Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 10 de maio de 2013

709 - Havasu Falls, uma estonteante criação da Natureza

Tenho uma fascinação inexplicável por cachoeiras. Acho de uma beleza estupenda essas quedas d´água que parecem sair do nada, criando um espetáculo de raro encanto. E a cada pesquisa na Internet descubro novas cachoeiras maravilhosas incrustadas em lugares quase inacessíveis, como a Havasu Falls, uma de quatro localizadas no Grand Canyon (Navajo, Mooney e Beaver Falls são as outras), no árido estado americano do Arizona, dentro da Reserva Indígena de Havasupai. 
Havasupai significa "povo da água azul-verde" e a sua tribo habita o Grand Canyon há mais de 800 anos. Hoje a aldeia conta com cerca de 600 moradores, que sobrevivem da agricultura e do turismo. 
Não há estradas para a Havasu Falls e o acesso a essa maravilha da Natureza se faz a pé, de mula ou de helicóptero e a distância não é pequena, tornando-se assim um passeio para animados aventureiros. A cidade mais próxima é Seligman. Para se chegar à cachoeira, com seus 37 metros de altura, primeiro tem que descer até o fundo do Hualapai Canyon, uma descida bem íngreme. Depois são cerca de 16,5 quilômetros praticamente planos até a aldeia Supai. Dali até a cachoeira são mais uns três quilômetros através do Havasu Canyon. Você poderá se hospedar no alojamento ou em um acampamento próximo dali. O cenário é espetacular e a experiência é incrível ao caminhar no fundo do desfiladeiro entre os altos penhascos até chegar à magnífica imagem daquele verdadeiro oásis, a cachoeira com suas límpidas e únicas águas de cor azul-verde, coloração causada pelo magnésio abundante. O formato das quedas muda com frequência, devido às enchentes e à alta concentração de magnésio em suas águas.
A cachoeira de Havasu se destaca em um cenário árido e cai em uma piscina de águas cristalinas, perfeita para se refrescar em meio ao calor sufocante daquelas paragens. Você pode fazer o seu piquenique ou apenas relaxar, contemplando esse cartão-postal do lado oposto da cachoeira, em uma praia onde foram instaladas algumas mesas de madeira. Recomenda-se a visita a esta dádiva da Natureza nos meses de março e abril, quando as condições de tempo são mais apropriadas.
Na aldeia Supai existem uma estação dos correios, uma escola, uma loja de materiais diversos, uma cafeteria e um posto da polícia. Lá não são aceitos álcool, drogas ilegais, armas de fogo e animais de estimação e o lixo deve ser totalmente embalado.
No alojamento, os quartos, simples, oferecem duas camas de casal, banheiro privativo e ar condicionado, mas sem a presença de telefones e televisores. Aceita-se dinheiro e cartões de débito e crédito. Ah, lá não há espaço para fumantes.
Para quem tem espírito aventureiro, é uma oportunidade única de conhecer um dos mais bonitos cenários da Natureza no mundo. 
Um grande abraço espinosense.
A aldeia Supai

Uma jornada inesquecível pelo Grand Canyon

Havasu Falls









Navajo Falls

Mooney Falls
Beaver Falls

Um comentário:

Unknown disse...

Ola !
Vou viajar para os eua em julho e coloquei essa cachoeira no roteiro..
Meu plano eh sair bem cedinho de las vegas, com direção à cachu e no fim do dia seguir viagem para williams, que eh onde ficarei hospedada para ir pro grand canyon no dia seguinte.
Você acha que da tempo de fazer essa trilha e no mesmo dia chegar em williams ? (Mesmo que bem a noite, umas 23h...)
Obrigada!!!!