Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 14 de junho de 2013

733 - A queda de rendimento do time do Atlético no Brasileirão 2013

A situação ainda não é desesperadora, mas já começa a causar alguma preocupação na apaixonada torcida atleticana. Depois das cinco primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro de 2013, o Atlético Mineiro amarga apenas a 18ª posição na tabela de classificação, na temida zona de rebaixamento à segunda divisão do futebol brasileiro, experiência traumática vivida pelo clube no ano de 2005 e que não pretender ver repetida. Todos esperam que esta situação delicada seja momentânea, já que a equipe campeã mineira deste ano está atuando com vários desfalques, devido principalmente à cessão de três jogadores imprescindíveis ao esquema tático do técnico Cuca à Seleção Brasileira que disputará, a partir de sábado, a Copa das Confederações no Brasil. Outros jogadores fundamentais estiveram ausentes em alguns jogos devido ao desgaste físico ou a suspensões por cartões amarelos, o que influenciou demasiadamente na queda de rendimento da equipe. 
O que fica claro é que uma diminuição da produção da equipe já era esperada, mas não nesta intensidade. Outra constatação é de que o clube ainda precisa se reforçar para qualificar mais ainda o elenco, já que liberou alguns reservas para outros clubes e os substitutos mostraram-se incompetentes para suprir as ausências dos titulares.
Mas, convenhamos, também não é fácil para nenhuma equipe substituir com a mesma competência jogadores de qualidade indiscutível como Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli, Bernard, Réver e Jô. O que fica extremamente perceptível é que torna-se cada dia mais difícil a permanência do atacante Guilherme no elenco. O jogador, o mais caro já adquirido pelo clube, apesar de toda a sua grande qualidade técnica e tendo chances seguidas de atuar, não consegue fazer uma única partida com bom desempenho, parecendo estar completamente desmotivado, o que acaba provocando a imensa ira da torcida. A solução seria o seu empréstimo, de preferência na troca por outro jogador de qualidade, transação difícil de ser realizada devido aos seus pífios desempenhos atuais.
Um exame minucioso do momento atual da tabela de classificação do Brasileirão mostra algumas verdades e permite algumas conjecturas. O líder Coritiba, com 11 pontos, é uma das surpresas. O time do craque Alex venceu três e empatou dois nos seus cinco primeiros jogos, mas dificilmente continuará com este desempenho durante o campeonato e fatalmente cairá na tabela. É o único invicto após apenas cinco rodadas, o que mostra claramente que neste ano a disputa será bem mais equilibrada do que no ano passado, quando o Fluminense e o Atlético fizeram uma pontuação extraordinária. O Vitória, segundo colocado com 10 pontos, também não conseguirá se manter entre os primeiros até o final. Na parte de baixo da tabela, causa surpresa os desempenhos ruins do Corinthians, na 13ª posição com 5 pontos; o Santos, na 16ª posição com 5 pontos e o Atlético Mineiro, na 18ª colocação, na zona do rebaixamento, com apenas 4 pontos.
Estádio Coloso del Parque, do Newell´s Old Boys
A pausa no calendário para a disputa da Copa das Confederações tem que ser muito bem aproveitada pelo treinador Cuca para descansar a rapaziada atleticana por uma semana, e no retorno, trabalhar duro para acertar e equilibrar o time, e preparar adequadamente a cabeça dos jogadores para a batalha monumental que será travada no Estádio Marcelo Bielsa (ou El Coloso del Parque), na cidade de Rosário, na Argentina, contra o ótimo time do Newell´s Old Boys, na semifinal da Copa Libertadores no dia 3 de julho. Com o retorno dos jogadores que estão servindo à Seleção Brasileira, Réver, Jô e Bernard, o Atlético volta a ser forte com a sua escalação completa e o que a imensa torcida alvinegra espera é que pelo menos um empate, de preferência com gols, se torne realidade para que a Arena Independência possa ser totalmente tomada para empurrar o time para a classificação inédita à final da competição sul-americana. Que assim seja!
Um grande abraço espinosense.          

732 - Encontros Memoráveis da Música: Rita Lee e Zélia Duncan

Uma reunião de pura alegria e descontração de dois ícones de gerações diferentes da música brasileira, a "Rainha do Rock" Rita Lee e a cantora pop carioca Zélia Duncan. A música se chama "Pagu", apelido da escritora, poeta, diretora de teatro, tradutora, desenhista, jornalista e militante comunista Patrícia Rehder Galvão. Pagu foi a primeira mulher presa no Brasil por motivações políticas e sempre lutou ativamente pela liberdade da mulher. O blues que leva seu nome é uma composição de Rita Lee e Zélia Duncan, que bem humoradamente, brinca sobre a situação do universo feminino brasileiro.
Um grande abraço espinosense.

PAGU
Rita Lee e Zélia Duncan
 
Mexo, remexo na Inquisição
Só quem já morreu na fogueira sabe o que é ser carvão
Eu sou pau pra toda obra, Deus dá asas à minha cobra
Minha força não é bruta, não sou freira nem sou puta
Porque nem toda feiticeira é corcunda, nem toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone, sou mais macho que muito homem
Nem toda feiticeira é corcunda, nem toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone, sou mais macho que muito homem
Sou rainha do meu tanque, sou Pagu indignada no palanque
Fama de porra-louca, tudo bem, minha mãe é Maria-Ninguém
Não sou atriz, modelo, dançarina
Meu buraco é mais em cima
Porque nem toda feiticeira é corcunda, nem toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone, sou mais macho que muito homem
Nem toda feiticeira é corcunda, nem toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone, sou mais macho que muito homem

731 - Wellington Geraldo Nogueira recebe o Prêmio Betinho 2012

Apesar de ter nascido em Capitão Enéas, Wellington Geraldo Nogueira tem o coração espinosense. Funcionário dos Correios, Wellington é membro da Maçonaria e atua em várias frentes em prol das comunidades onde reside. Atualmente mora e trabalha em Pirapora. Mas foi representando Belo Horizonte que ele foi escolhido para receber o Prêmio Betinho - Atitude Cidadã 2012, que premia os cidadãos comprometidos com a melhoria de vida dos brasileiros, em suas respectivas comunidades. O prêmio foi entregue em 11 de junho deste mês em uma cerimônia realizada na Fundação Oswaldo Cruz, em Belo Horizonte.
A ele os nossos parabéns pela expressiva conquista e o muito obrigado pela sua intensa dedicação em favor das pessoas mais necessitadas. Um grande exemplo a ser seguido.
Um grande abraço espinosense.
Para que vocês tomem conhecimento das regras do prêmio, publico informações da página do Coep Brasil.
www.coepbrasil.org.br  

O PRÊMIO


A quinta edição do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã foi lançado no dia 9 de agosto pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP Nacional) e Rede Mobilizadores. Promovido desde 2008, o prêmio valoriza as pessoas que se mobilizam de diversas formas, em todo o país, para melhorar as condições de vida de comunidades de baixa renda.

Todas as ações realizadas pelos candidatos serão, posteriormente, cadastradas no Mapa de Atitudes Cidadãs, um banco de iniciativas desenvolvidas em comunidades de baixa renda. Novas ações também podem ser cadastradas por pessoas ou organizações, inspirando outros atores a encontrar seu caminho de colaboração social.

INDICAÇÃO


Todos os candidatos selecionados são comunitários ou pessoas que trabalham em comunidade, participando ativamente na promoção da melhoria da qualidade de vida na sua região.

PROCESSO DE SELEÇÃO


Os Representantes Técnicos dos COEP Estaduais e Municipais indicam 3 nomes de pessoas em Reunião da Comissão Executiva, devendo constar da ATA a justificativa da escolha. Não podem ser indicados:

- Pessoas que exercem, atualmente, função de Secretário Executivo, Representante Técnico, membro do Conselho Deliberativo do COEP;

- Pessoas que são ou foram candidatas a cargos eletivos por partidos políticos.

PROCESSO DE VOTAÇÃO


A votação ocorrerá via Internet. Cada pessoa 01 voto , cada pessoa 01 e-mail. Dentre os (as) candidatos (as) de cada município é escolhido aquele (a) que desenvolve o trabalho que mais contribui para o fortalecimento da cidadania em comunidades de baixa renda. O (a) mais votado a) por município receberá o Prêmio Betinho – Atitude Cidadã. Os indicados nos municípios de uma mesma região concorrem, ainda, a um prêmio regional.

O prêmio é uma peça de reconhecimento e não haverá distribuição de recursos financeiros.

PERÍODO DA VOTAÇÃO


De 09 de agosto a 18 de novembro de 2012.

PERFIL:
Wellington Geraldo Nogueira, nascido em Capitão Enéas (MG), é presidente do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo e tesoureiro da escola da Associação Cultural Musical e Artística de São Vicente de Paulo. 

Bacharel em Administração, foi um dos fundadores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no município de Espinosa, sendo integrante da diretoria em duas gestões.

Também trabalhou no grupo de Alcoolicos Anônimos em Espinosa e Pirapora; e participou da criação da Associação Cultural Musical e Artística de São Vicente de Paulo, atuando na administração e produção de eventos para arrecadação de recursos. É também voluntário do Movimento Ecológico São Francisco de Assis (Mesfa) em Pirapora, já tendo participado do plantio de mais de mil árvores.

Confira aqui neste link.