Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

651 - Cyborg, O Homem de Seis Milhões de Dólares

A vida da gente é marcada por acontecimentos, alguns bons, outros ruins, como também por lembranças de algo que nos encantou em determinada fase da nossa existência, especialmente na infância e juventude. Um dia desses lembrei-me de uma série de bastante sucesso na televisão brasileira nos anos 70 e 80, que nos deixava totalmente extasiados: "Cyborg, O Homem de Seis Milhões de Dólares". Era o máximo! Quando se aproximava o horário de início da apresentação da série, deixávamos tudo de lado para correr para a frente da televisão para assistir, embasbacados, às aventuras do homem biônico.
A série, "The Six Million Dollar Man" no original, foi apresentada nos Estados Unidos pela rede ABC no período de 18 de janeiro de 1974 a 6 de março de 1978, totalizando 100 episódios, cada um deles de aproximadamente 60 minutos de duração. O seriado, inspirado no livro "Cyborg", de Martin Caidin, conta a história do ex-astronauta Coronel Steve Austin (Lee Majors), que depois de sofrer um grave acidente aéreo e perder as duas pernas, o braço e o olho direitos, sofre um processo especial para torná-lo um ciborgue, com novos membros biônicos implantados, o que lhe proporciona uma velocidade espantosa, uma força descomunal no braço e uma visão privilegiada. Depois desse processo experimental, ele passa a trabalhar como agente especial do governo, enfrentando missões quase impossíveis em prol do OSI (Office of Scientific Intelligence).
Além da série, três telefilmes foram produzidos com base nessa história: "Cyborg, The Six Million Dollar Man", exibido em 7 de março de 1973; "Wine, Women and War", em 20 de outubro de 1973 e "The Solid Gold Kidnapping", em 17 de novembro de 1973. 
Uma das características do seriado, à época bastante revolucionária, era o uso do recurso do slow-motion (câmera lenta), o que dava maior impacto às cenas de ação.
A série acabou gerando uma nova personagem que também virou série, "The Bionic Woman", ou "A Mulher Biônica", que durou três temporadas e teve 58 episódios exibidos. Jaime Sommers (Lindsay Wagner) era uma tenista profissional que, depois de sofrer um acidente de paraquedas, teve implantados em partes do seu corpo alguns membros biônicos, o que a tornou uma pessoa com poderes especiais e a levou a trabalhar para o governo, como uma agente especial. 
Tempos depois, outros três telefilmes foram lançados com os personagens da série. "The Return of The Six Million Dollar Man and The Bionic Woman", em 1987; "Bionic Showdown, em 1989, com Sandra Bullock como a Mulher Biônica e finalmente, "Bionic Ever After?", em 1994.
A Time Life/Warner adquiriu os direitos de distribuição, remasterizou o material e lançou em DVD todos os episódios das duas séries, incluindo os telefilmes e mais entrevistas com os atores e alguns curtos documentários. Não há ainda previsão de lançamento no Brasil.
Fonte: wikipedia.org, entre outras.
Veja abaixo o vídeo com as cenas de abertura da série na televisão. Quem se lembra?
Um grande abraço espinosense.

Nenhum comentário: