Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

550 - Espinosa em cenas cotidianas

Em período de férias pelas plagas espinosenses, nestes duros tempos de calor insuportável e o flagelo da seca impiedosa, eis que algumas imagens da terra natal dão um sopro de esperança para o futuro. Ainda pode-se ver a inocência alegre dos meninos jogando bola no rústico campinho de terra poeirenta, outros soltando papagaio sob o sol forte do sertão ou se divertindo no tradicional jogo de bolinhas de gude na rua. Ainda pode-se apreciar a beleza do ainda pequeno juazeiro incendiando de cores a paisagem cinza e melancólica do sertão norte-mineiro castigado impiedosamente pela natureza. A minha amada e famosa Rua da Resina continua lá, servindo de morada para meu Tio Luiz, Dona Nair e Sêo João Meira, Dona Noeme e Dona Cida, pessoas afetuosamente enraizadas em meu coração. É por fatos, paisagens e pessoas assim tão simples e especiais que eu continuo apreciando fervorosamente o lugar onde nasci.
Um grande abraço espinosense.

 
Uma triste e desoladora imagem: o Rio Verde Pequeno totalmente seco
A velha estação do trem ainda continua abandonada
O protesto de alguém tão inconformado como eu com a precária situação da velha estação
A completa ignorância de uma parcela da população que usa o rio como depósito de lixo
A imagem cruel dos efeitos da seca

A mensagem parece ainda não ter sido entendida por alguns estúpidos
Até os animais procuram se proteger do sol escaldante na cidade

Imagem curiosa: a quadra novinha com traves toscas de madeira
O início do fim de um dos cartões postais da cidade
A velha pick-up descansa resignada no mesmo lugar de sempre
O magnífico céu de nuvens brancas contrasta com a terra ressequida
O velho "corte" recebe proteção de tela nas suas laterais
A nova sede da APAE em processo de finalização
A nova entrada torna mais bela a cidade
A arte, talvez despercebida por muitos, continua disponível no  muro da escola
A minha eterna Rua da Resina se renova a cada dia
A belíssima gameleira de Sêo Florival resiste, esplendorosa, ao tempo
A natureza, mágica e fulgurante, floresce em meio ao caos no Rio Verde

A força criadora universal se apega até ao concreto para resistir
Enquanto outras árvores perdem as suas folhas, esperando que a chuva venha em abundância o mais rápido possível, o jovem juazeiro mostra que a esperança jamais pode morrer
As flores embelezam ainda mais a já bela Praça da Matriz
Os cachorrinhos tiram uma soneca na sombra da praça em uma tarde ardente
Os meninos ainda se divertem soltando suas pipas
O garotinho se diverte soltando o seu papagaio debaixo do sol abrasador
O bate-bola dos meninos no rústico campinho de terra

A turma de jovens garotos se distrai com as bolinhas de gude
O nosso pôr-do-sol continua deslumbrante
Pena que a tradicional mesa do baralho não conte mais com a alegre presença do nosso eterno Zé Cobrinha
 A lamentar, a perda de alguns grandes cidadãos espinosenses nos últimos dias. Pessoas da mais alta qualidade, de história ilibada, grandes exemplos de dignidade. Sêo Firmino, Sêo Dirceu Ribeiro da Cruz, Waldemar Martins Ribeiro (Dé da Codevasf), a esposa de Miro Eletricista e Sêo Lindolfo Alves Martins desencarnaram recentemente.
A todos os familiares, o meu sincero sentimento de tristeza.

549 - Ótima notícia: Implantação do Polo Industrial de Confecções em Espinosa

Recebi, com bastante satisfação, um e-mail do nosso vice-prefeito eleito nas eleições deste ano, Roberto Rodrigues Muniz (Ró), repassando um comunicado da Assessora de Comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Raquel Massote, que publico na íntegra logo abaixo, sobre a implantação do Polo Industrial do Setor de Confecções em Espinosa.
O terreno para o empreendimento industrial já está disponível na entrada da cidade, próximo ao Morro do Quem-quem, onde já se pode notar o início das obras por conta da empresa Amil.
Quero aqui destacar o trabalho realizado pelo empresário Lucivaldo Barros Lima (exemplo de dignidade e capacidade profissional) que, com a sua privilegiada visão de futuro e o talento e a determinação de um grande empreendedor, vem mudando o cenário econômico da cidade de Espinosa, gerando desenvolvimento e criando oportunidades de emprego para uma boa parcela da nossa população. Parabéns a ele e a todos os outros empresários que também estão se destacando na cidade, com uma nova mentalidade, investindo na ampliação das suas empresas e contribuindo decisivamente para a melhoria do cenário econômico e social de Espinosa. Faz-se justiça parabenizar outros envolvidos no projeto, como o prefeito João Alves Miranda, o Dão, e Florito Nogueira Gomes, na administração da ACE - Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Espinosa.
Uma cidade não se desenvolve apenas com as ações da prefeitura, que certamente tem o dever de fomentar e apoiar o desenvolvimento, mas com a participação ativa e imprescindível do setor privado, o que felizmente está acontecendo atualmente em nossa cidade. É aquela velha máxima de John Fitzgerald Kennedy: "Não questione o que a sua cidade pode fazer por você, mas o que você pode fazer pela sua cidade."
Um grande abraço espinosense.

