Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

348 - Espinosa no Google Maps Street View?

Em janeiro, conforme publicado no Jornal de Espinosa, o carro do Google foi fotografado em frente a um  hotel da cidade de Espinosa. Pode ser que ele estivesse ali apenas de passagem, mas só a possibilidade de que as imagens de Espinosa possam ser disponibilizadas na rede mundial de computadores já nos deixa bastante ansiosos e orgulhosos.
Para quem ainda não sabe, o Google Street View é um serviço do Google Maps que permite a visualização em 360 graus de ruas, praças e avenidas das cidades, além de imagens de parques, campi de universidades, estádios e museus, proporcionando uma exploração de todos os lugares no conforto da sua casa. Você pode ter acesso a cidades do mundo inteiro, para muitos, inatingíveis, como as belas Paris, na França, Nova Iorque, nos Estados Unidos ou Roma, na Itália. Ou ainda Atenas, na Grécia. É uma ferramenta extraordinária de cultura e prazer àqueles que procuram sempre aumentar o conhecimento. Eu mesmo já utilizei o serviço quando tive de me dirigir à Belo Horizonte para fazer um curso. Visualizei, através do Street View, a localização do meu hotel e todo o trajeto que faria até o local do trabalho. Com essas preciosas informações, que me cientificaram até do tempo gasto no trajeto, pude me tranquilizar e perceber que não precisaria nem do uso de táxi, podendo me deslocar tranquilamente a pé. Esta ferramenta é simplesmente sensacional! Quem ainda não a conhece precisa experimentar, pois não há como se arrepender. Ficarei aguardando ansiosamente a coleta e a divulgação das imagens (se é que acontecerão) da nossa cidade, fato que muito alegrará àqueles filhos da terra que há muito não podem visitá-la.
O Google Maps Street View surgiu como um projeto experimental, lançado inicialmente em maio de 2007 em cinco cidades americanas. Vários veículos foram usados para captar as imagens em 360 graus e ao nível da rua. Primeiro uma picape, depois uma van, uma frota de carros, triciclos, uma motoneve e até um carrinho chamado Trolley foram usados pela equipe para registrar as imagens. A ferramenta é uma possibilidade infinita de viajar pelo mundo virtualmente, conhecendo inúmeros lugares do mundo e adquirindo conhecimentos e cultura com as imagens de museus famosos do planeta.
Como as imagens são coletadas nas vias públicas, muitas cenas interessantes e inusitadas foram flagradas pelos carros do Google. A empresa de tecnologia usa um recurso que borra as placas dos carros e os rostos das pessoas para evitar constrangimentos. Se alguém se sentir prejudicado, pode enviar o endereço da imagem para que o Google a retire do sistema. Veja abaixo algumas cenas inusitadas captadas pelas lentes do Google Street View em todo o mundo: 
Uma van pegando fogo

Um cara trocando de roupa em plena rua

Bêbados dormindo na rua

Rapaz regurgitando em plena rua. Ele entrou com uma ação
contra o Google por danos morais
Depois de um bom mergulho, o homem volta caminhando pra casa

O pessoal da limpeza tira uma boa soneca

Belo lugar para dormir debaixo de um sol escaldante

O que pretendia esse senhor ao se deitar na rua?
Fazendo suas necessidades básicas na rua. Será?

