Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

487 - Caminhos espinosenses

CAMINHOS ESPINOSENSES

Aonde esses caminhos nos levarão?
Ao fundo da alma ou ao cerne do coração?
Aonde essas estradas irão desaguar?
No topo das montanhas ou na beira do mar?

O não saber, será insignificância?
Dos nossos tenros sonhos de criança?
Ou ignorar o destino é a razão?
Do sentido mágico da criação?

Só sei que esses especiais caminhos
Despertam em mim tantos carinhos
Levam-me a lembranças tão bem vividas
De emoções jamais no tempo perdidas

São caminhos rústicos, tortuosos, singelos
Que debaixo dos raios do Sol, amarelos
Exaltam a pura força bruta do Sertão
Encravado nas entranhas do meu coração

E quando em seus terrenos passeio sozinho
Debaixo do sol inclemente, no redemoinho
Sinto a sensação deveras saborosa
De estar no âmago de ti, Espinosa!

Perdoem a ousadia de criar tão frágeis versos, mas não consegui resistir ao contemplar essas imagens da minha terra.
Um grande abraço espinosense.












486 - Como driblar a morte em 10 lições

A única certeza que temos na vida é a de que, em algum incerto e inesperado momento da nossa efêmera existência, a temida morte irá nos cobrir com o seu manto tenebroso e nos arremessar inapelavelmente a um lugar desconhecido. Não há como fugir desta sina de todos os seres vivos. Muitas pessoas até parecem procurá-la, tamanha a insensatez de suas atitudes. Mas há algumas maneiras de driblar a morte, pelo menos adiar a sua chegada. Vamos a algumas delas:
  1. Mesmo com o diagnóstico de algumas graves doenças, algumas pessoas não se dão conta da gravidade da sua situação e continuam com velhos hábitos descuidados. Infelizmente temos que nos conscientizar da fragilidade da nossa saúde e mudar urgente e radicalmente os nossos costumes, principalmente na alimentação. Uma mudança de atitudes, seguindo os conselhos de especialistas da medicina, tem um resultado impressionante na manutenção da nossa vida.
  2. A imprudência no trânsito é uma das maiores causas da ocorrência de acidentes e, consequentemente, de perdas de vidas humanas. A adoção de uma conduta de direção defensiva na cidade e na estrada, o respeito à sinalização e o bom senso, são atitudes fundamentais para preservar a nossa vida e as vidas dos outros.
  3. Pessoas distraídas são presas fáceis para acontecimentos fortuitos de graves consequências. No trânsito, muitas mortes são causadas pela total desatenção das pessoas. Portanto, concentração total no movimento em seu redor e atenção redobrada nas ruas da cidade evitam atropelamentos fatais.
  4. Ninguém está livre de assaltos. Atualmente, nem os moradores de cidades pequenas. Então, nunca, em hipótese alguma, jamais, tente a reação contra o bandido. Conscientize-se de que ele é o dono da situação, não tem nada a perder e a sua reação pode ser a causa da sua morte. Nenhum bem material, qualquer que seja o valor, vale o sacrifício da sua tão preciosa vida.
  5. A curiosidade normalmente é a causa de vários inconvenientes na nossa vida. Então, afaste-se de confusões, de brigas, de manifestações violentas, de incêndios, de prédios em risco de desabamento. Muito cuidado também ao se deparar com acidentes nas estradas. Jamais fique parado na estrada em pé ou dentro do carro em rodovias movimentadas, correndo o risco de ser atropelado ou esmagado por caminhões desgovernados. Mantenha uma posição segura nas margens da estrada.
  6. Muitos assassinatos ocorrem pela perda de controle das pessoas em desentendimentos banais. Assim, quando em divergência com desafetos, jamais prolongue a discussão. Silencie-se e afaste-se. Você só tem a ganhar com esta atitude.
  7. É claro que alguns lugares nas cidades são bem mais perigosos que outros. Então, evite a permanência em lugares onde a possibilidade de acontecer problemas seja maior, principalmente em horários críticos. Prevenir é sempre melhor que remediar.
  8. Tudo na vida tem um preço a pagar. Para cada ação existe uma reação. Assim, muito cuidado com relações extraconjugais, principalmente com pessoas comprometidas com outrem. O prazer dessas relações pode custar bem caro e terminar com a sua vida abruptamente.
  9. Um caminho que raramente tem um final feliz é o das drogas. Depois de entrar nesta canoa furada, principalmente os jovens, fatalmente o resultado será a morte. Seja pelas complicações na saúde causadas pelo consumo indiscriminado de entorpecentes, seja pela execução dos viciados inadimplentes pelos traficantes.
  10. Finalmente, para que a sua vida se prolongue o máximo possível, jamais guarde rancor no coração, não faça mal a ninguém, externe as suas tristezas e alegrias com pessoas de sua confiança, não seja um eterno refém do dinheiro e trabalhe com alguma coisa que lhe dê prazer. Encare os problemas, os obstáculos e as dores da vida como uma batalha natural a ser vencida e desfrute dos momentos, desde os mais sofisticados até os mais simples, com o coração aberto e a mente tranquila.
Um grande abraço espinosense.

485 - Você no nosso blog

Depois de publicar algumas histórias de espinosenses espalhados pelos recantos deste nosso imenso Brasil, resolvi abrir espaço para que outros espinosenses, que atualmente moram em outras cidades do país, também tenham as suas histórias contadas aqui no nosso blog. Não necessariamente filhos da cidade, mas qualquer pessoa que tenha uma relação de carinho e apreço por nossa terra, por ter trabalhado, estudado, casado ou que tenha morado lá por algum tempo. 
Gostaria muito de contar com a participação de todos aqueles internautas que acessam o nosso espaço aqui na Web, para que mandem um e-mail contando as suas histórias de vida, dando as informações sobre a sua família, o seu trabalho e sobre o seu sentimento em relação a Espinosa. Peço para que enviem as informações abaixo discriminadas, acompanhadas de uma fotografia sua, para o e-mail eustaquiotolentino@gmail.com, que terei a maior felicidade em publicar. Vamos a elas:
Nome completo e apelido;
Nome da (o) esposa (o) e dos filhos;
Nome dos pais;
Onde estudou e trabalhou na cidade;
Nomes de familiares ou amigos que mantém na cidade;
Sua história de vida na cidade;
O porquê da sua saída para outra localidade;
Onde mora atualmente e em que trabalha;
O que sente pela cidade de Espinosa e o que lhe dá mais saudade.
Aguardo ansiosamente a participação daqueles que residem distante, mas que ainda tem no fundo do coração aquela chama acesa de amor e carinho pela minha amada terra natal. Participem!
Um grande abraço espinosense.