Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 29 de abril de 2012

413 - Blubell, música com boa dose de sofisticação

O sorriso é encantador, convidativo e escancarado. A voz é doce e aconhegante. E eu reparei também que ela se parece muito com Emanuela Almeida, eu acho. As letras das suas músicas são na maioria, compostas por ela mesma. E são ótimas! Alguém aí já ouviu falar de Blubell? Se não, meu amigo, é hora de conhecê-la. Vamos lá!  
A cantora e compositora paulistana Isabel Garcia, mais conhecida como Bluebell (como saiu no seu primeiro disco) ou Blubell (atualmente), é uma das gratas surpresas do cenário musical brasileiro, mesmo já com alguns anos de carreira. Ela já participou da banda  "Funk Como Le Gusta" e lançou seu primeiro álbum “Slow Motion Ballet” em 2006, bastante elogiado pela crítica e por uma cantora consagrada, Marisa Monte.
Para gravar seu segundo disco, pela gravadora YB Music, Blubell convocou o quinteto com quem dividia o palco desde 2005, o grupo "À Deriva", formado pelo baixista Rui Barossi, o baterista Guilherme Marques, o pianista Daniel Muller e o saxofonista e flautista Beto Sporleder, somado ao guitarrista André Bordinhon. Com produção de Maurício Tagliari, membro da banda "Nouvelle Cuisine", e dela mesma, o álbum "Eu sou do tempo em que a gente se telefonava" traz canções delicadamente compostas e docemente interpretadas pela voz suave e cativante de Blubell. Das 11 faixas em inglês e português que compõem o disco, todas foram compostas por ela, sendo três em parcerias: "Pessoa Normal" e "Estrangeira" com Luiz Venâncio e  "Velvet Wonderland" com o músico Pedro Baby. 
Para as faixas "Good Hearted Woman" e "Pessoa Normal", ela convida a talentosa amiga Tulipa Ruiz para acompanhá-la. "What If", canção profundamente melódica faz parte da trilha sonora do filme "Bruna Surfistinha", enquanto "Chalala" ficou bastante conhecida do público por ser a canção de abertura do seriado global "Aline". Baby do Brasil, aparece para participar da canção "1, 2, 3, 5".
Depois de realizar vários shows em 2011, por São Paulo e Rio de Janeiro, ela também se apresentou, a convite da embaixada brasileira, em quatro cidades japonesas: Tokio, Nagoya, Kamakura e Yokohama, onde o seu trabalho sempre é muito bem recebido.
No último dia 8 de abril, ela se apresentou na primeira edição do Festival Lollapalooza em terras brasileiras, no Jockey Club de São Paulo.



Faixas do seu álbum "Eu sou do tempo em que a gente se telefonava": 
01. Música
02. Chalala
03. Triz
04. 1,2,3,5
05. Good Hearted Woman
06. My Bast
07. What If…
08. Estrangeira
09. Mão e Luva
10. Pessoa Normal
11. Velvet Wonderland
12. Chalala Original




412 - Histórias Cruzadas (The Help)

Acabo de assistir, com lágrimas nos olhos, a um filme de extrema beleza e sensibilidade: "Histórias Cruzadas". Numa adaptação para o cinema do romance de Kathryn Stockett, "The Help", o diretor Tate Taylor conta a linda história das conturbadas relações entre as patroas brancas e suas empregadas domésticas negras nos anos 60, época em que ainda havia restrições de acesso aos negros, que lutavam pela conquista dos seus direitos civis. O filme, ambientado na cidade de Jackson, no estado do Mississipi, conta a bela, emocionante e às vezes hilariante relação das empregadas negras, entre elas Aibileen Clark (Viola Davis) e Minny Jackson (Octavia Spencer, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante), com as suas patroas donas-de-casa brancas e a jornalista e escritora iniciante Eugenia "Skeeter" Phelan. Skeeter decide escrever um livro mostrando as histórias contadas pelas próprias empregadas sobre os seus relacionamentos com as suas patroas, expondo claramente a forma preconceituosa e repleta de racismo com que são tratadas.
É um retrato bastante real da imbecilidade humana, que tenta absurdamente colocar como menos importantes, pessoas que tenham uma cor diferente de pele. A história, felizmente, também mostra o outro lado da moeda, a existência de pessoas maravilhosas, de bom coração e sem nenhuma porção de preconceito.
O filme, de orçamento de apenas 25 mil dólares, foi produzido pela Dream Works Pictures e distribuído pela Touchstone Pictures, se tornando um sucesso ao conseguir arrecadar mais de 200 mil dólares de bilheteria em todo o mundo. Àqueles que adoram um bom drama, com pitadas de humor sutil e inteligente, é uma boa pedida assisti-lo.

Elenco:
Emma Stone como Eugenia "Skeeter" Phelan
Viola Davis como Aibileen Clark
Bryce Dallas Howard como Holbrook Hilly
Octavia Spencer como Minny Jackson
Jessica Chastain como Celia Foote
Allison Janney como Charlotte Phelan
Ahna O'Reilly como Elizabeth Leefolt
Chris Lowell como Stuart Whitworth
Cicely Tyson como Constantine Bates
Mike Vogel como Johnny Foote
Sissy Spacek como a Sra. Walters

Abaixo o trailer do filme e a música tema "The Living Proof", de Mary J. Blige.


411 - Educação no trânsito, necessidade urgente

A grande quantidade de acidentes nas estradas e ruas brasileiras ceifam vidas e causam sequelas graves aos acidentados. Provocam ainda tristeza e dor nas famílias e prejuízos ao país. O que se nota por aí é uma completa falta de discernimento por parte dos motoristas, motociclistas e pedestres que ignoram as leis do trânsito, aumentando as tristes estatísticas de ocorrências de acidentes. O que mais se percebe nas ruas das cidades é que muitos condutores de veículos dirigem falando ao celular, sem usar o cinto de segurança, não sinalizam conversões ou mudanças de faixa, ignoram placidamente a sinalização de velocidade e conduzem as suas máquinas de maneira bastante agressiva e às vezes completamente embriagados. É uma sucessão de erros que tornam a convivência no trânsito estressante e perigosa.
Partindo dessa premissa torna-se imprescindível o aumento das ações de educação da população para que o trânsito seja mais harmonioso e seguro para todos. O Departamento de Trânsito, DETRAN, do estado do Espírito Santo criou alguns vídeos sobre essas atitudes e relações na convivência diária que, com muito bom humor, tentam educar as pessoas alertando para que não se cometam as infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Os vídeos são excelentes e alguns podem ser vistos logo abaixo ou no site do Detran-ES. Outro vídeo mostra o brilhante trabalho do agente de trânsito Jóbson Meirelles, da cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, que é um belo exemplo de educação no trânsito. Vale a pena dar uma conferida e aprender mais um pouco sobre o que devemos fazer para evitar acidentes.
Um grande abraço espinosense.