Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 18 de setembro de 2012

520 - Há 42 anos silenciava o melhor guitarrista do mundo

Há exatos 42 anos, em um 18 de setembro, no ano de 1970, morria asfixiado em seu próprio vômito, aos 27 anos, depois de ingerir remédios e álcool, Jimi Hendrix, o melhor guitarrista de todos os tempos da história da música de todo o planeta. Encontrado morto em um quarto do Hotel Samarkand, em Londres, James Marshall Hendrix, nascido em Seattle, nos Estados Unidos, teve uma carreira breve, mas preponderante. Deixou um pequeno registro do seu talento, em apenas três álbuns lançados com a sua banda Jimi Hendrix Experience, formada  com o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell: "Are You Experienced" (1967), "Axis: Bold as Love" (1967) e "Electric Ladyland" (1968). Participou (e entrou definitivamente para a história do rock) em eventos históricos, como o Festival Pop de Monterey de 1967, o lendário Festival de Woodstock e o Festival da Ilha de Wight. Com o seu incrível talento e carisma, em apresentações inesquecíveis e atitudes espetaculares no palco, conquistou milhões de admiradores e influenciou milhares de artistas mundo afora, entre eles ícones da guitarra como Jeff Beck, Eric Clapton, Stevie Ray Vaughan e Carlos Santana.

Canhoto, o guitarrista americano era um expert na arte de tocar o seu instrumento, a ponto de tocar em alto nível com o uso dos dentes ou ainda por cima da cabeça, nas costas. Quando tocava, parecia que o instrumento fazia parte do seu corpo, tamanha era a simbiose. Parecia que ele entrava em transe com o som da sua amiga mais querida ou do seu brinquedo favorito.

Hendrix estrelou cenas inesquecíveis do rock and roll. Uma delas é a clássica ajoelhada em frente à sua Fender Stratocaster para então jogar álcool, acender o fósforo e parecer comandar as chamas com as suas mãos. Depois passa a, enlouquecidamente, destruir sua guitarra, arremessando-a alucinadamente no chão e nas caixas de som ao redor, como a querer exorcizar os seus demônios interiores.
Neste próximo 27 de novembro, Hendrix estaria completando 70 anos de idade. O fato é que depois de Jimi Hendrix, a guitarra nunca mais teria um gênio a lhe dedilhar as cordas com tamanha maestria, psicodelismo e criatividade. Ele foi e sempre será o melhor.
Um grande abraço espinosense.





519 - O reconhecimento a um grande ídolo

Merece destaque a significativa homenagem prestada pelo clube turco do Fenerbahçe ao meia brasileiro Alex, com a inauguração em frente ao seu estádio Sukru Saracoglu, de uma estátua em tamanho real do grande ídolo da torcida. Criada pelo escultor turco Asan Akin, a imagem mostra o atleta brasileiro em uma posição clássica de comemoração dos seus gols. Em um evento que contou com a participação da diretoria e de centenas de torcedores do Fenerbahçe, Alex se emocionou e chegou às lágrimas com a homenagem, agradeceu a todos os torcedores, aos colegas de equipe, aos treinadores e à diretoria que lhe proporcionou o sonho de trabalhar com Zico, seu ídolo.
Não é à toa que a torcida do Fenerbahçe idolatra o meia Alex, o seu habilidoso camisa 10, que teve passagens marcantes no Brasil pelo Coritiba, Palmeiras e Cruzeiro. Desde que chegou ao time de Istambul, Alex  conquistou por três vezes o Campeonato Turco, venceu duas Supercopas e uma Copa da Turquia, se tornando o segundo maior artilheiro da história do clube na Liga Nacional, marcando 136 gols em 242 partidas. Em oito temporadas, o jogador foi o artilheiro do time no Campeonato Turco por seis vezes e da própria competição em duas delas. Desde que chegou à Turquia para jogar futebol em 2004, já são 184 gols marcados em 374 partidas, uma marca bastante expressiva.  Aos 35 anos de idade, o grande craque brasileiro parece estar terminando o seu ciclo vitorioso na equipe turca, mas ficará eternizado na sua imagem plantada em frente ao estádio e nos corações da apaixonada torcida do Fenerbahçe.
Um grande abraço espinosense.





518 - A obra artística de Mary Jane Ansell

Mary Jane Ansell é uma pintora inglesa que surpreende pela força e personalidade do seu estilo de trabalho, com suas pinturas hiperrealistas. Nascida em 1972 e formada em 1994 pela Universidade de Brighton, ela atualmente trabalha em seu estúdio em Brighton’s North Laine. Ela só começou a expor os seu trbalho em 2002. As suas belas obras surpreendem pela riqueza de detalhes, o que a levou a ser selecionada como finalista nos anos de 2004, 2009, 2010 e 2012 da BP National Portrait Award. Os seus trabalhos estão expostos na Fairfax Gallery - London, (England).
Não consegui encontrar na Internet maiores informações sobre a sua biografia, infelizmente. Mas o seu trabalho fala por si. Imagens belíssimas de um grande talento.
Um grande abraço espinosense.










517 - O Robocop vem aí

Está em processo de gestação a refilmagem do clássico da ficção científica dirigido por Paul Verhoeven em 1987, que fez bastante sucesso nos cinemas brasileiros, mostrando as aventuras do policial Robocop. Para quem não se lembra ou nunca ouviu falar, o filme conta a história do dedicado policial Alex Murphy, exemplo de dignidade como pai e esposo que, diariamente, combate o crime e a corrupção na cidade de Detroit no ano de 2028. Depois de ser seriamente ferido no cumprimento do dever, ele é transformado em uma mistura de homem e máquina, o Robocop, pela poderosa empresa de armamentos e tecnologia robótica Omni Corp.
O remake, dirigido pelo brasileiro José Padilha (de Tropa de Elite) e que tem roteiro de Josh Zetumer, terá participações de Samuel L. Jackson, Michael Keaton e Gary Oldman, além dos protagonistas Joel Kinnaman (Alex Murphy) e  Abbie Cornish (Sua esposa) e deve chegar às telas dos cinemas em agosto de 2013.
Veja algumas imagens das filmagens.



Um grande abraço espinosense.