Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 14 de maio de 2013

713 - Maxwel Smart, o fenomenal Agente 86

A televisão a cabo nos proporciona bons momentos de humor nas muitas séries cômicas exibidas na atualidade, como "Big Bang Theory", "Two and a Half Man" e "Mike and Molly". São realmente muito boas e nos fazem rir muito com suas piadas um tanto quanto americanizadas, restritas ao universo ianque, mas indubitavelmente de muita qualidade. Mas algumas outras séries que há muito tempo foram exibidas na televisão, não deixam de sair da lembrança, devido à quantidade enorme de gargalhadas que nos fizeram dar.
Uma das séries cômicas que eu simplesmente adoro até hoje é a "Get Smart", ou "Agente 86", como foi lançada no Brasil. Criada pelo genial Mel Brooks e por Buck Henry, como uma sátira aos filmes de detetive, como os de James Bond e do Inspetor Clouseau, a série mostra as trapalhadas do agente secreto Maxwell Smart, o Agente 86 (interpretado brilhantemente por Don Adams), da sua colega de aventuras e namorada Agente 99 (Barbara Feldon) e do "Chefe" (Edward Platt).
Foram criados e exibidos 138 episódios da série em cinco temporadas, entre 18 de setembro de 1965 até 15 de maio de 1970, com um estrondoso sucesso nos Estados Unidos, sucesso esse que se repetiu quando da sua exibição em outros países, notadamente no Brasil, onde foi mostrada primeiramente na TV Record e posteriormente na TV Bandeirantes e na Rede TV. Em 1980 foi lançado um filme chamado "The Nude Bomb" ("A Bomba que Desnuda"). A Rede ABC também lançou um telefilme em 1989. Em 20 de junho de 2008 foi lançado um filme inspirado no seriado com o nome de "Agente 86, O Filme", estrelado por Steve Carell e a linda Anne Hathaway.
Os protagonistas, Maxwell Smart e a Agente 99, trabalhavam secretamente como agentes da "C.O.N.T.R.O.L.", uma agência de inteligência do governo americano situada em Washington, D. C., comandados pelo líder conhecido apenas pelo nome de "Chefe". A sua missão era combater as ameaças contra o mundo perpetradas pela organização criminosa internacional conhecida como "K.A.O.S.", supostamente sediada em Bucareste, na Romênia.

O Agente 86 era uma figuraça, um sujeito desajeitado, desastrado, atrapalhado, distraído, pouco inteligente, mas também dotado de uma autoconfiança exacerbada e uma sorte incrível. E também foi salvo inúmeras vezes pela ajuda providencial da Agente 99. Uma de suas engenhocas mais interessantes e engraçadas era o telefone escondido no sapato. Um fato curioso da série é que jamais foi revelado o nome verdadeiro da Agente 99, um verdadeiro mistério.
O excelente ator cômico Don Adams, que interpretou Maxwell Smart, infelizmente faleceu em 25 de setembro de 2005, vítima de uma pneumonia.
Um grande abraço espinosense.
  

712 - Os homens de confiança de Felipão para a Copa das Confederações

Parecia tão distante mas finalmente a hora de sentirmos a emoção de uma Copa do Mundo desponta no horizonte. Nesta terça-feira, o treinador da Seleção Brasileira de Futebol, Luís Felipe Scolari, divulgou os nomes dos seus jogadores escolhidos para a disputa da Copa das Confederações que acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho. Não houve grandes surpresas. Apenas a presença de Bernard e a ausência de Ronaldinho Gaúcho causaram algum rebuliço e controvérsia.
Desses aí, Ramires, Luiz Fabiano, Ronaldinho e Adriano não foram convocados
São eles:
Goleiros: Júlio César (Queens Park Rangers), Diego Cavalieri (Fluminense) e Jéfferson (Botafogo);
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Jean (Fluminense), Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luís (Atlético de Madrid);
Zagueiros: Thiago Silva (Paris Saint-Germain), David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern) e Réver (Atlético-MG);
Volantes: Paulinho (Corinthians), Luiz Gustavo (Bayern), Fernando (Grêmio) e Hernanes (Lazio);
Meias: Jádson (São Paulo), Lucas (Paris Saint-Germain), Bernard (Atlético-MG) e Oscar (Chelsea);
Atacantes: Fred (Fluminense), Neymar (Santos), Hulk (Zenit) e Leandro Damião (Internacional).
A Copa das Confederações reúne, no ano anterior à Copa do Mundo, os vencedores das competições continentais. Neste ano participarão do torneio o Brasil (país sede), a Espanha (última campeã mundial), Itália (vice-campeã européia), Uruguai (campeão sul-americano), México (campeão da Concacaf), Japão (campeão asiático), Nigéria (campeã africana) e o Taiti (campeão da Oceania). Assim ficou a tabela:

Grupo A:
15-06-2013 - Sábado - 16 h - Brasil  x  Japão (Brasília)
16-06-2013 - Domingo - 16 h - México  x  Itália (Rio de Janeiro)
19-06-2013 - Quarta-feira - 16 h - Brasil  x  México (Fortaleza)
19-06-2013 - Quarta-feira - 19 h - Japão  x  Itália (Recife)
22-06-2013 - Sábado - 16 h - Brasil  x  Itália (Salvador)
22-06-2013 - Sábado - 16 h - Japão  x  México (Belo Horizonte)

