Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 18 de maio de 2012

428 - Sambô, mágico samba misturado com rock´n roll

Especialmente para meus amigos Júnior Alberto, Claudão e Beto de Horácio.
Como eu sei que vocês adoram um samba de roda (e eu também, apesar de não saber tocar nada), vou apresentar a vocês e a todo mundo (se já não conhecem), um grupo de samba de ótima qualidade. Trata-se do Sambô, formado no ano de 2005, em Ribeirão Preto (SP), por uma turma de amigos, músicos profissionais que se reuniram com a intenção de se divertir e de tocar um samba de primeira qualidade, em volta de uma mesa, batendo papo.
Tudo começou com apresentações em churrascos, festas de aniversário e farras nas casas dos amigos e foi se desenvolvendo até resultar em um trabalho sério e bastante elogiado. O grupo já tem um CD/DVD chamado "Sambô", gravado em 2008 e lançado em 2009 e está prestes a lançar novo trabalho.



O Sambô é formado por Daniel San (voz e pandeiro), Júlio Fejuca (guitarra, cavaquinho e banjo), Ricardo Gama (teclado), Sudu Lisi (bateria), Max Leandro (surdo e rebolo) e Zé da Paz (pandeiro). O repertório conta com sambas  inesquecíveis de astros da música brasileira como Beth Carvalho, Cartola, Zeca Pagodinho, Benito di Paula, Djavan etc. Mas até Raul Seixas tem lugar, com o seu "Rock das aranhas". Entre esses sambas estão "Não deixe o samba morrer", "Fato consumado", "Esperanças perdidas", "Vou festejar", "Fato consumado", "Minha vida", "Lado direito" etc. 
Mas não fica por aí. Clássicos do rock como "Mercedes-Benz", de Janis Joplin; "Rock´n Roll", do Led Zeppelin; "Sunday Bloody Sunday", do U2; "I Feel Good", de James Brown e "Wish You Were Here" do Pink Floyd também estão no repertório do grupo, em releituras cheias de suíngue. É claro que uma música triste como Sunday Bloody Sunday soa um pouco esquisita sendo tocada em rítmo de samba, numa descontraída e alegre performance dos rapazes, mas e daí? O que importa é que os integrantes do Sambô são extremamente talentosos e demonstram claramente nas suas faces o prazer imenso de estar ali fazendo o que mais gostam.
Outra curiosidade do grupo é a predileção por tocarem em meio ao público, como se estivessem em uma mesa de boteco, numa roda de samba, o que passa a impressão de muita informalidade, sem contudo perder o principal, a animação e a excelente qualidade da música, o verdadeiro suíngue da música brasileira. Espero que gostem.
Há uma apresentação do Sambô marcada para 1° de setembro, em Montes Claros. Quem sabe não estarei lá para verificar "in loco" o rítmo e a malemolência do grupo?
Um grande abraço espinosense.



427 - O que é que há, velhinho?

Quem não conhece o "Bugs Bunny"? Nunca ouviu falar? E se eu disser "Pernalonga"? Aí tudo fica mais claro, não é? Um dos mais engraçados personagens dos desenhos animados, o coelho esperto, inquieto e gozador apareceu pela primeira vez oficialmente com o nome de "Bugs Bunny" no ano de 1940, no filme de curta-metragem "The Wild Hare", dirigido por Tex Avery e lançado em 27 de julho de 1940. Estava ao lado do seu eterno rival "Elmer Fudd", ou "Hortelino Troca-Letras", para quem sempre dispara o seu famoso bordão "O que é que há, velhinho? Mel Blanc foi o seu primeiro dublador, no período de 1940 a 1989. Depois de sua morte, o personagem foi dublado por Jeff Bergman (1990 a1993), Greg Burson (1993 a 1996), e desde o filme "Space Jam" é dublado por Billy West, que também dubla o personagem Hortelino.
No Brasil, vários foram os profissionais que dublaram o famoso personagem: Ronaldo Magalhães, Ary de Toledo, Cauê Filho, Mário Monjardim, Alexandre Moreno, Flávio Dias e Luís Sérgio.
Outro personagem famoso que sempre se dá mal com o coelho Pernalonga é o irascível "Daffy Duck", ou o nosso conhecido "Patolino".
O personagem Pernalonga ficou tão famoso que ganhou até uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood, onde estão imortalizados grandes astros do cinema mundial.
Infelizmente, os desenhos animados apresentados atualmente na televisão, quase todos, tem uma qualidade horrível, principalmente os japoneses, com personagens quase que imóveis e com aqueles olhos esbugalhados. Um horror! E ainda mais sem a graça, a interessante trilha sonora e os inteligentes roteiros dos clássicos desenhos animados de outrora.



