Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 27 de maio de 2013

723 - Uma overdose de futebol

Tenho consciência de que nesses últimos dias o futebol tem tomado grande parte do espaço aqui do nosso blog. Talvez essa overdose de futebol tenha desagradado alguns de vocês, fiéis visitantes deste nosso espaço democrático, mas não há como fugir da tamanha exposição do esporte mais amado do país na mídia ultimamente. São muitos e relevantes os acontecimentos recentes no futebol. 
Vejam só, nos últimos dias aconteceram as finais dos campeonatos estaduais, a convocação da Seleção Brasileira para a disputa da Copa das Confederações, o anúncio do encerramento da carreira do inglês David Beckham, as decisões dos mata-matas da Copa Libertadores, o início da disputa do Campeonato Brasileiro de 2013, a despedida de Neymar que agora vai se juntar à Lionel Messi no Barcelona e a sensacional final alemã da Liga dos Campeões em Londres. É muito assunto importante em um curto espaço de tempo.
Vamos falar um pouquinho de cada um deles. 
  • Falta pouco para a disputa da Copa das Confederações e o que se vê na nossa seleção é um amontoado de excelentes jogadores, mas longe de formar um time competitivo e poderoso, como gostaríamos de ver. Mas o futebol sempre nos surpreende e quem sabe o pessoal não começa a jogar bem e ganha o torneio? Vamos esperar.  
  • Os campeonatos estaduais já fazem parte do passado. Agora a competição é de outro nível, bem mais difícil e complicado. Muitas equipes que vencem os seus campeonatos regionais se enganam ao entender que o time está pronto para disputar o Brasileirão, mas quase sempre se afundam na competição. A diferença de qualidade dos adversários é infinitamente maior e se não se reforçar adequadamente, o caminho pode ser o rebaixamento à segunda divisão. O Cruzeiro deu mais uma demonstração de que vai brigar pelas primeiras colocações, ao golear impiedosamente o Goiás, com muita competência. O Atlético, desfalcado e nitidamente cansado, não suportou a pressão do Coritiba e estreou muito mal na disputa, perdendo o primeiro jogo do campeonato com duas falhas infantis da defesa, uma delas no minuto final. Mas é só o início e muita coisa ainda vai acontecer no Brasileirão. Ainda dá tempo para se recuperar.  
  • A final da Liga dos Campeões mais uma vez mostrou ao mundo a incrível capacidade de organização da UEFA, que faz da decisão da competição um espetáculo grandioso e prazeroso de se assistir. E venceu o melhor time, o poderoso esquadrão do Bayern de Munique, uma das potências atuais do futebol mundial.
  • O anúncio da despedida de Beckham dos gramados surpreendeu a muitos, já que ele havia chegado há pouco tempo no Paris Saint-Germain e parecia querer jogar mais uma temporada. Beckham, se não foi um craque excepcional, atuou em alto nível em grandes equipes do mundo, até na seleção do seu país, e encerra a carreira deixando um exemplo de dedicação, humildade, integridade e respeito, fato demonstrado pela admiração que conquistou de colegas de profissão e da imprensa.
  • Finalmente a decisão da saída de Neymar para o Barcelona se concretizou. Como apaixonado por futebol de alta qualidade, já estou imaginando as jogadas mágicas e maravilhosas de Neymar ao lado de Messi, Xavi e Iniesta. Certamente, o Barcelona estará ainda mais forte para mais grandes conquistas, e o Neymar estará mais próximo de se tornar o melhor jogador do mundo.
  • Para encerrar, a próxima quinta-feira será de mais uma decisão para o time do Atlético na Libertadores. Depois de conquistar um empate heroico no minuto final da partida disputada no México contra o Tijuana, o Atlético tem todas as condições de superar o bom time mexicano no Independência e conquistar uma classificação inédita para as semifinais da Copa Libertadores. Mas para que isso aconteça sem traumas, o time precisa melhorar o seu desempenho. Nas últimas partidas, o Atlético, principalmente no primeiro tempo, tem atuado de maneira sonolenta e apática, sem demonstrar aquele futebol empolgante que encantou a torcida e a imprensa brasileiras. Alguns jogadores caíram de produção, casos de Marcos Rocha, Réver e Bernard, coincidentemente os três convocados para a Seleção Brasileira. Não sei se há alguma relação nisso, mas talvez o temor de uma contusão possa estar prejudicando os seus desempenhos em campo. Tardelli, ao contrário, a cada dia melhora a performance e hoje é, indubitavelmente, o melhor jogador da equipe. Neste sistema de disputa em jogos de eliminação, não se pode vacilar. O Atlético tem que entrar focado no jogo, desde o apito inicial até o derradeiro lance do jogo. Não se pode dar chances ao adversário, pois um empate por 2 gols leva a decisão para os pênaltis e um empate por três gols ou mais e uma derrota por qualquer placar nos tira inapelavelmente da competição. O futebol é traiçoeiro e a história nos mostra que times inferiores já derrubaram gigantes que já se achavam vitoriosos com antecedência. Portanto, humildade, dedicação, determinação, obediência tática e aproveitamento das oportunidades de gol são fatores indispensáveis para que o time continue firme na caminhada para a conquista do título de campeão da América.

