Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 6 de julho de 2012

464 - Uma cidade nas ruas

Há algum tempo atrás eu vi este vídeo na Internet e fiquei maravilhado com as imagens belas e impressionantes da população da cidade nas ruas, com a criatividade dos seus criadores e também pela música maravilhosa que serve de trilha sonora. Mas infelizmente eu o perdi e não conseguia encontrá-lo mais na rede. Dia desses, fuçando o You Tube, finalmente o reencontrei, o que me deixou satisfeitíssimo por revê-lo e poder compartilhar com vocês essa maravilha. Trata-se de um vídeo de "LipDub" (tipo de vídeo que combina sincronização labial e dublagem de áudio para produzir um videoclipe musical) realizado por Bliss Rob em maio de 2011, em resposta a um comentário feito por um jornalista na revista Newsweek, chamando a cidade americana de Grand Rapids de "cidade moribunda". A população se sentiu incomodada com a publicação e umas 5.000 pessoas saíram às ruas para participar desse vídeo maravilhoso e protestar criativamente contra o comentário maldoso. O vídeo de quase nove minutos mostra os moradores da cidade dublando a bela música "American Pie" do cantor e compositor americano Don McLean.
Grand Rapids é uma cidade localizada no estado americano do Michigan, no Condado de Kent, cortada pelo Rio Grande. Foi fundada em 1826 e incorporada em 1850. Anthony Kiedis, vocalista dos Red Hot Chili Peppers e o ex-presidente americano Gerald Ford nasceram na cidade. 
Segundo o censo nacional de 2010, a sua população é de 188.040 habitantes e sua densidade populacional é de 1.635,19 hab/km². É a segunda cidade mais populosa do Michigan depois de Detroit. 
Vejam abaixo o clipe do Lipdub e um vídeo com a interpretação de Don Mclean da sua famosa canção (com a tradução).
Um grande abraço espinosense.


463 - A imponente Igreja de Nossa Senhora da Conceição e São José em Montes Claros

Dia desses, em uma cerimônia de batizado, mais uma vez fiquei fascinado pela beleza da Igreja Matriz de Montes Claros. Com suas pinturas maravilhosas, seus vitrais coloridos, seus muitos altares, suas imagens impressionantes e sua enorme cruz moldada no teto, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e São José, localizada na Praça Doutor Chaves, no centro da cidade, sempre me despertou a atenção por sua extrema beleza e pela especial sensação de acolhimento que me provoca. Assim, tirei algumas fotografias que quero compartilhar com vocês aqui no blog, além de um pequeno resumo sobre a sua história. 
A primeira Capela foi construída em 1769 com invocação de Nossa Senhora da Conceição e São José. Ela ficava no fundo da atual Matriz, bem de frente para a sede da fazenda do Alferes José Lopes de Carvalho.  
No dia 19 de junho desse ano, o Alferes requereu junto ao então Coadjutor da Capela do Nosso Senhor do Bonfim de Macaúbas (atual Bocaiúva), Padre Francisco de Medeiros Cabral, a necessária licença para a construção da capela. A licença foi aprovada e verificou ser legal a doação de uma légua e meia de terras de comprimento, por uma légua de largura, na fazenda de Mucambinho e também 50 novilhas feitas pelo Alferes para a construção da Capela.  
Em 3 de julho de 1857 a Capela recebeu a denominação de Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e São José de Montes Claros, em conseqüência da elevação da Vila de Formigas em cidade de Montes Claros.  

Em 1835 - O primeiro vigário foi o Padre Antônio Gonçalves Chaves. 
Em 1877 – Padre Antônio Augusto Alkimim.  
Em 1879 – Padre Augusto Prudêncio da Silva – terceiro vigário e primeiro Padre montesclarense.  
Em 1885 – Padre Manoel Assunção Ribeiro.  
Em 1888 – Padre José Vieira da Silva.  
De 1896 a 1902 – Padre Lúcio Antunes de Souza – Batalhou para a criação de um novo bispado no Norte de Minas com sede em Montes Claros.  
De 1902 a 1903 – Padre José Messias (provisoriamente).  
De 1903 a 1917 – Padre Manoel Francisco Calado (Padre Secular).  
De 1917 a 1919 – Padre Carlos Antônio Vincart. Padre François Moreau (coadjutor de Pe.Carlos A. Vincart). Padre Chico, Padre Bento, Padre Maurício e Padre Vincart. Foram os responsáveis pela instalação do bispado de Montes Claros.  
De 1919 a 1924 – Padre Maurice Gaspar (volta dos premonstratenses).  
De 1925 a 1949 – Padre Marcos Van In (fundou a Liga Católica, a Associação de Santa Terezinha e as Damas de Caridade(caráter filantrópico). Iniciou a reconstrução da Matriz.  
Em 1947 – Padre Hermano José Ferreira (vigário auxiliar)  
De 1950 a 1994 – Padre Hermano José Ferreira assume a Paróquia.  
Em 1994 – A Paróquia fica sob os cuidados dos seguintes padres premonstratenses. Uma equipe que revezava celebrando até a posse do novo pároco. São eles: Padre João Batista de Souza Lopes; Padre Osvaldo Gonçalves Vieira; Padre Sérgio Silva Rocha; Padre Aderbal Murta de Almeida; Padre Sebastião Raimundo de Castro; Padre Antônio Galvão Arruda Filho.  
De 1999 a 2005 – Padre Manoel Pereira dos Santos Neto.  
Em 2006 – Padre Kennedy dos Santos Silva.  
Em 2008 – Padre Graci Maria de Sá (vigário auxiliar).  
Em 2011 - Padre Franscino Oliveira Silva (vigário auxiliar).

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO E SÃO JOSÉ DE MONTES CLAROS
Missa nos domingos, às 7, 9 (Missa das Crianças) e às 19 horas.
Missa nas segundas-feiras, às 7 horas.
Missa nas terças-feiras, às 7 e às 17 horas.
Missa nas quartas, quintas, sextas-feiras e sábados, às 7 e às 19 horas.
Batizados, todo primeiro domingo do mês às 10 horas.
Fonte: matrizmoc.com