Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

794 - O Estádio La Bombonera de Espinosa

Não é só o bairro argentino de La Boca, da belíssima cidade de Buenos Aires, que possui um caldeirão do futebol chamado La Bombonera, o famoso estádio do Boca Juniors. Aqui mesmo em Espinosa, bem ali no Bairro Ponte Nova, também existe um. Claro que o nosso é bem mais acanhado, infinitamente mais pobre, desprovido da mais básica infraestrutura e muito menos famoso, mas o sentimento de carinho dedicado a ele pelos apreciadores do futebol é o mesmo.
Inaugurado em 1940 na cidade de Buenos Aires, com capacidade para 49 mil expectadores, o Estádio "Alberto Jacinto Armando", mundialmente conhecido como "La Bombonera", foi idealizado pelo arquiteto José Luiz Delpini que, devido às características do terreno, criou um formato retangular com três anéis de arquibancadas, que pela semelhança com uma caixa de bombons passou a ser chamado de La Bombonera. 
O tão famoso e temido clube argentino foi fundado por cinco adolescentes filhos de italianos depois de se reunirem na Plaza Solis, no Bairro de La Boca, no dia 3 de abril de 1905. Eram eles: Esteban Baglietto, Alfredo Scarpatti, Santiago Sana e os irmãos Juan e Teodoro Farenga. Uma curiosidade foi a forma de escolha das cores do time. Depois de usar rosa, celeste e branco e preto, sem agradar, a decisão foi inusitada. Eles decidiram que as cores do time seriam as mesmas da bandeira do primeiro navio que atracasse no porto de La Boca. Aí apareceu o navio de bandeira sueca, o "Drottning Sophia" ou "Rainha Sophia", e decretou para sempre as cores azul e amarelo na história do Boca Juniors.    
Um dos clubes com mais conquistas internacionais, o Boca Juniors tem na sua história 24 Campeonatos Argentinos, 6 Libertadores da América (1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007), 3 Copas Intercontinentais (1977, 2000 e 2003), 2 Copas Sul-Americanas (2004 e 2005) e 4 Recopas (1990, 2005, 2006 e 2008).
No imponente prédio do estádio funciona o Museu da Paixão Boquense, que oferece a cada visitante a oportunidade única de reviver a rica história de mais de 100 anos do Boca Juniors, por meio de diversas exibições multimídia, banco de dados, fotografias e os mais prestigiados troféus conquistados pela equipe.
Confiram algumas imagens do estádio e do museu.








 
Enquanto isso, em Espinosa, o nosso pequenino e desamparado estádio segue a sua caminhada sem apoio do poder público, continuando a existir pela luta e determinação de uns poucos defensores do esporte, que mesmo sem a mínima estrutura e apoio financeiro, continuam com o elogiável trabalho voluntário de proporcionar a crianças e jovens uma oportunidade de lazer e diversão.
O campo não tem gramado, não é murado e não tem redes nos gols. Mas nada disso impede a meninada de se aplicar com afinco atrás da bola, sem se importar com a poeira e o duro chão de terra batida. É o retrato fiel do futebol brasileiro.
Um grande abraço espinosense. 




793 - Sorteados os jogos do Mundial de Clubes da FIFA

Há poucos instantes foram sorteados os jogos do Mundial de Clubes da FIFA, realizado no grande salão do Hotel La Mamoudia, em Marrakech, no Marrocos. Participam da competição 7 equipes campeãs das suas confederações. São elas: Bayern de Munique (Campeão Europeu), Atlético-MG (Campeão Sul-americano), Monterrey (Campeão da Concacaf), Auckland City (Campeão da Oceania), o anfitrião Raja Casablanca (Campeão do Marrocos) e os ainda não definidos campeões da Ásia e da África. 
Confiram os jogos que serão realizados em dezembro para que se conheça o time campeão do mundo de 2013, o décimo da história da FIFA. O Clube Atlético Mineiro está na briga.

PLAY-OFF:
Jogo 1 - Raja Casablanca  x Auckland City - 11-dez-2013 - Estádio de Agadir

QUARTAS-DE-FINAL
Jogo 2 - Campeão da Ásia  x  Campeão da África - 14-dez-2013 - Estádio de Agadir
Jogo 3 - Vencedor Jogo 1  x  Monterrey - 14-dez-2013 - Estádio de Agadir

SEMIFINAIS
Jogo 4 - Vencedor do jogo 2  x  Bayern de Munique -17-dez-2013 - Estádio de Agadir
Jogo 5 - Vencedor do jogo 3  x  Atlético-MG -18-dez-2013 – Estádio de Marrakech

FINAL
Jogo 6 - Vencedor do Jogo 4  x  Vencedor do Jogo 5 - 21-dez-2013 - Estádio de Marrakech