Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

345 - Hanna-Barbera, o máximo de entretenimento prazeroso nos desenhos animados

Se você é um pouquinho mais velho, deve se lembrar bem dos desenhos animados que animavam as manhãs e as tardes das programações das televisões brasileiras e que nos faziam rir alucinadamente com as suas aventuras bastante engraçadas. Quem não assistiu em algum momento da vida a algum episódio da eterna dupla de inimigos Tom e Jerry? E do folgado gato Manda Chuva? E do esperto urso Zé Colmeia? E do atrapalhado cachorro Scooby-Doo? E de Fred Flintstone e Barney? Pois é, todas essas figuraças surgiram das mentes privilegiadas de dois talentosos desenhistas americanos, William Hanna e Joseph Barbera.
Os criadores e as suas criaturas

Uma coleção de astros criados pela dupla Hanna-Barbera
Hanna-Barbera foi uma empresa de desenho animado criada pela dupla de cartunistas estadunidenses William Hanna e Joseph Barbera. Era uma das maiores produtoras de desenhos animados do mundo, sediada em Los Angeles, no estado da Califórnia.
Eles se conheceram em 1937 e começaram a trabalhar juntos no estúdio de animação da Metro-Goldwyn-Mayer em 1939. Na década de 1940, enviaram seus desenhos para Walt Disney, que prometeu viajar até Nova Iorque na semana seguinte para contratá-los. Nunca apareceu. O primeiro projeto de animação criado e desenvolvido pelos dois foi o desenho "Puss Gets the Boot", em 1940, que iniciou a premiada e popularíssima série "Tom e Jerry". Em 1944 foi fundado o Estúdio Hanna-Barbera.
Com a popularização da televisão, Hanna e Barbera passaram a desenvolver novos trabalhos e personagens para essa mídia a partir de 1957. Seu primeiro sucesso foi a série "Jambo e Ruivão", seguido dos famosos "Dom Pixote", "Plic, Ploc e Chuvisco", "Zé Colmeia", "Pepe Legal", "Bibo Pai e Bob Filho", "Olho Vivo e Faro Fino" e "Loopy De Loop (Loopy Le Beau)", este último feito para exibição no cinema. Depois viriam as séries de horário nobre: "Os Flintstones", "Manda Chuva", "Os Jetsons", "Jonny Quest", dentre outros. No final da década de 1960 surgiria outro mega-sucesso: "Scooby-Doo". O Estúdio Hanna-Barbera passou por vários donos desde a sua criação: Independente (1957-1967), Taft Broadcasting (1967-1987), Great American Broadcasting (1987-1991), Turner Broadcasting System (1991-1996), Time Warner (1996-2001), AOL Time Warner (2001-2003) e Time Warner (2003-atualmente). Quando William Hanna morreu, em 22 de março de 2001, o Estúdio Hanna-Barbera foi adquirido pela Warner Bros. Animation e transformado no Cartoon Network Studios. Em 18 de dezembro de 2006 faleceu, com 95 anos, Joseph Barbera, por causas naturais. Fonte: wikipedia.org.
Para vocês terem uma ideia do talento e da criatividade de William Hanna e Joseph Barbera, confiram a enorme quantidade de personagens maravilhosos por eles criados, que embalaram a nossa infância com muito humor e alegria:
"A Família Adamms" (virou filme), "As aventuras de Gulliver", "As Panterinhas", "A Tartaruga Tuchê", "Bacamarte e Chumbinho", "Bibo Pai e Bóbi Filho", "Butch Cassidy", "Carangos e Motocas", "Careta e Mutreta", "Clue Club", "Coelho Ricochete", "Corrida Espacial", "Corrida Maluca" (esse eu adoro, é sensacional) , "Devlin, o Motoqueiro", "Dinamite, o Bionicão", "Dom Pixote", "Dino Boy", "É o Lobo", "Elefantástico", "Esquadrilha Abutre" (engraçadíssimo, principalmente o Muttley), "Esquilo sem Grilo", "Fantasminha Legal", "Feiticeira Faceira", "Formiga Atômica", "Frankstein Jr.", "Galaxy Trio", "Godzilla", "Goober e os Caçadores de Fantasmas", "Homem Pássaro", "Hong Kong Fu", "Huck Finn", "Jana das Selvas", "Jambo e Ruivão", "Jeannie", "João Grandão", "Jonny Quest" (que inspirou o nome da banda pop mineira), "Josie e as Gatinhas", "Juca Bala e Zé Bolha", "KORG 70.000 A.C.", "Laboratório Submarino", "Leão da Montanha", "Lipi, o Leão", "Lula Lelé", "Lupe Lebô", "Maguila, o Gorila" (que inspirou o apelido do boxeador), "Manda Chuva" (também está no cinema), "Matraca e Fofoquinha", "Mightor", "Moby Dick", "Mosquete, Mosquito e Moscardo", "O Gordo e o Magro"," O Patinho Duque", "O Urso do Cabelo Duro", "O Vale dos Dinossauros", "Olho Vivo e Faro Fino", "Os 4 Fantásticos", "Os Apuros de Penélope" (gosto muito), "Os Brasinhas do Espaço", "Os Cavaleiros da Arábia", "Os Flintstones", "Os Herculóides", "Os Impossíveis", "Os Jetsons", "Os Muzzarellas", "Os Robobos", "Os Smurfs" (acabou de virar filme), "Os Tremendões", "Os Três Mosqueteiros", "Papai Sabe Nada", "Pepe Legal", "Peter Potamus", "Plic, Ploc e Chuvisco", "Polícia Desmontada", "Sansão e Golias", "Scooby-Doo", "Shazzan", "Simbad Jr.", "Space Ghost", "Super-Amigos", "Tom e Jerry" (um dos melhores, assisti muito), "Treme-Treme", "Tutubarão", "Ursuat", "Vovô Viu a Uva", "Wally Gator", "Xodó da Vovó", "Zé Buscapé" e Zé Colmeia " (também virou filme recentemente).
O esperto fusquinha "Wheelie" e sua namorada "Rota"