Um grande abraço espinosense.        
     

722 - A busca de novos talentos nas escolas do país

Uma excelente iniciativa do governo brasileiro vem finalmente implantar um programa de incentivo à prática esportiva nas escolas, democratizando o acesso ao esporte e podendo resultar na descoberta de inúmeros talentos em todos os recantos deste nosso imenso país. Trata-se do Programa de Formação Esportiva Escolar que funcionará em torno de duas grandes ações básicas: os Jogos Escolares, que possibilitarão a identificação de novos talentos escolares e os Núcleos de Esporte Escolar, que acolherão os talentos identificados para o treinamento e desenvolvimento esportivo. Neste ano o programa trabalhará com a modalidade do Atletismo, com provas de velocidade, resistência e salto em distância.
A ação Jogos Escolares é composta por quatro fases: escolar, municipal, regional, estadual e nacional. Nesta ordem, cada fase é classificatória para a fase posterior. Serão selecionados os melhores atletas de cada fase para participar das fases posteriores.
No caso específico da fase escolar, serão classificados os 3 (três) melhores atletas escolares, por faixa etária, gênero e prova, para participar da fase municipal regional.
A fase escolar é o grande desafio do Programa, pois nela existe a expectativa da participação de 5 (cinco) milhões de estudantes entre 12 e 17 anos de idade.
O Brasil irá sediar, em 2014, a Copa do Mundo de Futebol e, em 2016, as Olimpíadas e as Paraolimpíadas. Tendo em vista este cenário esportivo ímpar na história brasileira, o Programa de Formação Esportiva Escolar surge com o objetivo de incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.


Os jogos escolares são compostos de quatro fases consecutivas de competição. São elas:

a) Fase escolar: Realizada em todas as escolas que demonstrarem interesse em participar do programa desde que precedida pela adesão de sua Secretaria de Educação;
b) Fase municipal–regional: Realizada por municípios de 100 mil ou mais habitantes e pelos estados em cidades com menos de 100 mil habitantes através de uma composição regional a ser definida pelo governo estadual;
c) Fase estadual: Realizada pelo governo estadual;
d) Fase nacional: Realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Nesta ordem, cada fase é classificatória para a etapa posterior, de modo que somente os melhores atletas de cada estado alcançam a competição nacional, os Jogos Escolares da Juventude, a ser realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em setembro (para estudantes de 12 a 14 anos) e novembro de 2013 (para estudantes de 15 a 17 anos).
A participação das escolas (federais, estaduais, municipais e privadas) no programa depende, primeiramente, da adesão obrigatória da Secretaria Estadual de Educação e das Secretarias Municipais de Educação.

Etapa Escolar: Realização das provas até 09/06/2013 e inserção dos resultados até 10/06/2013 às 23h59.
O número máximo de classificados para a Fase Municipal–Regional seguirá a seguinte regra:
•  Censo da Escola em 2012 maior ou igual a 180 alunos entre 12 e 17 anos: inscreverá até 36 alunos (3 por prova) classificados para a etapa seguinte;
•  Censo da Escola em 2012 menor que 180 alunos, mas maior ou igual a 100 alunos: inscreverá até 24 alunos (2 por prova) classificados para a etapa seguinte;
•  Censo da Escola em 2012 menor que 100 alunos: inscreverá até 12 alunos (1 por prova) classificados para a etapa seguinte. 

Etapa Municipal–Regional: Realização das provas de 15/06 até 30/07/2013 e inserção dos resultados até 31/07/2013 às 23h59.
• Cada município de mais de 100 mil habitantes: classifica até 36 alunos, 3 (três) em cada prova, faixa etária e gênero para a etapa estadual;
• Cada região indicada pelo Estado/Distrito Federal: classifica até 36 alunos, 3 (três) em cada prova, faixa etária e gênero para a etapa estadual.

Etapa Estadual:
Faixa Etária de 12 a 14 anos: Realização das provas de 01/08 até 15/08/2013 e inserção dos resultados até 20/08/2013 às 23h59.
Faixa Etária de 15 a 17 anos: Realização das provas de 01/08 até 30/09/2013 e inserção dos resultados até 02/10/2013 às 23h59.
• Cada Estado e o Distrito Federal classificam 24 alunos, 2 (dois) em cada prova, faixa etária e gênero para os Jogos Escolares da Juventude (etapa Nacional), realizado pelo COB, com até 648 classificados.
Etapa Nacional: Serão os Jogos Escolares da Juventude realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Faixa etária de 12 a 14 anos: de 5 a 14 de Setembro de 2013, em Natal (RN).
Faixa etária de 15 a 17 anos: de 7 a 16 de Novembro de 2013, em Belém (PA).

Espero que todas as escolas de Espinosa participem deste ótimo projeto para que os nossos jovens estudantes aprendam a praticar esporte, descubram as suas potencialidades e consequentemente se afastem das coisas negativas da vida, como o consumo de álcool e de entorpecentes.  
Um grande abraço espinosense.