347 - Grandes talentos vencidos pelo álcool e pelas drogas

A morte recente da talentosa e brilhante cantora Whitney Houston vem mais uma vez chamar a atenção do mundo para a perda prematura de pessoas em todo o mundo, sobretudo jovens, entre elas grandes artistas, que tem a vida destruída pelo álcool ou pelas drogas. É sabido que os artistas possuem uma sensibilidade exacerbada, uma forma diferente de sentir e ver as coisas deste nosso mundo. A externação das suas emoções e sentimentos é sempre mais intensa e irreprimível do que entre nós, simples mortais. A vida atribulada, as pressões decorrentes da carreira, as seguidas viagens e estadas em quartos de hotéis, a solidão, o assédio asfixiante dos fãs e da imprensa, tudo isso leva os artistas a procurar subterfúgios para aguentar todo esse estresse, na maioria das vezes na busca da fuga da realidade, com a ingestão de muito álcool, remédios e drogas pesadas.
Muitos são os exemplos de grandes talentos que encerraram precocemente sua vida e sua carreira de sucesso, abatidos pela ingestão enlouquecida de narcóticos e de bebida alcoólica. Alguns foram ao fundo do poço e conseguiram se salvar, dando a volta por cima. Filmes como "Ray" e "Johnny e June" mostram a realidade da carreira dos astros da música americana que conseguiram escapar de um período conturbado dedicado aos entorpecentes. Entretanto, a lista dos que se foram cedo demais, bastante jovens, no auge da fama e da condição criativa, é enorme. Deem só uma olhada em alguns deles:

Janis Joplin (19/1/1943 - 4/10/1970)
A eterna rainha do blues rock cantava com a alma e maravilhava o público com as suas apresentações viscerais. Morreu depois de uma overdose de heroína, sendo encontrada em um quarto do Landmark Hotel em Los Angeles.


Janis Joplin
Jim Morrison (8/12/1943 - 3/7/1971)
Um dos grandes poetas do rock, dono de uma voz poderosa e de um enorme "sex appeal", o que o tornou um símbolo sexual dos anos 60. Vítima de overdose aos 27 anos.
Jim Morrison
Jimi Hendrix (27/11/1942 - 18/9/1970)
O mágico da guitarra, ainda hoje considerado o maior guitarrista da história do rock, fazia apresentações espetaculares e inacreditáveis, como no dia em que fez uma fogueira com a sua guitarra no palco, gesto que ficou imortalizado na história do Rock´n´Roll. Morreu sufocado no próprio vômito, após uma mistura de comprimidos e bebidas alcoólicas.
Jimi Hendrix
Brian Jones (28/2/1942 - 3/7/1969)
O grande guitarrista criou e deu o nome a uma banda lendária, The Rolling Stones. O músico mergulhou fundo nas drogas e acabou sendo mandado embora do próprio grupo por Mick Jagger. Foi encontrado morto em sua piscina, afogado, aos 27 anos de idade, apenas um dia depois de ter sido demitido..
Brian Jones
Kurt Cobain (20/2/1967 - 5/4/1994)
O maior mito do rock nos anos 90. Cantor, compositor, guitarrista e líder do grupo americano Nirvana, que mudou a história do Rock ao lançar o clássico álbum "Nevermind" em 1991. Morreu tragicamente aos 27 anos, depois de atirar em sua própria cabeça dentro da sua casa.
Kurt Cobain
Kristen Pfaff (26/5/1967 - 16/6/1994)
Kristen Pfaff tocou baixo com o Hole, banda liderada por Courtney Love, a mulher de Kurt Cobain. Em trágica coincidência, Kristen também foi encontrada morta, vítima de overdose, e também aos 27 anos de idade, dois meses depois de Cobain.

Gary Thain (15/5/1948 - 8/12/1975)
O baixista inglês é até hoje considerado um dos melhores da história do heavy metal, e viveu seus anos de ouro como integrante do Uriah Heep, participando de álbuns como "Demons and Wizards" (1972). Foi demitido do Uriah Heep e, deprimido, morreu de overdose.

Ron "Pigpen" Mckernan (8/9/1945 - 8/3/1973)
McKernan era tecladista do Grateful Dead, uma das bandas mais malucas e experimentais da geração hippie. Ele era quem mais aparecia nos shows, pois sabia prender a atenção do público. Infelizmente, também bebia como se não houvesse amanhã, e morreu vítima de uma hemorragia gastrointestinal, que ganhou depois de tanto encher a cara.

