Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

589 - O grande Atletiquinho de Filuca

Quem em Espinosa não conhece o Filuca? O cara é um craque na arte de criar móveis e trabalhar com madeira. Um verdadeiro artista da marcenaria e ainda por cima um sujeito super gente boa e extremamente divertido. Tive o prazer de conviver por um bom período com Filuca e me diverti à beça com a sua presença e as suas histórias. 
Há pouco tempo, consegui com meu amigo Rildo Cangussu, uma fotografia histórica do time infantil do Atletiquinho que tinha como técnico, ninguém menos do que o grande Filuca. A fotografia é realmente uma raridade e traz grandes figuras da nossa cidade em plena puberdade. 
Repare na foto. Lá estão, em pé: Claudão, Valdivino, Tonhão, Carlinhos Meloso, Newton, Aníbal, Júnior e Filuca; agachados: Boy, Nenzão, Bibi, Nena, Rildo, Cassildo, Fá e Bosquinho.
Naquela época não tínhamos campos gramados e jogávamos de kichute, vejam só. Nem por isso a qualidade do futebol era de baixa categoria. Quem desses garotos, hoje dignos senhores, ainda estão correndo atrás da bola, hein?
Um grande abraço espinosense.


Na última fotografia, em pé estão, da esquerda para a direita: Júnior, Claudão, Boy, Valdivino, Bibi, Nenzão, Tonhão, Aníbal, Fá, Carlinhos Meloso, Newton, Rildo, Nena, Bosquinho e Cassildo. 

588 - Encontros memoráveis da música: Eric Clapton, Ringo Starr e Paul McCartney

Esta histórica performance aconteceu durante o "Concerto para George", evento acontecido em 29 de novembro de 2002 no Royal Albert Hall, em Londres, em homenagem ao Beatle George Harrison, um ano após a sua morte causada por um câncer, com a participação de seu único filho Dhani Harrison, Paul McCartney, Eric Clapton e Ringo Starr, entre outros. Eles tocaram "While My Guitar Gently Weeps", composição de Harrison que faz parte do famoso ''Álbum Branco'' dos Beatles.

While my Guitar Gently Weeps (Enquanto minha guitarra suavemente chora)

I look at you all (Eu olho vocês todos)
See the love there that's sleeping (Vejo o amor aí dormindo)
While my guitar gently weeps (Enquanto minha guitarra suavemente chora)
I look at the floor (Eu olho para o chão)
And I see it needs sweeping (E vejo que precisa ser limpo)
Still my guitar gently weeps (Ainda a minha guitarra suavemente chora)
I don't know why nobody told you (Eu não sei porque ninguém te disse)
How to unfold your love (Como desdobrar seu amor)
I don't know how someone controlled you (Eu não sei como alguém te controlou)
They bought and sold you (Eles compraram e venderam você)
I look at the world (Eu olho o mundo)
And I notice it's turning (E percebo que ele está girando)
While my guitar gently weeps (Enquanto minha guitarra suavemente chora)
With every mistake (Com cada erro)
We must surely be learning (Nós certamente precisamos aprender)
Still my guitar gently weeps (Ainda minha guitarra suavemente chora)
I don't know how you were diverted (Eu não sei como você se distraiu)
You were perverted too (Você também foi desmoralizada)
I don't know how you were inverted (Eu não sei como você foi invertida)
No one alerted you (Ninguém alertou você)
I look at you all (Eu olho vocês todos)
See the love there that's sleeping (Vejo o amor que aí está dormindo)
While my guitar gently weeps (Enquanto minha guitarra suavemente chora)
I look at you all (Eu olho vocês todos)
Still my guitar gently weep (Ainda a minha guitarra suavemente chora)
I look from the wings at the play you are staging (Eu vejo de fora que você está se entediando)
While my guitar gently weeps (Enquanto minha guitarra suavemente chora)
As I'm sitting here doing nothing but aging (Assim como estou sentado aqui, fazendo nada, apenas envelhecendo)
Still my guitar gently weeps (Ainda minha guitarra suavemente chora)

587 - Lugares Maravilhosos do Mundo: o Buda de Leshan

Como é lindo esse nosso mundo! A cada dia que passa, descubro mais lugares espetaculares neste nosso planeta magnífico. São belezas naturais ou criadas pela engenhosidade da mente humana que muito me encantam. Uma destas maravilhas criadas pelo homem é o Buda de Leshan.
O Grande Buda de Leshan é a maior estátua esculpida em pedra de Buda do mundo, com 71 metros de altura, e foi construída na dinastia Tang, no lado leste da montanha Emei, em Leshan, Província de Sichuan, na China, na confluência dos rios Min Jiang, Dadu e Qingyi. 
Conta a história que um monge, de nome Haitong, em visita à Província de Sichuan, decidiu construir a estátua para fazer menos turbulentas as águas que destroçavam os barcos que ali navegavam e evitar as cheias dos rios, protegendo a aldeia das inundações. A construção se iniciou no ano de 713. O monge acabou falecendo quando ele concluiu a construção da cabeça da gigantesca estátua. Só depois de 90 anos, a estátua foi finalmente completada por seus discípulos.
A estátua representa um Buda Maitreya, sentado contra o penhasco rochoso da Colina Lingyun com as mãos apoiadas nos joelhos. Para impedir a erosão, foi construído um sistema de drenagem interior. A cabeça da estátua mede 14,7 m de altura e 10 m de diâmetro. Os ombros medem 28 metros de largura e seus pés medem 11 m de comprimento e 5,5 m de largura. Só para se ter uma ideia da incrível altura do Buda de Leshan, a Estátua da Liberdade de Nova Iorque e o Cristo Redentor do Rio de Janeiro medem 46 m e 30 m, respectivamente, sem o pedestal.
A UNESCO incluiu, em 1996, o Grande Buda de Leshan, juntamente com o Monte Emei, na lista dos lugares considerados Patrimônio da Humanidade. Abaixo, algumas fotos e um vídeo com imagens da bela e incrível criação chinesa.
Um grande abraço espinosense.