Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 24 de maio de 2012

434 - Uau! Alabama Shakes, sensacional!

Alabama Shakes, este é o nome da banda que descobri recentemente. Amor à primeira vista. Rock básico com levada de soul, duas guitarras, baixo e bateria. Uma vocalista de extrema capacidade vocal, um vozeirão temperado com muito suíngue e um visual totalmente fora dos padrões de beleza exigidos pela indústria da música. Energia total e música visceral. Os cabelos encaracolados, os óculos de nerd, as curvas cheinhas e as roupas comuns usadas pela cantora e guitarrista só realçam ainda mais a sua excepcional qualidade de intérprete de Rock´n Roll. Assim é a boa música, nada de subterfúgios e maquiagem, apenas a poderosa e mágica sonoridade que nos envolve, penetrando sorrateiramente pelos nossos ouvidos, invadindo os nossos cérebros sedentos de harmônica melodia e desaguando nas entranhas do nosso frágil coração.

A banda Alabama Shakes nasceu da união da vocalista Brittany Howard, do baixista Zac Cockrell, do guitarrista Heath Fogg e do baterista Steve Johnson na pequena cidade de Athens, com pouco mais de 20 mil habitantes, situada no norte do estado do Alabama. Brittany preenchia o seu tempo de adolescente estudando música, compondo e gravando suas composições em um pequeno gravador, em casa. A partir daí criou a Kerosene Swim Team, uma pequena banda punk. Depois de conhecer Zac Cockrell na escola, passaram a compor juntos e logo estavam se juntando aos outros integrantes para formar o grupo The Shakes, logo alterando o nome para Alabama Shakes, já que havia uma outra banda com aquela denominação.
O primeiro e até agora único álbum gravado, "Boys and Girls", lançado em 10 de abril, destronou a grande Adele do primeiro lugar da parada britânica de discos independentes e alçou o grupo a um sucesso que se espalha rapidamente por todo o planeta.  Eles já tem shows agendados e se apresentarão na França, na Alemanha, na Espanha, na Suiça, na Bélgica, na Dinamarca, na Holanda, em Portugal, no Reino Unido e no Canadá, com a possibilidade e a vontade declarada de se apresentar também no Brasil no ano que vem.
Para as apresentações na turnê junta-se a eles o tecladista  Ben Tanner.
E pensar que essa turma de jovens, há pouquíssimo tempo, tocava covers de artistas como Otis Redding, AC/DC, My Morning Jacket, Led Zeppelin, James Brown e outros mais, em apresentações de mais de três horas de duração em sua cidade natal, para se sustentar.
O sucesso, é claro, vai render melhores condições de trabalho à banda, aparelhos musicais mais sofisticados, acesso facilitado a uma melhor estrutura para gravação de álbuns e fatalmente mudanças radicais na sua aparência irão acontecer. Só espero que essas mudanças todas não acabem com a garra, a alma e a criatividade desta banda que promete renovar a cara do Rock. Que assim seja!
Um grande abraço espinosense.



433 - Valorosas mulheres espinosenses

A velha fotografia que publico agora, mais uma cortesia de Geraldo Roberto Vieira Cruz (Tim), mostra uma reunião de moradores de Espinosa, na sua maioria mulheres, confortavelmente sentadas em meio aos seus filhos em algum lugar não identificado da cidade. Pode-se perceber na foto um menininho todo pelado no colo da mãe, como também uma bicicleta novinha em folha nas mãos de um senhor e um sossegado e desligado cachorro que parece não se importar em posar para o fotógrafo. A única pessoa que me parece familiar é a quarta mulher a partir da esquerda, toda simpática e sorridente, que entendo ser a nossa saudosa Dona Carmita. Os outros, por mais que tentasse, não consegui identificar.
Um grande abraço espinosense.

432 - São Gonçalo do Rio Preto, um pedaço do paraíso

Se você é daqueles que, como eu, adora o contato com a natureza, gosta de respirar ar puro e aprecia um revigorante banho de rio ou de cachoeira, o lugar tem nome longo mas é bastante pequeno e aconchegante: São Gonçalo do Rio Preto. A cidadezinha, de apenas três mil habitantes, está localizada na região do Alto Jequitinhonha, bem próximo de Diamantina (56 km) e leva no nome o padroeiro e o belíssimo rio que nasce ali e corta mansamente a cidade.
Durante o período da mineração de ouro e diamantes, que deu início à fundação da cidade, as terras que hoje abrigam o município pertenciam ao contratador João Fernandes de Oliveira, marido da famosa Xica da Silva. Atualmente a agricultura e a criação de gado sustentam a economia da cidadezinha.
São Gonçalo do Rio Preto conta com inúmeros atrativos para quem gosta de um lugar aprazível, aconchegante e extremamente sossegado. O povo hospitaleiro da cidade recebe os visitantes com bastante carinho em várias ocasiões festivas no ano, como no Carnaval, na Folia de Reis, na Marujada, no passeio das Pastorinhas, na Festa do padroeiro São Gonçalo e em outras mais festas religiosas.
Lá você pode visitar diversas cavernas e grutas com inscrições rupestres, como a Lapa do Alberto, Lapa do Urubu, Lapa do Veado, Lapão, Lapa do Tatu, Lapa do Juracy etc. E também cachoeiras lindíssimas como a Cachoeira do Crioulo, Cachoeira do Quilombo, Cachoeira da Sempre-viva, Cachoeira Deitada etc. Lá também pode-se comer um saboroso frango com quiabo, um ora-pro-nobis com carne moída ou ainda um arroz com pequi. Que tal ainda se deliciar com os biscoitos de goma, com as broas de fubá ou as bolachas de rapadura? E isso é só uma pequena amostra do que você poderá encontrar por lá.
Grande atração da cidade, a Praia do Lapeiro, no Rio Preto, situada a 1 km do centro, possui boa estrutura para a prática de esportes como futebol de areia, vôlei de praia e peteca, além de bares e um restaurante para atender bem a todos os visitantes. E para um revigorante banho de rio também.
Um dos maiores atrativos da cidade é o Parque Estadual do Rio Preto, criado em 1994 e inaugurado em 2002, que é administrado pelo IEF - Instituto Estadual de Florestas. O parque, que concentra um terço do território da cidade, com seus 10.755 ha, foi criado para preservar a nascente do Rio Preto e a grande biodiversidade ali existente. Em toda a sua área pode-se encontrar inúmeras espécies de plantas e animais, além de cachoeiras como a Cachoeira do Crioulo e da Sempre-Viva. É uma maravilha poder visualizar toda a beleza da região a partir dos mirantes existentes na estrada para a sede do parque.
Quando estive lá, era cobrada uma taxa de R 5,00 por visitante e havia a exigência de participar de uma palestra sobre as regras de comportamento, antes da visitação ao parque. Para se aventurar nas trilhas na montanha, é necessária a companhia de um guia. Nada melhor que fazer uma longa caminhada pela montanha até a cachoeira e retornar pelo leito do rio, apreciando paisagens belíssimas da natureza intacta.
Você pode se hospedar nos espaçosos apartamentos disponibilizados para aluguel (12 alojamentos) ou acampar na estruturada área destinada ao camping. O parque conta com uma excelente estrutura que inclui banheiros, churrasqueiras e até um restaurante. O acesso à cidade é todo asfaltado, mas para se chegar à sede do parque, tem que se viajar por 14 quilômetros de estrada de terra e longas subidas na montanha. Mas vale a pena visitá-lo. Eu já o fiz e adorei. Pretendo voltar em breve, se Deus quiser.
Um grande abraço espinosense.