Sid Vicious (10/5/1957 - 2/2/1979)
O maior ícone do punk rock de todos os tempos, o "baixista" da lendária banda "Sex Pistols", morreu com apenas 21 anos de idade, em Nova York, depois de uma overdose. Mais um a entrar para a história como protagonista da série “Viva rápido, morra jovem”.

Elis Regina (17/3/1945 - 19/1/1982)
A morte da melhor cantora brasileira de todos os tempos, Elis Regina, foi ocasionada pela perigosa mistura de bebida alcoólica com cocaína.

Cássia Eller (10/12/1962 - 29/12/2001)
A grande cantora carioca faleceu depois de ser internada com vômitos e fortes dores abdominais na Clínica Santa Maria, no Bairro de Laranjeiras. Foi divulgada como causa da morte um infarto do miocárdio, mas todo mundo sabia do uso frequente de cocaína e álcool pela artista.

Cazuza (4/4/1958 - 7/7/1990)
O poeta rebelde do rock brasileiro faleceu de complicações de saúde provocadas pela AIDS, mas são conhecidos de todos, os seus excessos de consumo de álcool e drogas, que influenciaram muito na origem da sua doença.

Marilyn Monroe (1/6/1926 - 5/8/1962)
Um dos maiores mitos do cinema e um ícone de sensualidade imortal, a atriz americana morreu por causa de uma overdose de calmantes e barbitúricos.

Judy Garland (10/6/1922 - 22/6/1969)
Uma das mais célebres cantoras e atrizes de Hollywood, mais lembrada pela sua antológica atuação no filme "O Mágico de Oz", de 1939, morreu de uma overdose de barbitúricos.

Elvis Presley (8/1/1935 - 16/8/1977)
O cantor e eterno "Rei do Rock" Elvis Presley abusava de drogas medicamentosas. Elvis costumava consumir moderadores de apetite e remédios para perda de peso em coquetéis diários. Foi encontrado desmaiado no banheiro de sua casa e mais tarde declarado morto. A autópsia revelou que o ataque cardíaco que o vitimara provavelmente fora ocasionado pela ingestão de oito ou mais drogas.

Jack Kerouac (12/3/1922 - 21/10/1969)
O escritor americano autor do clássico livro "On the Road", publicado em 1957, morreu de hemorragia, consequência de uma cirrose, com 47 anos, num hospital em St. Petesburg, na Flórida.

Raul Seixas (28/6/1945 - 21/8/1989)
Também foi o excesso de álcool que tirou a vida do cantor brasileiro Raul Seixas. Sua morte ocorreu em agosto de 1989, vítima de pancreatite aguda.

Edgar Allan Poe (19/1/1809  - 7/10/1849)
O escritor e poeta norte-americano foi mais um a falecer em razão de complicações da saúde pelo consumo elevado de álcool.

Billie Holiday (7/4/1915 - 17/7/1959)
Um das maiores cantoras de jazz de todos os tempos, consagrada  como mito da música negra norte-americana, também sucumbiu ao consumo de álcool e drogas e deixou este mundo depois de uma overdose de heroína.

Edith Piaf (19/12/1915 - 10/10/1963)
Edith Piaf, ícone da canção francesa do século XX, morreu em Plascassier (na localidade de Grasse nos Alpes Marítimos), aos 47 anos, com a saúde abalada pelos excessos cometidos e pelas complicações do seu vício em morfina.

Amy Winehouse (14/9/1983 - 23/7/2011)
A cantora e compositora britânica, ficou bastante conhecida mundialmente por seu grande talento e também por sua dependência química que acabou a levando à morte.
Amy Winehouse
Nos nossos tempos atuais, existe uma glamourização do uso das drogas que acaba atraindo muitos jovens para esse triste caminho de dependência e sofrimento, com a derrocada de toda a família, vítima das consequências nefastas produzidas pelo vício. Muitos são iludidos pela promessa de que as drogas tornam as pessoas mais felizes, criativas e inteligentes. Muito pelo contrário, o que ocorre normalmente é a destruição da racionalidade das pessoas, das suas saúdes e o desenlace acaba sendo a loucura ou a morte precoce. Por isso, rapaziada, curtam a vida e sejam felizes de cara limpa.
Um grande abraço espinosense. 

