Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 17 de junho de 2013

735 - Discos da Minha Vida: "Beleza", de Raimundo Fagner

"Beleza", o nome não poderia ser tão apropriado para um disco memorável. Alguns críticos dizem se tratar do trabalho em que Fagner não canta, mas apenas grita. Pouco me importa a opinião deles, pois eu realmente adoro esse disco.
Gravado entre agosto e setembro de 1979 no Estúdio Level, no Rio de Janeiro, e lançado em novembro do mesmo ano, o sexto álbum solo da carreira de Raimundo Fagner foi dedicado à sua irmã Elizete, que havia falecido em um acidente de automóvel em março. Naquele ano, Fagner estava em significativa evidência no cenário musical brasileiro. Duas músicas gravadas por ele haviam sido temas de novelas. Em 1975, a canção "Beco dos Baleiros", de Petrúcio Maia e Brandão, fez parte da trilha sonora da novela "Ovelha Negra" da Rede Tupi. Em 1979, a música "Revelação", de Clodô e Clésio, foi incluída na novela "Cara a Cara" da TV Bandeirantes. Então, do álbum recém lançado, mais uma música gravada por ele, "Noturno", iria fazer enorme sucesso, em parte à sua escolha para ser o tema de abertura da novela da TV Globo, "Coração Alado". 
O disco "Beleza" contém oito canções, entre elas "Elizete", em homenagem à sua irmã. Grandes nomes da música participaram do trabalho, entre eles João Donato, que fez os arranjos, e Édson Maciel (trombone), Maurício Einhorn (harmônica), Nivaldo Ornellas (sax) e Dominguinhos (acordeon). Também tocam no disco: Manassés, Rubão Sabino, Zé Roberto, Robertinho de Recife, Paulinho Braga, Franklin, Chico Batera, José Alves, Aizik Meillach, Alceu Reis, Nélson Macedo, Petrúcio Maia, Luiz Alves, Arlindo Penteado, Dino, Candinho, Ife e Rubinho.
São essas as oito canções, sendo Beleza e Frenesi as minhas preferidas:
  1. Noturno (Graco/Caio Sílvio)
  2. Frenesi (Fausto Nilo/Petrúcio Maia/Ferreirinha)
  3. Asas (Raimundo Fagner/Abel Silva)
  4. Beleza (Raimundo Fagner/Brandão)
  5. Ave Coração (Clodô/Zeca Bahia)
  6. Quer Dizer (Raimundo Fagner)
  7. Mulher (Raimundo Fagner/Capinan)
  8. Elizete (Raimundo Fagner
Um grande abraço espinosense.



2 comentários:

Anônimo disse...

Ouvi hoje esse cd... a voz de Fagner expressa uma verdadeira dor... ouvir esse cd sob essa ótica, da perda da irmã, trouxe ainda mais beleza a esse trabalho...

Anônimo disse...

É o álbum mais cheio de lirismo e poesia que já ouvi. Raimundo Fagner estava inspirado a uma potência máxima quando gravou esse disco. Além de ser um disco altamente sonoro, nele Fagner se mostra um cantor de voz potente, a mais potente que já ouvi, pois tenho certeza que nenhum outro poderia fazer o que ele faz com a voz no disco "Beleza". Enganam-se aqueles que dizem que ele só grita nesse disco. A voz dele está arrebatadora, bela como nunca, e nunca mais ele repetiu isso em álbum algum depois de "Beleza". Isso sem falar nas músicas. Difícil dizer a mais bonita, mas o meu voto vai para Frenesi, Asas e Ave Coração, três lindas músicas.
Acho que esse é o álbum mais bem gravado que já ouvi, a tonalidade das gravações é extremamente viva (parece até que estamos ouvindo o disco no recinto onde o Fagner esteve gravando as músicas). O disco tem uma essência triste, no geral, mas ele transmite muita vibração. Deus abençoe Elizete onde ela estiver. Ela foi a inspiração pro irmão dela gravar o álbum "Beleza", que é uma das pérolas imortais da música brasileira até hoje. É o disco das melodias e poesias mais escancaradas que já ouvi até hoje. Difícil pra mim imaginar outro disco que seja tão bonito, tão bem gravado como esse.