Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 7 de maio de 2013

705 - A arte de Simon Hennessey

Trago mais um expoente do hiperrealismo para vocês conhecerem o seu extraordinário trabalho. Desta vez é o inglês Simon Hennessey, nascido em Birmingham, no Reino Unido, onde reside até hoje. O artista se especializou, predominantemente, na pintura superdetalhista da face humana. Desde a juventude ele se dedicava à pintura e às pichações. Depois de vencer uma leucemia, o que lhe fez mudar a visão sobre a vida, ele iniciou a sua carreira de pintor hiperrealista. Foi cursar Belas Artes na universidade, onde teve acesso ao fotorrealismo e descobriu a arte de Chuck Close e Richard Estes, por quem foi inteiramente influenciado. 
Suas pinturas de rostos humanos com uso de lentes refletindo o cenário à frente dos olhos são o seu cartão de visita. Conforme Simon, para ficarem prontas, suas pinturas levam de 4 a 12 semanas de trabalho, com 8 horas diárias em 5 ou 6 dias por semana. A primeira das fotos abaixo, a do estádio de futebol, exigiu 7 longos meses de trabalho duro para ficar pronta.
Pode parecer fácil e pouco criativo, mas o trabalho do pintor hiperrealista tem muito mais a oferecer do que uma cópia de uma fotografia. Ele recria a imagem de tal maneira na sua pintura que parece ficar muito mais próxima da realidade, deixando-nos embasbacados diante de tamanho detalhamento e profundidade das obras, que acaba nos deixando em dúvida se aquilo é ou não é uma fotografia. Espero que gostem.
Um grande abraço espinosense.













Nenhum comentário: