Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 25 de fevereiro de 2012

351 - Meryl Streep, a melhor atriz do mundo

Amanhã acontecerá a entrega do 84º prêmio Oscar da história. E mais uma vez a atriz norte-americana Meryl Streep estará presente concorrendo a uma estatueta. Trata-se tão somente da sua 17ª indicação, um recorde, o que demonstra todo o seu talento. Eu a considero a melhor atriz do mundo, por toda a sua versatilidade e capacidade de interpretação, como no seu último trabalho no filme "A Dama de Ferro", em que representa com fidelidade impressionante a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher.

Em mais de trinta anos de carreira, das 17 indicações ao Oscar, ela só venceu duas vezes, em 1980 por "Kramer vs. Kramer" e em 1983 por "A Escolha de Sofia". Mas quantos papéis memoráveis ela interpretou em filmes como "Ironweed", "As Pontes de Madison", "O Franco Atirador", "A Mulher do Tenente Francês", "Entre Dois Amores", "Mamma Mia!", "O Diabo Veste Prada", "Dúvida", Julie & Julia", entre vários outros.
Mesmo que ela mais uma vez não ganhe a estatueta de melhor atriz neste domingo, nada afeta a brilhante carreira cinematográfica desta talentosa atriz norte-americana. Seu nome e seu talento já estão para sempre incrustados na história do cinema. E na Calçada da Fama em Hollywood também, claro.

Mary Louise Streep nasceu em Summit, Nova Jérsey, aos 22 de junho de 1949. Estudou Música, Arte Dramática e Ópera na Universidade de Yale. Desde 1978 Meryl é casada com o escultor Don Gummer e tem 4 filhos: Henry, Mamie Gummer, Grace e Louisa. Sua estreia cinematográfica aconteceu no filme "Julia", de Fred Zinnemann, em 1977. Além do Oscar, Meryl Streep teve 26 indicações ao prêmio Globo de Ouro, dos quais ela ganhou oito (1980, 1982, 1983, 2003, 2004, 2007, 2010, 2012) e mais dois prêmios Emmy (1978 e 2004), dois prêmios SAG (2004 e 2009), dois prêmios BAFTA (1982 e 2012), um Urso de Prata (2003) e um prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes (1989).

350 - O grande time do 9 de Março

Não, não se trata da equipe de veteranos capitaneada por Tarcisinho, que reuniu os maiores craques da cidade por um longo tempo, nas décadas de 90 e 2000 e que encantava aos amantes do futebol-arte.
É o primeiro 9 de Março, que também fez história no futebol da cidade, mas em tempos mais longínquos, lá pela década de 60. E esse time reunia grandes jogadores da cidade como Sidney, Zé Maria, Getúlio Fiel e os irmãos Mauri, Sissi e Darci, todos ainda bem jovens. Uma raridade do fundo do baú, gentilmente cedida a mim por meu amigo Sissi Caldeira.
Um grande abraço espinosense.
Em pé: Getúlio Fiel, Valdo, Geraldo de Juca, Geraldo Lindolfão, Sissi e Darci;
Agachados: Mauri, Marcos de Juca, Sidney, Zé Maria e Zé Maria Monção.

349 - A "rua voadora" de Espinosa

Espinosa tem certas particularidades que são interessantíssimas. Uma observação mais atenta às suas ruas nos mostram algumas características bem interessantes. Já mostrei aqui aquela que me parece ser a mais longa rua da cidade, a Rua Padre José Puche.
Hoje vou falar da Rua Deputado Edgar Pereira, uma das mais importantes ruas dos bairros São Cristóvão e Jardim Oriente. Ela se inicia ali na Avenida Doutor José Cangussu, próxima à casa de Etvaldo Nogueira, e se estende até o final do Bairro Jardim Panorama, perto da casa de Lauro Mendes. O inusitado da rua é que ela foi cortada com a construção das novas instalações da Escola Estadual Dom Lúcio Antunes de Souza mas continua com a mesma denominação nos dois lados. Ou seja, a rua começa na Avenida Doutor José Cangussu e ao chegar à escola, ali na esquina da casa de Tarcísio Silveira, dá um enorme salto (ou voa) por cima do prédio escolar e continua seu trajeto até o fim do Bairro Jardim Panorama. Coisas de Espinosa!
Um grande abraço espinosense.
A Rua Edgar Pereira voa ali na frente sobre a Escola Dom Lúcio

E continua o seu caminho em direção
ao Bairro Jardim Oriente

Entrada da Escola Estadual Dom Lúcio

Prédio da Escola Estadual Dom Lúcio