Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 18 de março de 2012

370 - A surpreendente história de Heleno de Freitas

Foi divulgado, no final do mês passado, o trailer de “Heleno, o Príncipe Maldito”, filme que conta a história do polêmico centroavante Heleno de Freitas (12-02-1920 - 08-11-1959), ídolo do Botafogo na década de 1940, com direção de José Henrique Fonseca (de “O Homem do Ano”) e com o ator Rodrigo Santoro no papel principal, cuja estreia nacional está prevista para 23 de março. Estão no elenco a atriz Alinne Moraes, no papel de Ilma; Angie Cepeda como Diamantina, uma vedete amante do craque e Othon Bastos, interpretando Carlito Rocha, o supersticioso dirigente botafoguense.
O filme, usando fotografia em preto e branco, mostra toda a trajetória do famoso jogador de futebol nascido na cidade de São João Nepomuceno, na Zona da Mata Mineira, que atuou no futebol carioca (Botafogo, Vasco e América), no futebol paulista (Santos), na Argentina (Boca Juniors) e na Colômbia (Atlético Barranquilla), e que teve a sua vida abreviada pelas complicações da doença de sífilis. Ele teve um fim trágico e morreu na cidade de Barbacena, aos 8 de novembro de 1959, em um quarto de hospício, vítima de paralisia geral progressiva causada pela última e devastadora fase da sífilis, depois de mais de quatro anos de internação. 
Heleno foi um grande jogador que ainda detém o título de quarto maior artilheiro da história do Botafogo, com 209 gols em 235 jogos, atrás de Quarentinha (307), Carvalho Leite (261) e Garrincha (243). Mas também se notabilizou pelas conquistas de belas mulheres e por seu temperamento difícil. Era maldosamente chamado de "Gilda", personagem de famoso filme com a atriz  Rita Hayworth. Era um assíduo frequentador da alta sociedade carioca e um exemplo raro naquela época, de jogador de futebol com curso superior. Ele era formado em Direito. 
Heleno de Freitas entrou para a história do futebol por sua genialidade com a bola nos pés e pela sua elegância dentro e fora dos campos, mas também como um dos primeiros "bad boys" brasileiros, pelo seu temperamento irascível, pela cobrança exacerbada dos colegas e pelas muitas expulsões na carreira. Fez 18 partidas pela Seleção Brasileira de Futebol marcando quinze gols.




369 - Comemoração dos 10 anos do Flamoc de Luiz Manna

O esporte é um ótimo catalisador de amizades e de divulgação de bons exemplos. Em Espinosa temos vários exemplos de grandes desportistas que muito fizeram pelo esporte da cidade. Quem não se lembra de grandes desportistas como o Sargento Anfilófio, de Sêo Mateus Salviola, de Drumond da M. Teixeira, de Betão, de Djalma da Camig, de Alício de Peone, de Domingão de Gino, de Gibão, de Edmílson Gomes, de Zé Rocha, de Valdivino do Juventus, de Zezinho Sapateiro do Minas, de tantos outros caras que se dedicaram com muita persistência, renunciando até ao convívio com a família, para apoiar o esporte da cidade de Espinosa. A todos eles e outros mais aqui não citados o meu respeito e agradecimento.
Aqui em Montes Claros também existem muitos bons exemplos de pessoas dedicadas ao esporte e que merecem aplausos. Uma delas é o dentista Luiz Manna Neto. Luiz Manna chegou em Montes Claros no ano de 1982 para iniciar a sua carreira profissional de sucesso. Apaixonado pelo Clube de Regatas do Flamengo, ele resolveu criar um clube de futebol com as cores do clube carioca para reunir os amigos e fazer jogos amistosos pela cidade. Decidiu também construir um campo society para ser a sede da sua agremiação. E assim nascia o Flamoc, com sede própria na Chácara das Paineiras, próxima à Estrada da Produção. Nesses 10 anos de vida, a equipe do flamenguista Luiz Manna se tornou uma das mais participativas e respeitadas agremiações esportivas da cidade, disputando vários campeonatos em todos os clubes da cidade, reunindo a nata do futebol de Montes Claros.
Para comemorar os seus 10 anos de existência, o Flamoc resolveu promover amistosos com todos os clubes da cidade, para estreitar mais ainda os laços de amizade com os amantes do esporte. 
Depois de jogar contra equipes do Clube dos Ferroviários e do Max Min, neste domingo foi a vez do Flamoc enfrentar os times da Associação Atlética Banco do Brasil nos três segmentos: sênior, máster e aberto. No primeiro jogo, na categoria sênior, o Flamoc venceu a AABB por 2 x 0 em um jogo intenso e muitíssimo bem disputado. Logo depois foi a vez dos másters dos dois clubes se enfrentarem em uma partida muito catimbada, com muitas jogadas mais viris e que terminou empatada em 1 x 1. Para encerrar a série de amistosos, o time aberto da AABB de Montes Claros bateu o Flamoc por 3 x 1. Após os jogos houve uma confraternização com os participantes do evento.
O criador e líder do Flamoc, Luiz Manna Neto

Equipe sênior do Flamoc
Equipe sênior da AABB-Montes Claros:
D´nart, Bazuca, Duda, Beckham, Paulinho, Damata, Tiãozinho,
Bilu e Ednaldo; Rodrigo, Coutinho, Eustáquio, Batatinha, Élcio e Wilson
Homenagem ao Flamoc antes da partida
Congraçamento entre os dois times antes da partida
Equipe máster do Flamoc
Equipe máster da AABB-Montes Claros
Equipe aberto do Flamoc
Equipe aberto da AABB-Montes Claros
Momento de concentração do Flamoc
O árbitro Afonso, que comandou as partidas
A turma reunida: Eustáquio, Tiãozinho, Raimundinho,
Coutinho e Agamenon