Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 9 de maio de 2013

708 - Atlético 4 x 1 São Paulo: um jogaço de bola

O clima era de grande expectativa e de uma ansiedade monstruosa nas mentes e nos corações de milhões de apaixonados atleticanos espalhados pelo mundo, antes do embate com o São Paulo. Apesar da vantagem conquistada no primeiro confronto pelas oitavas de final da Copa Libertadores, quando bateu o São Paulo no Morumbi, ninguém esperava facilidades na segunda batalha pela classificação. Com uma campanha irretocável na fase de classificação, quando se classificou em primeiro lugar entre todos os concorrentes, o Atlético Mineiro mais uma vez confirmou a sua excelente fase e o ótimo futebol que a sua equipe está apresentando na competição sul-americana.
Mesmo que uma parte da imprensa tentasse criar motivação nos jogadores do São Paulo deturpando o sentido de uma declaração de Ronaldinho Gaúcho após o último jogo da primeira fase, nada disso abalou o favoritismo do clube mineiro. Logo na primeira jogada da partida, o Atlético criou a primeira chance de marcar, com Jô chutando mal de perna direita. E assim as chances criadas foram se sucedendo em quantidade impressionante. Ronaldinho cobrou falta com categoria ímpar e acertou o travessão, com Rogério Ceni totalmente batido no lance. Aos 18 minutos, o delírio da Massa. Depois de ótimo passe de Diego Tardelli, Bernard tenta o drible e a bola sobra para o atacante Jô, que bate colocado de perna esquerda, sem chances de defesa para Rogério. Loucura total na Arena Independência e nas casas e bares infestados de atleticanos pelo país. O ritmo diminuiu um pouco com o gol e o São Paulo assustou, criando algumas chances, mas Víctor estava atento para evitar o empate. Aos 30 minutos, mais uma chance para o Galo. Jô desvia a bola levantada na área por Ronaldinho e Rogério consegue defender. Minutos depois, Leandro Donizete cruza com perfeição e Tardelli erra a cabeçada, perdendo uma chance incrível. Logo em seguida, Jô cruza para Bernard entrar na área e finalizar corretamente, mas o zagueiro Rafael Tolói consegue tirar a bola em cima da linha, com Rogério já vencido. A superioridade atleticana era gritante. Terminou assim o primeiro tempo, com domínio total do Atlético.
Mas a avalanche alvinegra continuou na segunda etapa, com Jô acertando uma bola na trave, Bernard perdendo uma chance especial, depois de excepcional passe de Tardelli, e mais uma falta cobrada por Ronaldinho Gaúcho passando a centímetros da meta tricolor. Com toda essa pressão, o segundo gol não demoraria a sair. Aos 18 minutos, novamente Jô balançou as redes tricolores, depois de receber passe de cabeça de Leandro Donizete. Um minuto depois, depois de um longo lançamento de Réver, Tardelli aproveitou o vacilo do zagueiro Tolói e inteligentemente deu um leve toque por cima de Rogério Ceni, marcando o terceiro gol atleticano. Aos 24 minutos, para levantar ainda mais o astral da Massa Atleticana, Ronaldinho entrou em ação para fazer bela jogada e rolar mansamente a bola para a conclusão perfeita de Jô, fazendo 4 x 0. Estava ali decretada a eliminação do São Paulo da Copa Libertadores de 2013. O São Paulo diminuiu aos 30 minutos, com um gol meio esquisito de Luís Fabiano, mas não havia a mínima chance de reação. Tardelli ainda teve uma outra chance de marcar e Ronaldinho fez um carnaval na defesa são-paulina, quase resultando em mais um gol. Era o fechamento de uma noite inesquecível para a torcida atleticana.
Com este resultado, o Atlético está a apenas seis jogos do título de campeão da Libertadores, com tão somente três adversários a serem batidos. O próximo sairá do confronto entre Palmeiras e Tijuana, que empataram no México em 0 x 0. Se passar desta fase, já na semifinal, os adversários poderão ser o Corinthians, o Boca Juniors, o Newell´s Old Boys ou o Vélez Sarsfield, só pedreira. Passando por essa verdadeira batalha, aí restará o último adversário a ser batido, nos dias 17 e 24 de julho, que poderá ser o Grêmio, o Fluminense, o Santa Fé (Colômbia), o Nacional (Uruguai), o Real Garcilaso (Peru), o Tigre (Argentina) ou o Olímpia (Paraguai).
É óbvio que os jogadores atleticanos tem que ser muito festejados e elogiados pelas suas brilhantes atuações e pela sua dedicação exemplar. Mas é necessário destacar também o excepcional trabalho realizado pelo presidente Alexandre Kalil, que arrumou financeiramente o clube, colocando ordem na casa, contratando auxiliares competentes e formando um grupo de jogadores de alto nível técnico e de extrema competitividade, com destaque para as contratações de Ronaldinho Gaúcho e de Diego Tardelli, ídolos da torcida. Merece aplausos ainda o trabalho espetacular do treinador Cuca, que com sua competência na armação de equipes, criou um time de alto poder de competição, jogando um futebol encantador.
Méritos também ao Eduardo Maluf, diretor de futebol, e aos médicos Rodrigo Lasmar, Otaviano Oliveira e Marcus Vinícius. Outra figura de extrema importância para o time é o massagista Belmiro Oliveira, sempre presente no atendimento aos jogadores.
Mas não são apenas esses grandes profissionais que merecem respeito, tem muito mais gente trabalhando diariamente para que o clube alcance o sucesso e que quase ninguém reconhece e divulga o trabalho importantíssimo que desempenham internamente. Conheça-os agora:
Cuquinha - Auxiliar Técnico
Eudes Pedro - Auxiliar Técnico
Carlinhos Neves - Preparador Físico
Manoel Santos - Preparador Físico
Luís Otávio Kalil - Preparador Físico
Francisco Cersósimo (Chiquinho) - Treinador de Goleiros
William de Castro - Treinador de Goleiros
Carlos Alberto Isidoro - Supervisor de Futebol
Marcelo Lasmar - Dentista
Patrícia Teixeira - Nutricionista
Cássia Nogueira - Nutricionista
Rômulo Frank - Fisioterapeuta
Guilherme Fialho - Fisioterapeuta
Roberto Chiari - Fisiologista
Eduardo Vasconcelos - Massagista
Hélio Gomes - Massagista
Rubens Pinheiro - Auxiliar de Campo
João de Deus - Roupeiro
Luciano Caxeado - Roupeiro
Lúcio Fábio - Segurança
Wanderson Dener - Segurança
Jorge Fraga - Segurança
Domênico Bhering - Assessor de Comunicação
Cássio Arreguy - Assessor de Imprensa
Evaldo Prudêncio - Supervisor Administrativo
Bernardo Motta - Assistente do Departamento de Futebol
Alexandre Ceolin - Auxiliar de Tecnologia Esportiva
Daniel Diniz Nepomuceno - Vice-Presidente
Adriana Branco - Diretora Executiva
Rodolfo Gropen - Diretor de Planejamento
Carlos Fabel - Diretor Financeiro
Lásaro Cândido da Cunha - Diretor Jurídico
Geraldo Leite - Diretor do Labareda
Edéferson Nílton de Araújo - Diretor da Vila Olímpica
Luiz César Villamarim - Assessor da Presidência
Sérgio Santos Sette Câmara - Assessor da Presidência
João Luiz Avelar - Assessor da Presidência
Manuel Bravo Saramago - Assessor da Presidência
Gabriel Azevedo - Assessor da Presidência
A todo esse pessoal que diariamente constrói a grandeza do Clube Atlético Mineiro, o reconhecimento pelo belo trabalho realizado e o agradecimento da imensa Massa Atleticana.
Um grande abraço espinosense.