Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 21 de março de 2013

671 - A maravilhosa colina branca de Pamukkale

Como tem lugar maravilhoso nesse nosso vasto mundo! Na província de Denizli, no sudoeste da Turquia, existe uma formação geológica de beleza única, uma colina branca de cálcio petrificado com uma cascata natural de piscinas esculpidas cheias de águas termais, o Pamukkale, que significa "Castelo de Algodão". A formação dessas piscinas deslumbrantes se deve ao cálcio existente na água, que acaba criando piscinas naturais de água quente em forma de degraus solidificados. As águas dali eram consideradas sagradas por causa das suas propriedades medicinais e de rejuvenescimento. 
Atualmente, os banhos estão proibidos nas piscinas, para proteger a integridade do patrimônio natural turco. Pode-se apenas caminhar pelas piscinas, descalços e sem contato das roupas com a água, para evitar o possível escurecimento do incrível branco que reveste a colina.  
Na parte de cima da colina estão as ruínas da cidade de Hierápolis, a Cidade Sagrada, construída por Eumenes II, rei de Pérgamo, no século II a.C. e destruída várias vezes na história por terremotos. Ela foi uma cidade bastante importante na história, funcionando como uma concorrida estância termal por muitos anos. Ela se localiza a 650 km da maior cidade turca, Istambul e é, juntamente com o Pamukkale, Patrimônio Mundial da Unesco. 
Fontes: http://fuievolteipracontar.blogspot.com.br e wikipedia.org
Um grande abraço espinosense.
















As ruínas da Cidade Sagrada, Hierápolis
 




670 - E aí, Hendrix?

Com a perda prematura de mais um ídolo da música brasileira, o Chorão, líder do Charlie Brown Jr., não há como não se lembrar de outros mitos da música que também nos deixaram ainda jovens. Janis Joplin, Cássia Eller, Renato Russo, Kurt Cobain, John Lennon, Jim Morrison, Bob Marley, Amy Winehouse, Noel Rosa, Elis Regina, Cazuza, entre outros, se foram muito prematuramente, deixando um legado de muita música boa e milhares ou milhões de admiradores espalhados por aí. 
Outro ícone da música que se foi ainda muito jovem e de maneira trágica foi o exímio guitarrista Jimi Hendrix, morto aos 27 anos em setembro de 1970. Dia desses, descobri um documentário que conta a história do lendário mestre da guitarra, através de depoimentos de amigos e admiradores, em uma homenagem aos 40 anos de sua morte, lançado em dezembro de 2011. O documentário mostra as famosas apresentações nos Festivais de Monterey (1967) e Woodstock (1969) e outros acontecimentos da vida do artista, desde sua chegada a Londres, em 1966, até o dia da sua morte prematura. 
Participam do filme Chris Welch, jornalista da tradicional revista Melody Maker e autor da biografia do guitarrista; John McCoy, produtor que assinou o primeiro contrato de show com Jimi na Inglaterra; Mouse O’Brian, roadie do cantor; Keith Altham, repórter que fez a última entrevista com o músico e alguns artistas brasileiros como Pitty, Roberto Frejat, Pepeu Gomes, Robertinho de Recife, Davi Moraes e George Israel, fãs do gênio da guitarra.
Nunca é demais recordar este artista formidável que marcou para sempre o seu nome na história da música mundial com a sua guitarra. Hendrix não morreu e nunca morrerá! Pelo menos para nós, seus fãs.
Um grande abraço espinosense.

Documentário: E aí, Hendrix?
Diretores: Pedro Paulo Carneiro e Roberto Lamounier
Elenco: Roberto Frejat, Pitty, Pepeu Gomes, Robertinho do Recife, Davi Moraes, George Israel e Jeff Dexter
Produção: Marcílio Nunes de Oliveira, Pedro Paulo Carneiro e Roberto Lamounier
Duração: 110 minutos
Ano: 2011
País: Brasil
Gênero: Documentário
Cor: Colorido
Distribuidora: Polifilmes
Estúdio: TVC Produções / TVGD Geração Digital

 

669 - Mutirão da Cirurgia Plástica

Uma iniciativa merecedora de aplausos e elogios é o Mutirão da Cirurgia Plástica promovido desde o ano de 2010 pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) em algumas cidades do país, entre elas Porto Alegre, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Pouso Alegre, Macapá, Goiânia, São Paulo, Brasília e Curitiba. 
As cirurgias são gratuitas e são destinadas aos pacientes que aguardam atendimento na fila do Sistema Único de Saúde (SUS), atualmente bastante sobrecarregado. Os pacientes são selecionados de acordo com o maior tempo de espera na fila do SUS, sendo priorizados os casos de urgência. Desde a sua criação, em 2010, o mutirão já beneficiou mais de 2 mil pacientes em todo o país, em cirurgias reparadoras de todos os tipos, como pálpebras, mama e câncer de pele . 
Neste ano de 2013, o foco do mutirão será nas cirurgias de reconstrução mamária nas mulheres atingidas pelo câncer de mama. Nos hospitais particulares, tal procedimento médico, de alta complexidade, chega a custar R$ 20 mil.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é a neoplasia que mais atinge mulheres no Brasil, com cerca de 52.000 casos estimados em 2012. Além da alta incidência no país e os efeitos físicos causados pela retirada das mamas, a doença ainda causa graves efeitos psicológicos e chega até a ser responsável por cerca de 30% das separações das pacientes.
Só nos resta aplaudir a belíssima atitude dos médicos cirurgiões que doam o seu trabalho gratuitamente para reparar os corpos dos pacientes que aguardam atendimento pelo SUS e devolver a eles a autoestima e a vontade de viver. Que mais e mais atitudes como esta sejam protagonizadas por outras categorias profissionais em prol dos menos favorecidos.
Confira o cronograma de atendimentos neste ano:
Goiânia – Dia 20 de março
Curitiba – Dia 24 de abril
São Paulo – Dia 28 de maio
Rio de Janeiro – Dia 6 de agosto
Aracaju – Dia 11 de setembro
Belo Horizonte – Dia 7 de outubro



Desde 29 de abril de 2009 está em vigor a Lei Federal 11.664/2008, que garante às mulheres a partir de 40 anos a realização do exame de mamografia na rede do SUS - Sistema Único de Saúde. A Lei dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do SUS. Mundialmente, a mamografia ainda é o melhor método de detecção precoce do câncer de mama, podendo ou não ser complementada pela ultrassonografia mamária, a critério médico. As principais ações na prevenção do câncer ainda são os cuidados com a saúde e a informação sobre o assunto.
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida. Geralmente, o câncer pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas, irradiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Em geral, dez ou mais anos se passam entre exposições ou mutações e a detecção do câncer.
Desde o início do século até o momento, a postura da sociedade em geral é de acreditar que o câncer é sempre sinônimo de morte, e que seu tratamento raras vezes leva à cura. Atualmente, muitos tipos de câncer são curados, desde que tratados em estágios iniciais, demonstrando-se a importância do diagnóstico precoce. 
Atualmente, mais da metade dos casos de câncer já tem cura. Contudo, para obter sucesso na cura da doença o tratamento requer uma estrutura médico-hospitalar e recursos humanos qualificados, integrando equipes multiprofissionais. Ele pode ser feito por meio de cirurgia, radioterapia e ou quimioterapia.  
Fonte: cancerdemama.com.br.
Portanto, nossas mulheres tão especiais, amadas e respeitadas, cuidem-se!
Um grande abraço espinosense.