Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

620 - Reviravolta na política de Espinosa: cassado o mandato do prefeito Lúcio Balieiro Gomes

A juíza eleitoral da 109ª Zona Eleitoral de Espinosa, Gicélia Milene Santos, cassou nesta segunda-feira, dia 14 de janeiro, os mandatos do prefeito eleito, Lúcio Balieiro Gomes (DEM) e do vice-prefeito Roberto Rodrigues Muniz (PTB). A decisão é inédita na história da cidade. 
Eles foram denunciados por captação ilícita de votos e uso indevido e abusivo dos meios de comunicação. Lúcio Balieiro Gomes foi condenado ainda a pagar uma multa no valor de 25 mil Ufir´s, aproximadamente R$ 26.600,00, além de ficar inelegível pelo período de oito anos. 
De acordo com a sentença da magistrada, o atual presidente da Câmara Municipal, o vereador Wagner Lima de Souza, deverá assumir o comando da Prefeitura e nova eleição deverá ser marcada em breve, possivelmente no dia 7 de abril. Ainda no teor da sentença, a juíza Gicélia Milene Santos aplicou "efeito suspensivo a possível recurso a ser interposto em face da presente decisão, visando garantir a segurança pública, evitar prejuízos para as instituições e para o poder executivo". Ressalte-se que a decisão é de primeira instância e cabe recurso.

Nota de esclarecimento:  A UFIR é a sigla de Unidade Fiscal de Referência, que era um fator de correção dos valores dos impostos e foi extinto em quase todo o país no ano de 2000, quando o seu valor estava em 1,0641. O único estado que ainda mantém a UFIR é o Rio de Janeiro, com o valor atual de 2,4066.

619 - 70° Globo de Ouro, os vencedores

Ontem, na noite do domingo, o canal TNT transmitiu a cerimônia de entrega do 70° Golden Globe Awards, com a premiação dos melhores trabalhos realizados no cinema e na televisão em 2012. O prêmio da Hollywood Foreign Press Association foi criado em 1944 e nesta edição de 70 anos teve a apresentação das comediantes americanas Tina Fey e Amy Poehler. São premiadas 14 categorias no cinema e mais 11 na televisão, em um total de 25.
A produção "Os Miseráveis" levou três prêmios, "Melhor Filme - Comédia ou Musical", "Melhor Atriz Coadjuvante" e "Melhor Ator - Comédia ou Musical"; enquanto "Lincoln" faturou apenas o prêmio de "Melhor Ator de Drama", com Daniel Day Lewis. "Argo" levou dois prêmios, o de "Melhor Filme - Drama" e o de "Melhor Diretor", para Ben Affleck, que, curiosamente,  não está indicado ao prêmio no Oscar.
A premiação foi bem dispersa, sem um grande número de estatuetas sendo entregues a uma só produção. Na categoria TV, os grandes vencedores foram "Homeland" e "Game Change", com três premiações cada.
Uma das minhas atrizes favoritas, Jodie Foster, foi homenageada com o prêmio Cecil B. de Mille pelo conjunto da sua obra no cinema. Agora é aguardar a cerimônia do Oscar que será realizada em 24 de fevereiro, em Los Angeles.
Um grande abraço espinosense.

Confira a lista completa dos vencedores:
Filme - Drama: "Argo"
Atriz - Drama: Jessica Chastain ("A Hora Mais Escura")
Ator - Drama: Daniel Day-Lewis ("Lincoln")
Filme - Comédia ou musical: "Os Miseráveis"
Atriz - Comédia ou musical: Jennifer Lawrence ("O Lado Bom da Vida")
Ator - Comédia ou musical: Hugh Jackman ("Os Miseráveis")
Animação: "Valente"
Filme estrangeiro: "Amor"
Atriz coadjuvante: Anne Hathaway ("Os Miseráveis")
Ator coadjuvante: Christoph Waltz ("Django Livre")
Direção: Ben Affleck ("Argo")
Roteiro: Quentin Tarantino ("Django Livre")
Trilha sonora: Mychael Danna ("As Aventuras de Pi")
Canção original: "Skyfall" - Adele ("007 - Operação Skyfall)
Série - Drama: "Homeland"
Atriz - Série de drama: Claire Danes ("Homeland")
Ator - Série de drama: Damian Lewis ("Homeland")
Série - Comédia ou musical: "Girls"
Atriz - Série de comédia ou musical: Lena Dunham ("Girls")
Ator - Série de comédia ou musical: Don Cheadle ("House of Lies")
Minissérie ou filme para a TV: "Game Change"
Atriz - Minissérie ou filme para a TV: Julianne Moore ("Game Change")
Ator - Minissérie ou filme para a TV: Kevin Costner ("Hatfields e McCoys")
Atriz coadjuvante - Série, minissérie ou filme para a TV: Maggie Smith ("Downtown Abbey")
Ator coadjuvante - Série, minissérie ou filme para a TV: Ed Harris ("Game Change")