Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 13 de julho de 2013

744 - Hoje é o dia do Rock, Baby!

Mesmo com pouquíssimo espaço na televisão e nas rádios hoje em dia, para tristeza dos aficionados, o Rock and Roll tem o seu dia comemorado nesta data, dia 13 de julho. A data do "Dia Mundial do Rock" foi criada no ano de 1985, depois que o cantor britânico Bob Geldof promoveu o Festival Live Aid simultaneamente nos Estados Unidos (no Estádio JFK, na Filadélfia) e na Inglaterra (no Estádio de Wembley, em Londres), com a presença de pesos-pesados da música como U2, The Who, David Bowie, Dire Straits, Black Sabbath, Led Zeppelin, Paul McCartney, Elton John, Santana, Sting, Eric Clapton, Rolling Stones, Beach Boys, Queen e Bob Dylan, para arrecadar fundos em prol do combate à fome na Etiópia.
No Brasil, a história do Rock começou no início dos anos 60, influenciado principalmente pelos Beatles. A "Jovem Guarda" de Erasmo, Roberto e Vanderléia foi uma das primeiras manifestações do gênero, mas os maiores destaques são, indiscutivelmente, o "Maluco Beleza" Raul Seixas e a "Rainha" Rita Lee. Outros destaques são as bandas Mutantes, Legião Urbana, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Sepultura e Skank. Sem grande espaço na mídia atualmente, tomado por outros gêneros mais populares, o Rock ainda mantém a sua força nos vários festivais que acontecem anualmente em várias partes do mundo, por exemplo o Rock in Rio e o Lollapalooza.
Uma boa novidade é a realização do Circuito Banco do Brasil, um festival de música que acontecerá em seis capitais do país ainda neste ano. Confira as datas:
31 de agosto - Salvador - Shows de Carlinhos Brown, Joss Stone, Jota Quest e Skank.
12 de outubro - Curitiba - Shows de Simple Minds, O Rappa, Nando Reis e Paralamas do Sucesso.
2 de novembro - Belo Horizonte - Shows do Red Hot Chili Peppers, Yeah Yeah Yeahs, Jota Quest e O Rappa.
9 de novembro - Rio de Janeiro - Shows do Red Hot Chili Peppers, Yeah Yeah Yeahs, Titãs e A Banca.
7 de dezembro - Brasília - Shows de Stevie Wonder, Ivete Sangalo, Jason Mraz e Capital Inicial.
14 de dezembro - São Paulo - Shows de Stevie Wonder, Jason Mraz, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Marcelo Jeneci e Criolo.
Um sopro de boa música no atual cenário musical brasileiro, dominado pela mediocridade. O Rock jamais morrerá! É só dar uma olhada nos vídeos postados abaixo e verá o porquê.
Um grande abraço espinosense e longa vida ao Rock and Roll.

Nenhum comentário: