Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 14 de setembro de 2013

785 - Começou mais um Rock in Rio

Mesmo sob muitas críticas por parte dos roqueiros, pela inclusão de artistas de vários estilos alheios ao rock, começou nesta sexta-feira mais uma edição do Rock in Rio. Realmente, para quem é fã de rock como eu, é muitíssimo estranho ver subir ao palco de um festival de rock a cantora baiana de axé Ivete Sangalo, o DJ francês David Guetta e a tão famosa Beyoncé. Mas, convenhamos, apesar disso aí, o festival tem muita coisa boa para mostrar.
São três palcos à disposição dos amantes da música: o Palco Eletrônico, o Palco Sunset e o Palco Mundo, este último onde se apresentam as grandes atrações, aquelas que realmente importam. Na sexta-feira se apresentaram a Orquestra Sinfônica Brasileira, Ivete Sangalo, David Guetta e Beyoncé, além de ter havido uma apresentação em homenagem à Cazuza. No sábado se apresentaram Capital Inicial, 30 Seconds to Mars, Florence and The Machine e o Muse. 
 
O domingo trará apresentações do Jota Quest, Jessie J, Alicia Keys e Justin Timberlake. Na quinta-feira, dia 19 de setembro, vão tocar o Sepultura e Tambours Du Bronx, Ghost B.C, Alice in Chains e o grande Metallica. Sexta-feira é dia de Frejat, Matchbox Twenty, Nickelback e o Bon Jovi. No sábado estarão se apresentando Skank, Philip Philips, John Mayer e o astro Bruce Springsteen, um dos meus ídolos, com todo o seu vigor musical e a sua voz potente e encantadora. É apenas a sua segunda vinda ao Brasil. Para encerrar a festa, no domingo, haverá shows do Kiara Rocks, Slayer, Avenged Sevenfold e do imortal Iron Maiden. No Palco Sunset, teremos também alguns ótimos shows para apreciar, como os de Zé Ramalho, Lenine, Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Roberta Sá, Zeca Baleiro, Nando Reis, Samuel Rosa, George Benson, Ivan Lins e Maria Rita. Enfim, tem música para todos os gostos.
Se eu pudesse estar lá, iria me esbaldar assistindo Bon Jovi, John Mayer, Metallica, Iron Maiden e Bruce Springsteen. E viva o Rock and Roll!
Um grande abraço espinosense.
 
     

 

 

784 - A derradeira viagem de Zezinho de Bau

Há poucos dias perdemos um grande personagem da cidade de Espinosa. Zezinho de Bau, como era conhecido, nos deixou prematuramente por conta de um problema cardíaco. Profissional de mão cheia na área de eletricidade de automóveis, Zezinho de Bau era uma figura singular, com um bom humor contagiante. Me chamava de "Chefe". Depois que eu brinquei dizendo que nunca havia sido chefe na vida, passou a me chamar de "Vice". Nunca entendi direito o que ele imaginou com este apelido, mas eu deveria ser o suplente do chefe.
Jamais o encontrei de baixo astral. Estava sempre contando uma história engraçada. Uma delas, que jamais esqueço, era de que um dia viajou a Montes Claros para resolver alguns negócios particulares e levou um amigo seu, bem humilde. Ficaram hospedados no Dimas Hotel, então um dos melhores da cidade, famoso por seu café da manhã diversificado e saboroso. Ficou então hospedado ali por alguns dias. No dia de ir embora, pediu a conta e ficou assustado com o valor da despesa. Passava de mil reais. Pediu a nota da despesa ao atendente do hotel para conferência. Só aí se deu conta do que acontecera. O seu amigo havia guardado em sua mochila todos aqueles chocolates e garrafinhas de uísque caros que ficavam disponíveis no frigobar, entendendo ser tudo aquilo de graça ou já incluído na diária. Depois de explicar pacientemente ao amigo a situação e devolver toda aquela enorme quantidade de coisas ao atendente do hotel, a conta baixou para menos da metade. E isso foi a pura verdade, pois a pessoa que foi protagonista do fato me confirmou a história. Coisas de Zezinho!
A fotografia abaixo mostra Zezinho de Bau, o primeiro à esquerda, ainda bem jovem, ao lado dos amigos Zezinho Brasinha, Tião da Prefeitura e Paulinho Rocha. Vai deixar saudades! 
Um grande abraço espinosense.
     

