Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

611 - Alguma dúvida?

Deu a lógica! Nenhuma dúvida: pela quarta vez consecutiva, o gênio da bola Lionel Messi conquistou o título de melhor jogador do mundo. O craque argentino recebeu mais este importante troféu hoje à tarde, dia 7 de janeiro, na cidade suiça de Zurique, sede da Fifa, em uma cerimônia que reuniu a nata do futebol mundial. 
Mesmo sem conquistar grandes títulos nesta temporada pelo Barcelona, apenas a Copa do Rei da Espanha, Messi se destacou imensamente durante o ano batendo incríveis marcas, tais como o recorde de maior artilheiro da história do clube catalão com 233 gols marcados em jogos oficiais; o recorde de gols em uma única edição do campeonato espanhol, com 50 gols marcados;  o recorde de gols em uma edição da Liga dos Campeões da Europa, com 14 gols marcados e com o recorde de gols em uma só temporada, batendo o feito do lendário jogador alemão Gerd Müller (85 gols), com 91 gols marcados em jogos oficiais. Foram 79 gols pelo Barcelona e mais 12 pela Seleção Argentina. Feitos incríveis de um craque incomparável, com o seu futebol mágico e encantador, leal e eficiente, brilhante e único, humilde e guerreiro.
O prêmio Bola de Ouro (Ballon d´Or) era uma promoção da revista francesa France Football e era entregue anualmente ao melhor jogador da Europa. Isso até o ano de 2007, quando o brasileiro Kaká foi o agraciado. A partir daí passou a premiar o melhor jogador de futebol do mundo, não só da Europa. Até esta época, receberam três títulos de melhor do mundo os cracaços holandeses Johann Cruyff e Marco Van Basten e o francês Michel Platini. A partir de 2010, o prêmio recebeu a adesão da Fifa. A escolha se dá por votos dos técnicos e capitães das 209 seleções filiadas à Fifa e mais alguns jornalistas escolhidos pela revista. Nesta nova fase, receberam três títulos o nosso Ronaldo e o francês Zinedine Zidane. Os brasileiros Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho também receberam o seu troféu.
Messi é o primeiro jogador a receber quatro títulos de melhor do mundo. Ele conseguiu 41,60% dos votos. Cristiano Ronaldo, ficou em segundo lugar com 23,68% dos votos e Andrés Iniesta em terceiro, com 10,91% dos votos.
O melhor treinador escolhido foi Vicente del Bosque, ficando José Mourinho em segundo e Pep Guardiola na terceira colocação.
O prêmio Puskas, oferecido ao autor do gol mais bonito do ano, saiu para o eslovaco Miroslav Stoch, do Fenerbahce. Falcão Garcia, do Atlético de Madrid, acabou ficando em segundo lugar e Neymar, do Santos, na terceira posição.
No futebol feminino, Marta, que já havia ganho o prêmio por cinco vezes consecutivas entre 2006 e 2010, ficou em segundo lugar. A vencedora do título de melhor jogadora do mundo no ano de 2012 foi a norte-americana Abby Wambach. A outra premiada foi a também norte-americana Alex Morgan, em terceiro lugar. A melhor treinadora foi a sueca Pia Sundhage, que treinava a Seleção dos Estados Unidos. Norio Sasaki, do Japão, ficou em segundo lugar e Bruno Bini, da França, em terceiro.
A seleção dos melhores do mundo acabou ficando assim, com dois brasileiros presentes, sendo cinco jogadores do Barcelona e cinco do Real Madrid e apenas um único representante de outra equipe, o atacante colombiano do Atlético de Madrid, Falcão Garcia:
Iker Casillas (Real Madrid)
Daniel Alves (Barcelona)
Gerard Piqué (Barcelona)
Sergio Ramos (Real Madrid)
Marcelo (Real Madrid)
Xabi Alonso (Real Madrid)
Xavi Hernández (Barcelona)
Andrés Iniesta (Barcelona)
Lionel Messi (Barcelona)
Falcão Garcia (Atlético de Madrid)
Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
O mito alemão Franz Beckenbauer foi homenageado com o Prêmio Presidencial da FIFA.
É um privilégio para os amantes do futebol poder assistir ao vivo as espetaculares exibições deste verdadeiro gênio do futebol, Lionel Messi. E o cara só tem 25 anos! Imagine só o quanto ele ainda pode nos encantar e surpreender. Que o seu futebol maravilhoso continue a nos deixar extasiados pelos próximos dez anos e nos faça felizes por muito tempo ainda. Vida longa ao genial Messi!
Um grande abraço espinosense.