Vamos então ao conteúdo integral da notícia:
Com apoio do Governo de Minas
Norte do Estado sediará Polo de Confecções
30/10/2012
Ao centro, o presidente do INDI, José Frederico Álvares; à esquerda, o secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas, Gil Pereira, e o diretor do INDI, Marcus Vinícius. À direita, o empresário Lucivaldo Barros Lima
Crédito da Foto: Felipe Barroca/SEDE
 
O município de Espinosa, no Norte de Minas, deverá sediar até 2014 um novo polo industrial do setor de confecções. O projeto foi apresentado, nesta terça-feira (30), pelo empresário Lucivaldo Barros Lima ao presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), José Frederico Álvares, e ao secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira (SEDVAN), durante assinatura de protocolo de intenção para a expansão da Indústria e Comércio de Confecções (Amil Confecções).
Com investimento próprio e em parceria com a Prefeitura de Espinosa, o empresário Lucivaldo Barros Lima iniciou a implantação do Distrito Industrial que sediará o novo polo, que deverá abrigar as 65 confecções e facções já existentes no município. “A ideia de criação do polo surgiu não só para agregar todas as empresas do setor e direcionar a industrialização e comercialização de artigos do vestuário e de cama, mas também para incrementar a economia da cidade. Nossa ideia, inclusive, é criar pontos de venda e transformar Espinosa em um polo como os do Barro Preto (em Belo Horizonte) e Divinópolis”, explicou.
Já o presidente do INDI, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), informou que a secretaria irá dar todo o apoio necessário para a estruturação do Polo de Confecções de Espinosa, que inicialmente deverá concentrar 28 facções.
José Frederico Álvares chamou a atenção ainda para os incentivos da Sudene aos quais os empresários da região têm direito. “É preciso que o investidor se lembre que os 168 municípios mineiros que integram a área da Sudene têm direito a uma série  de benefícios oferecidos pelo Governo Federal, o que facilita e reforça o desenvolvimento”, destacou.
Reunião
Por sua vez, o secretário Gil Pereira informou que já no início de 2013 a SEDVAN promoverá uma reunião em Espinosa com vários municípios da região Norte para divulgar os benefícios concedidos para a área mineira da Sudene, e  para também apresentar as linhas de crédito oferecidas pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
“É preciso que os empresários conheçam o apoio e a orientação oferecidos pela SEDE e pelo INDI aos investidores já instalados no Estado ou aos que estão chegando, bem como orientar as prefeituras sobre a infraestrutura necessária para atrair novos investimentos”, destacou o secretário.
O diretor da Amil Confecção enfatizou que a proposta de criação do polo é uma estratégia para enfrentar a concorrência com os produtos asiáticos. “Queremos criar o polo porque ao reunirmos os empresários estaremos não apenas facilitando a logística e o desempenho da produção, mas também fazendo a informação circular com rapidez e eficiência. Com o apoio que estamos recebendo do Governo de Minas formaremos um modelo de polo industrial em uma das regiões mais carentes do Estado, e garantiremos a criação de 700 a 1.400 empregos diretos”, frisou Lucivaldo Barros Lima.
Amil – Com investimento de R$ 2,8 milhões e a geração de 300 empregos diretos e indiretos, a Indústria e Comércio de Confecções (Amil) está expandindo suas atividades através da construção de uma nova sede e modernização dos setores de produção e administrativo para conquistar novos mercados, inclusive, está de olho no Mercosul.
Fundada em 1984, a Amil hoje está presente em 22 estados brasileiros e já vende parte da sua produção para o Paraguai e Bolívia. São produzidas por mês em torno de 120 mil peças masculinas e roupas de cama. O plano de expansão prevê, a partir de 2014, um aumento de 15% da capacidade de produção atingindo 140 mil peças por mês. Com a criação do Polo de Confecções, a previsão é que sejam fabricadas em Espinosa de 300 mil a 500 mil peças por mês de vários segmentos têxteis.


Raquel Massote
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico
(31) 3915-2910/ (31) 3915-2915