão desigual, sempre existiram exemplos como este, mas infelizmente não são divulgados pela imprensa, que prefere preencher as suas páginas e os seus noticiários com notícias de tragédias, atos de vandalismo, crimes e muita violência.
Que as pessoas possam se tocar com exemplos como este, se conscientizem da nossa pequenez diante do Universo e passem a tratar os nossos semelhantes, em especial os menos afortunados, com respeito, caridade e solidariedade.
O mundo é bom, a maioria das pessoas também. Se cada um de nós fizer o bem sem olhar a quem, estaremos mudando o mundo para ainda melhor. Eu acredito nisso!
Um grande abraço espinosense.


805 - Festival de Música em Porteirinha

O Brasil é um celeiro infindável de grandes talentos, seja na área esportiva quanto na área artística. Fico imaginando a imensa quantidade de talentos perdidos por aí por não terem a oportunidade de serem descobertos.
Assim, fiquei bastante contente em saber da promoção, pela Diretoria de Cultura da cidade de Porteirinha, do Festival de Música Edição 2013, que acontecerá entre outubro e dezembro. A finalidade do concurso musical será dar oportunidade aos músicos da cidade, valorizando as suas competências e, consequentemente, buscando novos talentos.
Conforme o regulamento do festival, poderiam se inscrever pessoas de todas as idades e incluídas apenas músicas na língua portuguesa, de qualquer modalidade musical. As inscrições já se encerraram. 
Serão distribuídos prêmios em três categorias: Intérprete Adulto, Intérprete Infantil e Composição. O julgamento das apresentações será realizado por um júri formado por seis personalidades porteirinhenses ligadas à cultura.
Parabéns aos responsáveis pelo concurso e que mais ideias como esta se espalhem pelos municípios vizinhos, inclusive a nossa Espinosa, tão carente de cultura.
Um grande abraço espinosense.
 

 
 

804 - Baianos paraísos: Caravelas

A Bahia parece inigualável na quantidade de lugares encantadores espalhados pela sua imensa costa. Praias maravilhosas, encontros arrebatadores de caudalosos rios com o mar, paisagens paradisíacas, um povo acolhedor, enfim uma infinidade de belos lugares para se visitar em qualquer parte do seu imenso território.
Bem no sudoeste da Bahia estão localizadas as pequenas cidades de Alcobaça e Prado, além da bem antiga Caravelas, lugares propícios a uma boa temporada de descanso do estresse acumulado em um longo ano de trabalho árduo.
Vou mostrar a vocês aqui no nosso blog um pouquinho desses lugares especiais da Bahia.
 
A cidade de Caravelas está localizada no extremo sul da Bahia a 844 km de Espinosa, convenhamos uma distância bem significativa, mas nenhuma loucura para quem procura descanso, paz e sossego. A cidade tem mais de 500 anos de história e conta com uma placa e um monumento em relação a isso instalados no trevo que lhe dá acesso.
Construída ao lado do Rio Caravelas, a cidade conta com vários casarões antigos, igrejas de rara beleza, casinhas geminadas nas suas ruas estreitas e algumas de suas praias ficam a uma distância de cerca de 5 km do centro, no distrito de Barra de Caravelas, no encontro do rio com o mar, em meio a enormes amendoeiras. Se passar por lá, não deixe de tomar uma cerveja na barraca do Hulk saboreando um budião frito. É muito bom.
Vale a pena conhecer também o distrito de Ponta de Areia, imortalizado na música de mesmo nome de Milton Nascimento e Fernando Brant, que trata da extinta estrada de ferro que ligava Minas Gerais (Araçuaí) ao mar da Bahia. Na localidade há um monumento simples destacando essa homenagem, conforme uma das fotografias abaixo. Vale a pena conhecer a sua história, que se confunde com a história do descobrimento do Brasil, já que o Monte Pascoal está ali por perto.
Um grande abraço espinosense.