346 - Conheçam o novo Estádio Mineirão

O palco de históricas apresentações do futebol mineiro, brasileiro e mundial está se transformando em um moderníssimo estádio de futebol, com a realização de uma grande reforma para os jogos da Copa do Mundo de 2014 a ser disputada no país. O Mineirão será totalmente remodelado, com as várias exigências da FIFA sendo atendidas. A previsão de término das obras é para o dia 21 de dezembro deste ano, estando liberado já para a Copa das Confederações que acontecerá em 2013. Neste evento serão disputados três jogos e na Copa do Mundo serão outras seis partidas.
O novo estádio terá 64 mil lugares com 100% de visibilidade. Na parte externa, uma esplanada de 80 mil m² está em fase de execução. Será um espaço para a prática de lazer com capacidade para 65 mil pessoas. Atualmente, 1.500 operários trabalham na obra.
O novo Mineirão terá tribuna central com capacidade para 2.867 jornalistas, mil mesas de trabalho equipadas com monitores e telefones, além de 390 lugares para comentaristas. Haverá ainda sala de conferência, área para entrevistas e estúdios de transmissão.
Quando for reinaugurada, a nova arena contará com área de quase 11 mil m² para 80 camarotes, além de um restaurante panorâmico e lounges, 7.000 m² para comércio e estacionamento com 2.521 vagas para carros, sendo 1.534 vagas cobertas e 987 descobertas.
Veja imagens virtuais de como ficará o novo estádio neste link: http://www.novomineirão.gov.br/
O Mineirão em obras




Como ficará o novo estádio mineiro




Inaugurado em 5 de setembro de 1965, o Estádio Governador Magalhães Pinto, popularmente conhecido como Mineirão, o Gigante da Pampulha, é o maior estádio de Minas Gerais. Com um público de 73.201 pessoas, as festividades de inauguração tiveram direito a música, fogos e paraquedistas. Na partida inicial, a Seleção Mineira venceu o River Plate, da Argentina por 1 a 0, gol do jogador Buglê, do Atlético.
Fotografias da construção do estádio Mineirão

Lembro-me com bastante saudade da primeira vez em que fui ao Mineirão, ainda na década de 1970, ali pelo ano de 1976. Tinha uns 14 anos quando meu irmão Zé me levou para assistir a um Atlético x Cruzeiro. Nunca havia viajado a uma cidade grande e jamais havia visitado um grande estádio de futebol e fiquei maravilhado com toda aquela construção impressionante, com os milhares de torcedores fazendo um barulho infernal, cantando a plenos pulmões os cânticos dos seus times. Lembro-me bem de que no final do jogo, ali pelos 35 minutos do segundo tempo, Zé me chamou para sairmos antes, pois o estádio estava lotado e seria difícil sair dali. Então, quando me levantei para acompanhá-lo, o Galo fez o segundo gol, com o eterno ídolo Reinaldo balançando as redes cruzeirenses (o jogo terminou 2 x 1 para o Galo). Para o meu desespero, a torcida toda se levantou na comemoração e aí eu fiquei perdido no meio daquela multidão, sem saber onde ele estava. Mas para meu alívio, ele logo apareceu entre os torcedores e me levou para a saída. Aquela imagem jamais saiu da minha memória.
Tempos depois, eu sempre reservava uma data nas minhas férias para ir à Belo Horizonte assistir a um jogo do Galo no Campeonato Brasileiro. Nos últimos anos, isso não mais aconteceu. Espero voltar ao novo Mineirão brevemente, para ver de novo o meu Galo em ação e sentir a emoção indescritível de assistir "in loco" a este grande espetáculo do esporte .
Um grande abraço espinosense.
Avenida Afonso Pena em BH

A vista da Lagoa da Pampulha a partir do Mineirão