Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 22 de outubro de 2013

803 - Baianos paraísos: Alcobaça

A Bahia parece inigualável na quantidade de lugares encantadores espalhados pela sua imensa costa. Praias maravilhosas, encontros arrebatadores de caudalosos rios com o mar, paisagens paradisíacas, um povo acolhedor, enfim uma infinidade de belos lugares para se visitar em qualquer parte do seu imenso território.
Bem no sudoeste da Bahia estão localizadas as pequenas cidades de Alcobaça e Prado, além da bem antiga Caravelas, lugares propícios a uma boa temporada de descanso do estresse acumulado em um longo ano de trabalho árduo.
Vou mostrar a vocês aqui no nosso blog um pouquinho desses lugares especiais da Bahia.
 
Alcobaça fica a 819 km de Espinosa, pelo caminho mais curto. Uma longa distância, é certo, mas para quem se encanta com a beleza embriagadora do mar, é logo ali. A cidade conta com belas praias: do Coqueiro, do Farol, de Iansã, de Alcobaça, da Barra do Itanhém e de Zeloris, além do Rio Itanhém, que também é uma belíssima atração turística. O Deck da Barra, localizado no encontro do Rio Itanhém com o mar, é um lugar deveras agradável, principalmente no período lindo do por do sol.
Com as descobertas mais recentes de outros novos paraísos baianos como Itacaré e Cumuruxatiba, a região perdeu um pouco do seu encantamento, prejudicada ainda pela inoperância das administrações municipais que infelizmente não investiram na modernização da estrutura turística da cidade. Uma pena, pois a cidadezinha tem muito o que oferecer a quem deseja se desvencilhar dos problemas do cotidiano e relaxar em um cenário de muita beleza e tranquilidade.
Um grande abraço espinosense.























 

802 - Escola Técnica de Espinosa começa a se tornar realidade

Com recursos do Governo Federal oriundos do Programa Brasil Profissionalizado, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a Unimontes, o Governo do Estado e a Prefeitura, foi iniciada a construção da Escola Técnica de Educação Profissional de Espinosa, um investimento que deve mudar e muito a possibilidade de acessibilidade dos jovens a uma profissão, o que deve ser bastante comemorado por todos nós, espinosenses. A obra já está em andamento no terreno localizado logo ao lado do Estádio Caldeirão, na Avenida Juraci Antunes Cruz, no Bairro Santa Cláudia.
Os recursos são de aproximadamente 8,6 milhões de reais, com participação do Governo Federal de cerca de R$ 7.991.250,29 através do Ministério da Educação, e do Governo Estadual de cerca de R$ 679.660,13, a quem caberá a administração e gerenciamento da escola, por meio da Secretaria de Estado da Educação. A Unimontes fará a coordenação da construção. À Prefeitura de Espinosa caberá a responsabilidade pelo processo de doação do terreno, da terraplenagem, sondagem e infraestrutura de acesso pavimentado, água e energia elétrica, além da coordenação logística do projeto. 
A implantação desta unidade educacional na cidade faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e objetiva democratizar a educação profissionalizante, expandindo as chances de estudos aos jovens das cidades interioranas. De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), entre 2005 e 2012 foram construídas 222 escolas técnicas, e criadas mais de 100 mil vagas de nível médio (técnico) e superior (tecnólogo). Os recursos do programa são do orçamento do Ministério da Educação, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Até 2014 serão implantadas cerca de 208 novas unidades da rede em todo o país. No norte de Minas também serão agraciadas com unidades da Escola Técnica as cidades de Bocaiúva, Brasília de Minas, Grão Mogol, Janaúba, Manga, Monte Azul e Taiobeiras. Outras 5 cidades mineiras também serão favorecidas: Ibirité, Joaíma, Lagoa Santa, Pompéu e Unaí. 
Os cursos técnicos oferecidos na unidade de Espinosa serão nas áreas de Informática, Edificações (Construção Civil) e Agricultura. O educandário oferecerá à população espinosense 18 espaços educacionais, com 12 salas de aula com capacidade para atender 1.200 alunos e 6 laboratórios básicos mais auditório, biblioteca, refeitório, área de vivência, quadra e 2 grandes laboratórios técnicos. Serão geradas 80 vagas de emprego para servidores de diversas áreas, vinculados ao Governo do Estado de Minas Gerais.
Uma conquista e tanto na área educacional para a nossa cidade. Os resultados positivos certamente aparecerão em breve. Educação é fundamental. 
Um grande abraço espinosense.














801 - Encontros Memoráveis da Música: Michael Jackson e Paul McCartney

Não poderia ser diferente. Quando dois gênios da música se encontram para juntos criar uma canção, o resultado só poderia ser brilhante e inesquecível.
Depois de comporem em parceria a música "The Girl is Mine" (que faz parte do clássico álbum "Thriller"), Michael Jackson e Paul McCartney se reuniram para criar "Say Say Say", uma canção de 3m55 de duração, lançada em 9 de outubro de 1983 no álbum "Pipes of Peace", do ex-Beatle. A canção foi produzida por George Martin e alcançou enorme sucesso nas paradas de vários países, ficando entre as mais executadas. McCartney tocou vários instrumentos incluindo percussão, sintetizador, guitarra e baixo. Chris Smith tocou a harmônica e a guitarra rítmica ficou a cargo de David Williams.
Já o clipe foi dirigido por Bob Giraldi e teve participações de Linda McCartney, Ice-T, La Toya Jackson e o ator Harry Dean Stanton, e foi filmado no Union Hotel e na Victorian Mansion em Los Alamos, na Califórnia.
Um grande abraço espinosense.

Say Say Say
Michael Jackson e Paul McCartney

Say, say, say what you want
But don't play games with my affection
Take, take, take what you need
But don't leave me with no direction
All alone, I sit home by the phone
Waiting for you, baby (baby)
Through the years how can you stand to hear
My pleading for you, dear?
You know I'm crying
oo-oo-oo-oo-oo, yeah, yeah
Now, go, go go where you want
But don't leave me here forever
You, you, you stay away
So long, girl, I see you never
What can I do, girl, to get through you?
'Cause I love you, baby (baby)
Standing here, baptised in all my tears
Baby, through the years
You know I'm crying
oo-oo-oo-oo-oo
You got to say, say, say
Got to say, say, say
You never ever worry
And you never shed a tear
You're saying that my love ain't real
Just look at my face, these tears ain't drying
You, you, you can never say
That I'm not the one who really loves you
I pray, pray, pray every day
That you'll see things, girl, like I do
What can I do, girl, to get through you?
'Cause I love you, (love you), baby, (baby)
Standign here, baptised in all my tears,
baby, through the years
You know I'm crying
oo-oo-oo-oo-oo