Abaixo vídeos de momentos distintos do personagem, um com o original em inglês, com legendas e outro dublado.
Fonte: wikipedia.org


426 - Começa mais um Brasileirão

Amanhã, sábado, 19 de maio, começa mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Futebol, com 20 clubes participantes em sistema de pontos corridos e com a queda dos quatro últimos colocados para a segunda divisão. Os jogos iniciais acontecerão neste sábado, às 18h30, entre Palmeiras x Portuguesa no Pacaembu e Sport x Flamengo na Ilha do Retiro. Ainda no sábado jogarão Figueirense x Náutico no Orlando Scarpelli, às 21h. Para domingo estão previstas mais sete partidas: às 16h jogarão Botafogo x São Paulo no Engenhão, Corínthians x Fluminense no Pacaembu e Internacional x Coritiba no Beira-Rio. No horário das 18h30 jogarão Vasco x Grêmio em São Januário e Bahia x Santos em Pituaçu. Os times mineiros começam a sua trajetória na competição no domingo: enquanto o Galo enfrenta a Ponte Preta no Moisés Lucarelli às 16h, o Cruzeiro recebe o Atlético-GO às 18h30 no Parque do Sabiá.
Como sempre acontece, o início da competição provoca inúmeras previsões sobre quem será o campeão ou quais os times que serão rebaixados para a segundona. Sendo assim, também darei os meus pitacos. O Santos, indubitavelmente, é o mais capacitado para se tornar campeão brasileiro neste ano, mas será bastante prejudicado pela disputa da Copa Libertadores e pela cessão de jogadores importantíssimos do seu elenco para a disputa das Olimpíadas de Londres pela Seleção Brasileira. Assim, Corínthians e Fluminense assumem a condição de maiores favoritos ao título. Internacional, Vasco e São Paulo ficam logo atrás, lutando por vaga na Libertadores. No setor intermediário, figuram várias grandes equipes que, no momento, tem um time de qualidade mediana e devem se contentar em conseguir vaga na Sul-Americana. São eles: Atlético-MG, Botafogo, Coritiba, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro. Os times restantes, como Atlético-GO, Bahia, Figueirense, Náutico, Ponte Preta, Portuguesa e Sport, deverão brigar para permanecer na primeira divisão.
Outra aposta sempre feita é: quem será o artilheiro da competição? Saem na frente com maiores chances, claro, Neymar, o melhor jogador do Brasil e um dos melhores do mundo. Luís Fabiano, do São Paulo; André, do Galo; Loco Abreu, do Botafogo; Fred, do Fluminense; Vágner Love, do Flamengo; Marcelo Moreno, do Grêmio e Leandro Damião, do Internacional são aqueles que tem grandes chances de alcançar a artilharia maior do campeonato. Mas surpresas podem acontecer e alguém fora dessa lista pode se destacar e desandar a marcar gols.
Outra atração do Campeonato Brasileiro deste ano é a continuação da disputa dos clássicos na última rodada, fato que trouxe enorme dissabor à torcida atleticana no ano passado, ao perder vexatoriamente de 6 x 1 para o eterno rival Cruzeiro, perdendo a chance de empurrar o adversário para a segunda divisão. Este ano a última rodada da competição, a 38ª, acontecerá no dia 2 de dezembro e trará jogos sempre no mesmo horário das 16 horas. Se enfrentarão neste dia fatídico Flamengo x Botafogo, Fluminense x Vasco, Santos x Palmeiras, São Paulo x Corínthians, Grêmio x Internacional, Portuguesa x Ponte Preta, Coritiba x Figueirense, Náutico x Sport, Atlético-GO x Bahia e o nosso clássico maior, Atlético x Cruzeiro.
As equipes mineiras enfrentam graves problemas para a disputa deste ano. O Cruzeiro, depois de ficar de fora da decisão do Campeonato Mineiro e ser eliminado da Copa do Brasil, contratou Celso Roth para ser o seu novo treinador, mas o time precisa de reforços, principalmente para as laterais e o ataque. O Atlético, precocemente eliminado da Copa do Brasil e mesmo depois de ganhar o título estadual, inicia o campeonato com vários problemas de contusão e terá enormes dificuldades se não contratar pelo menos uns cinco bons jogadores, com maior carência de um armador, de um goleiro e volantes. Então, vamos torcer muito para que os times de Minas  não nos decepcionem mais uma vez e que consigam apresentar um futebol competitivo, de boa qualidade e que não fiquem brigando para não cair como aconteceu no último campeonato. Boa sorte ao Atlético e ao Cruzeiro!
Um grande abraço espinosense.