Grupo B:
16-06-2013 - Domingo - 19 h - Espanha  x  Uruguai (Recife)
17-06-2013 - Segunda-feira - 16 h - Taiti  x  Nigéria (Belo Horizonte)
20-06-2013 - Quinta-feira - 16 h - Espanha  x  Taiti (Rio de Janeiro)
20-06-2013 - Quinta-feira - 19 h - Uruguai  x  Nigéria (Salvador)
23-06-2013 - Domingo - 16 h - Espanha  x  Nigéria (Fortaleza)
23-06-2013 - Domingo - 16 h - Uruguai  x  Taiti (Recife)

Semifinais:
26-06-2013 - Quarta-feira - 16 h - 1° do Grupo A  x  2° do Grupo B (Belo Horizonte)
27-06-2013 - Quinta-feira - 16 h - 1° do Grupo B  x  2° do Grupo A (Fortaleza)

Finais:
30-06-2013 - Domingo - 13 h - Disputa do 3° lugar (Salvador)
30-06-2013 - Domingo - 19 h - Disputa do 1° lugar (Rio de Janeiro)

Resultados das edições anteriores:
ARÁBIA SAUDITA (1992)
Campeão: Argentina
Vice-campeão: Arábia Saudita
3° lugar: Estados Unidos
4° lugar: Costa do Marfim

ARÁBIA SAUDITA (1995)
Campeão: Dinamarca
Vice-campeão: Argentina
3° lugar: México
4° lugar: Nigéria

ARÁBIA SAUDITA (1997)
Campeão: Brasil
Vice-campeão: Austrália
3° lugar: República Tcheca
4° lugar: Uruguai

MÉXICO (1999)
Campeão: México
Vice-campeão: Brasil
3° lugar: Estados Unidos
4° lugar: Arábia Saudita

COREIA DO SUL/JAPÃO (2001)
Campeão: França
Vice-campeão: Japão
3° lugar: Austrália
4° lugar: Brasil

FRANÇA (2003)
Campeão: França
Vice-campeão: Camarões
3° lugar: Turquia
4° lugar: Colômbia

ALEMANHA (2005)
Campeão: Brasil
Vice-campeão: Argentina
3° lugar: Alemanha
4° lugar: México

ÁFRICA DO SUL (2009)
Campeão: Brasil
Vice-campeão: Estados Unidos
3° lugar: Espanha
4° lugar: África do Sul

711 - Atlético reverte vantagem na final do Mineiro 2013

Como sempre acontece em clássicos envolvendo Atlético e Cruzeiro, a partida foi de fortes emoções desde o início até o apito final do árbitro. E teve de tudo um pouco nesta batalha de gigantes: gols, lindas jogadas, belas defesas dos goleiros, bola na trave, muitas faltas, vários cartões amarelos, uma expulsão, pênaltis não marcados, muita polêmica e uma ocorrência inusitada, a substituição do árbitro Luiz Flávio de Oliveira, que saiu machucado para dar lugar ao quarto árbitro, Pablo Alves.
Na verdade, era um confronto sem favorito, apesar da ótima fase por que passa o Atlético, com excelentes campanhas no Campeonato Mineiro e na Copa Libertadores. O Cruzeiro também está em uma fase excelente, estando invicto desde o início do ano. Assim as torcidas aguardavam com tamanha ansiedade o início do jogo. E o que se viu foi um domínio quase que total do time alvinegro, que desde os primeiros minutos já mostrava a sua superioridade. E ainda no primeiro tempo foram muitas as chances desperdiçadas pelo ataque atleticano, até a marcação do primeiro gol através do artilheiro Jô, que vive uma fase espetacular.
Na segunda etapa, com a expulsão do zagueiro Bruno Rodrigo, o Atlético aumentou a sua força dominante no jogo e marcou mais dois gols, decretando o placar final de 3 x 0, revertendo a vantagem que era do Cruzeiro de jogar por dois empates. Agora só resta a ele golear o Atlético por no mínimo três gols de diferença no Mineirão, no próximo domingo, para levantar a taça e comemorar o título de campeão mineiro de 2013. A tarefa parece ser quase impossível de ser concretizada, mas a experiência mostra que nada é impossível no futebol. Quantas vezes já presenciamos resultados inesperados em partidas consideradas já decididas a favor de um clube? Portanto, domingo, o Mineirão será palco de outra batalha de titãs sem a menor certeza do que irá acontecer. Um gol logo no início do jogo, uma expulsão ou até uma contusão grave podem mudar completamente o rumo de uma partida. Então, só saberemos o que os deuses dos estádios prepararam para os torcedores de Atlético e Cruzeiro, quando o árbitro apitar pela derradeira vez no gramado do Estádio Governador Magalhães Pinto, colocando ponto final no Campeonato Mineiro de 2013. Aí é sair pelas ruas soltando o grito de campeão e comemorando entusiasticamente com os amigos, com muita alegria e felicidade, mas em completa paz, respeito e harmonia.
Um grande abraço espinosense.