783 - As lentes mágicas do fotógrafo Markus Reugels

O fotógrafo alemão Markus Reugels, nascido no ano de 1978 na cidade de Schweinfurt, se especializou em uma forma fascinante de fotografia de alta velocidade, focada nos pequenos detalhes não percebidos pela visão humana. São imagens maravilhosas e espetaculares de gotas d´água ou de pequenos insetos que explodem inacreditavelmente diante das suas lentes.
Pai de dois filhos, o artista alemão começou com a fotografia da maneira mais normal possível, fotografando a família, os filhos em especial. Depois, embriagado pelo novo hobby, descobriu a infinita possibilidade de fazer arte com as fascinantes formas da água captadas em minúsculos pingos. São imagens lindas e complexas de momentos imperceptíveis ao olho humano, escondidas em um mundo mágico e só descortinadas através das lentes poderosas de Reugels.
É a descoberta de um mundo novo, frágil, belo e espetacular. Confiram nas fotos e no vídeo abaixo.
Um grande abraço espinosense.




















782 - A beleza da Natureza no Waterton Lakes National Park

Se você aprecia lugares belíssimos da Natureza, ainda intocados pela destruição humana, há um lugar que merece ser visitado. O Waterton Lakes National Park, considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, Parque Internacional da Paz e uma Reserva Especial da Biosfera, está localizado nas Montanhas Rochosas, no canto sudoeste da província de Alberta, no Canadá, fazendo fronteira com o Glacier National Park, no estado de Montana, nos Estados Unidos. O parque tem uma área total de aproximadamente 525 km² e localiza-se a uma altitude que varia entre 1.290 e 2.920 metros. É um lugar perfeito para apreciar um cenário espetacular, cenas da vida selvagem e desfrutar de excelentes oportunidades recreativas em meio aos lagos e pradarias do parque, seja a pé, a cavalo ou de bicicleta.
O parque é um local privilegiado para apreciadores de aves, já que conta com mais de 250 espécies, entre elas patos, mergulhões, gansos e corujas. Animais selvagens também podem ser encontrados por ali, tais como ursos, pumas, coiotes, raposas e lobos.
Durante o inverno, os passeios a pé ou de esqui são uma boa opção de lazer em meio a um cenário deslumbrante. Em outras épocas do ano, pode-se pescar nos vários lagos existentes ali, observar a rica fauna e flora e ver de perto a vida selvagem em seu exuberante habitat. Se for bastante animado e contar com bom preparo físico, poderá tentar completar as três longas trilhas de caminhada: Crypt Lake (17,2 km), Akamina Ridge (20 km) e Alderson-Carthew (18 km). No Cameron Lake, uma maravilha escondida no alto das Montanhas Rochosas canadenses, dentro do Waterton Lakes National Park, você pode desfrutar da pesca, trilhas para todos os níveis de habilidade, passeios de barco e vistas deslumbrantes, além de poder alugar canoas, caiaques, barcos a remos ou pedalinhos para suas aventuras.
Para ter acesso ao parque é necessário pagar uma taxa, que varia de valor pela idade ou pela quantidade de pessoas. A maior parte desta arrecadação é investida na manutenção e na melhoria das suas instalações. Confira alguns valores cobrados para ter acesso a essa maravilha da Natureza:
Adultos (de 17 a 64 anos) - $ 7,80 - Taxa anual - $ 39,20
Idosos (acima de 65 anos) - $ 6,80 - Taxa anual - $ 34,30
Jovens (de 6 a 16 anos) - $ 3,90 - Taxa anual - $ 19,60
Famílias (máximo de 7 pessoas, com até dois adultos) - $ 19,60 - Taxa anual $ 98,10
Obs: valores em 2010.
Você pode ficar na área de camping, pagando uma taxa de $ 38,20 (a mais cara), tendo direito a água, banheiros, esgoto e energia elétrica. Ou então se hospedar nos hotéis e pousadas do parque.
Muita gente utiliza o parque para cerimônias de casamento e de aniversário, aproveitando a beleza estonteante e intocada do lugar. Animais de estimação são aceitos, mas devem ser monitorados o tempo inteiro.
Para quem adora aventuras, pescarias e caminhadas em trilhas de difícil acesso, o Waterton Park é uma ótima pedida. Mas quem quer apenas paz e sossego, o ambiente é propício a uma contemplação tranquila da beleza da Natureza. Então, qualquer que seja o seu prazer, faça uma visita e entenda porque Deus existe.
Um grande abraço espinosense.