Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 14 de maio de 2013

713 - Maxwel Smart, o fenomenal Agente 86

A televisão a cabo nos proporciona bons momentos de humor nas muitas séries cômicas exibidas na atualidade, como "Big Bang Theory", "Two and a Half Man" e "Mike and Molly". São realmente muito boas e nos fazem rir muito com suas piadas um tanto quanto americanizadas, restritas ao universo ianque, mas indubitavelmente de muita qualidade. Mas algumas outras séries que há muito tempo foram exibidas na televisão, não deixam de sair da lembrança, devido à quantidade enorme de gargalhadas que nos fizeram dar.
Uma das séries cômicas que eu simplesmente adoro até hoje é a "Get Smart", ou "Agente 86", como foi lançada no Brasil. Criada pelo genial Mel Brooks e por Buck Henry, como uma sátira aos filmes de detetive, como os de James Bond e do Inspetor Clouseau, a série mostra as trapalhadas do agente secreto Maxwell Smart, o Agente 86 (interpretado brilhantemente por Don Adams), da sua colega de aventuras e namorada Agente 99 (Barbara Feldon) e do "Chefe" (Edward Platt).
Foram criados e exibidos 138 episódios da série em cinco temporadas, entre 18 de setembro de 1965 até 15 de maio de 1970, com um estrondoso sucesso nos Estados Unidos, sucesso esse que se repetiu quando da sua exibição em outros países, notadamente no Brasil, onde foi mostrada primeiramente na TV Record e posteriormente na TV Bandeirantes e na Rede TV. Em 1980 foi lançado um filme chamado "The Nude Bomb" ("A Bomba que Desnuda"). A Rede ABC também lançou um telefilme em 1989. Em 20 de junho de 2008 foi lançado um filme inspirado no seriado com o nome de "Agente 86, O Filme", estrelado por Steve Carell e a linda Anne Hathaway.
Os protagonistas, Maxwell Smart e a Agente 99, trabalhavam secretamente como agentes da "C.O.N.T.R.O.L.", uma agência de inteligência do governo americano situada em Washington, D. C., comandados pelo líder conhecido apenas pelo nome de "Chefe". A sua missão era combater as ameaças contra o mundo perpetradas pela organização criminosa internacional conhecida como "K.A.O.S.", supostamente sediada em Bucareste, na Romênia.

O Agente 86 era uma figuraça, um sujeito desajeitado, desastrado, atrapalhado, distraído, pouco inteligente, mas também dotado de uma autoconfiança exacerbada e uma sorte incrível. E também foi salvo inúmeras vezes pela ajuda providencial da Agente 99. Uma de suas engenhocas mais interessantes e engraçadas era o telefone escondido no sapato. Um fato curioso da série é que jamais foi revelado o nome verdadeiro da Agente 99, um verdadeiro mistério.
O excelente ator cômico Don Adams, que interpretou Maxwell Smart, infelizmente faleceu em 25 de setembro de 2005, vítima de uma pneumonia.
Um grande abraço espinosense.
  

Nenhum comentário: