Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 3 de março de 2013

657 - Reabertura do Campo Society da AABB-MOC

Depois de mais de dois meses interditado para a recuperação do gramado, neste domingo a Associação Atlética Banco do Brasil promoveu a reabertura do Campo Society José Geraldo Sindeaux Araújo com a realização de duas partidas amistosas.
A primeira teve como protagonistas as equipes masters da AABB-MOC e do Pentáurea Clube, com o resultado final de 2 x 1 para o time visitante. Cássio fez o gol da vitória do Pentáurea, enquanto Eustáquio fez o único gol da AABB.
No segundo confronto, se enfrentaram as equipes da AABB-MOC e da OAB, com vitória da equipe abebeana por 7 x 3.
Para promover o congraçamento entre os associados, peladeiros participantes e os convidados, aconteceu uma cervejada logo após os jogos.
Um grande abraço espinosense.


Aqui embaixo você confere o Plano Diretor do clube apresentado pela diretoria capitaneada pelo presidente Mauro de Almeida Rodrigues em janeiro deste ano, com previsão de construção do novo prédio do bar e do salão de jogos, além de um novo campo society com grama sintética:

656 - A Confraria da Leitura, um oásis de cultura em Espinosa

Em uma cidade quase que completamente carente de projetos culturais e onde inexiste a diversidade cultural, com raríssimas iniciativas para proporcionar oportunidades de acesso à arte, a criação, em Espinosa, de um clube de leitura e debate de ideias, vem nos encher de alegria e esperança. 
Uma legião de mulheres espinosenses, qualificadas profissionais da educação, criaram a "Confraria da Leitura", um espaço para a confraternização, a aquisição e debate de conhecimentos através da leitura e a criação de propostas culturais para o desenvolvimento da cidade de Espinosa. Uma iniciativa para ser bastante comemorada.
As participantes se encontram uma vez por mês para trocar ideias e debater o conteúdo de um livro anteriormente escolhido. Os encontros se dão nas residências das participantes, em sistema de rodízio.
Quero aqui, com muita alegria, parabenizar todas as meninas participantes do projeto, em especial às minhas amigas Izabel Cristina e Júnia Tanúsia, por quem tenho enorme respeito, carinho e admiração, pelas suas brilhantes competências profissionais. Espero que mais iniciativas da espécie se espalhem pela cidade, que precisa urgentemente de uma revolução cultural.
Um grande e esperançoso abraço espinosense. 






Publico, na íntegra, a ata de criação da "Confraria da Leitura" logo abaixo:
Aos trinta e um dias do mês de janeiro de dois mil e treze, na residência da professora Izabel Cristina Soares Ribeiro Muniz, às 8:30 horas, foi criada a "CONFRARIA DA LEITURA", nome escolhido através de uma votação. Foram sugeridos vários nomes, tais como: "Clube de Leitoras", "Prosa e Verso", "Carpiem Die", "Da Raiz", "Vip". Com a maioria dos votos, ficou "Confraria da Leitura", indicado pela professora Júnia Tanúsia Antunes Meira. A ideia de criar um grupo de mulheres leitoras foi da professora de Língua Portuguesa Izabel Cristina, que convidou algumas pessoas para reuni-las com o objetivo de discutir a criação dele. Estavam presentes: Izabel Cristina Soares Ribeiro Muniz, Júnia Tanúsia Antunes Meira, Luana Matos Leal, Kátia Soares Ribeiro Carvalho, Maria Edna Gomes Aires, Eliana Gomes, Valéria Oliva, Carla Cristina Botelho Brito Mendes, Ezenilda Alves Tolentino e Marineide Rocha. Foi explicado sobre a finalidade da "Confraria da Leitura", que tem como objetivos principais: promover o hábito da leitura e estudo sociabilizando as impressões e opiniões acerca das obras lidas e ainda suscitar a discussão sobre a cultura local, apontando ideias e elaborando projetos culturais para apreciação dos órgãos competentes do Município. Em um clima de descontração, amizade e confiança, todas apoiaram a idealização e filosofia do grupo e passou-se a discutir sobre o funcionamento do mesmo. Após várias opiniões e sugestões, ficou acertado:
  1. Os encontros serão realizados em residências dos membros, revezando sempre que possível;
  2. Os assuntos debatidos, quando pessoais, deverão ser sigilosos;
  3. Todas têm direito de dar opiniões e sugestões e participar ativamente dos debates;
  4. Todas deverão ler o livro indicado e aprovado pelo grupo no prazo de até o próximo encontro;
  5. O próximo encontro é marcado em reunião anterior.
Ficou acertado que no próximo encontro serão escolhidos os membros da diretoria para melhor distribuição dos trabalhos. Foi sugerida a leitura de "50 Tons de Cinza". A professora Izabel Cristina agradeceu a presença e a adesão de todas, em especial à parceria da professora Júnia Meira, pelo apoio para que a ideia fosse colocada em prática. Comentou também que o grupo está aberto às novas leitoras e justificou a ausência de algumas mulheres que não puderam comparecer.         

655 - 60 anos de glórias. Parabéns ao meu ídolo Zico

Um dos mais espetaculares jogadores de futebol da história, o maior ídolo da imensa massa de fanáticos torcedores do Clube de Regatas do Flamengo, um dos mais talentosos camisa 10 do mundo, Arthur Antunes Coimbra, o meu ídolo Zico, completa neste domingo o seu sexagésimo aniversário.
É uma pena para nós atleticanos que ele tenha participado de um dos melhores times da história do Flamengo, que venceu o Campeonato Brasileiro de 1980 em cima da gente, com uma derrota no Mineirão por 1 x 0, gol de Reinaldo, e com uma vitória no Maracanã lotado, por 3 x 2, com gols de Zico e Nunes (2). Mas isso não faz a menor diferença na admiração que tenho por um dos mais qualificados craques de futebol que eu já vi jogar e que tenho como um dos meus maiores ídolos, não só pelas suas performances encantadoras nos gramados do mundo, mas pela sua trajetória de dignidade e correção na vida pessoal e profissional. Sou atleticano, sofremos muito com alguns gols marcados por ele contra nós, mas sou muito fã de Zico.
Como apaixonado praticante e torcedor de futebol, queria possuir apenas um mínimo da sua capacidade técnica, da sua genialidade, da sua privilegiada visão de jogo, dos passes precisos, das jogadas geniais que acabavam inapelavelmente nas redes adversárias, das faltas cobradas com maestria nos ângulos da meta rival, dos dribles mágicos, enfim, do futebol-arte do Galinho de Quintino. Se eu sempre tive fascinação pela camisa 10, isso se deve em grande parte ao genial Zico.
Então, ao Zico, parabéns pela brilhante carreira e que a sua genialidade dentro e fora dos campos nos faça companhia por um longo tempo ainda. É o desejo de um humilde fã atleticano.
Um grande abraço espinosense.