A gangue do "Chapa" ou "Motocão": "Confuso", "Avesso" e "Risada" 

A abertura do desenho animado na TV
Um dos desenhos de que eu mais gosto e tenho saudade é do "Wheelie", criação da excelente dupla Hanna-Barbera. Se vocês ainda não conhecem ou não se lembram mais, o desenho mostra as aventuras do fusquinha "Wheelie" e da sua namorada "Rota Ree", sempre perseguidos pelas motocicletas desastradas do "Chopper Bunch". Na versão brasileira, o desenho recebeu o nome de "Carangos e Motocas" e as motocicletas são chamadas de "Avesso", "Risada" e "Confuso", e são lideradas pelo "Chapa" ou "Motocão". O "Chapa" ou "Motocão" é o chefão da turma, sempre tentando sacanear o "Wheelie". O "Avesso" é um triciclo que sempre confunde e troca as palavras; o "Risada" é a moto de maior tamanho e de menor inteligência e o pequeno "Confuso" é de quem mais gosto, com a sua insistência em dizer repetidamente aos seus companheiros, depois das confusões em que se metem, a frase: "eu te disse, eu te disse, mas eu te disse"...É o maior barato! Eu morro de rir dessas situações, pois conheço algumas pessoas que se parecem muito com ele, uma verdadeira metralhadora falante. Bons tempos de humor inteligente, sem apelações para o tosco e o sexuado. Até a musiquinha do desenho é ótima. Revejam algumas aventuras de Wheelie.




Outro desenho hilariante e que eu adoro é a "Esquadrilha Abutre" (no original em inglês, "Dastardly and Muttley in Their Flying Machines") , formada pelo famoso "Dick Vigarista", pelo todo enrolado nas palavras, "Klunk" e pelo medroso "Zilly", além do louco por medalhas "Muttley", meu personagem favorito. Eles só entram em enrascadas e quebram a cara constantemente na eterna perseguição ao pombo-correio "Doodle", na tentativa de evitar a entrega das correspondências e mensagens secretas aos países aliados. "Dick Vigarista" sempre se dá mal nas suas empreitadas e acaba sempre sendo salvo pelo esperto cão "Muttley", com sua risada cínica e sinistra, em troca de medalhas. Tornaram-se conhecidíssimas as expressões desse desenho como: "Muttley, faça alguma coooooisaaaaaa!", "Raios, raios duplos, raios triplos!", "Peguem aquele pombo!" e "Medalha!, medalha!, medalha!". Para matar a saudade, assistam um pouquinho desse desenho engraçadíssimo.


344 - Prestem atenção neste nome: Marcelo Jeneci

Um novo talento disponta no horizonte da música popular brasileira. Com músicas bem trabalhadas, com letras bem construídas e uma suavidade no som e no modo de cantar, surge um artista que promete desbravar um lugar nobre no mundo da boa música brasileira. O músico paulista Marcelo Jeneci passou a infância rodeado por sanfonas e acordeões no local onde o seu pai Manoel os consertava, no bairro de Guaianazes, um dos redutos nordestinos de São Paulo. Sêo Manoel imaginava e queria ver o seu filho se destacando no futuro como um virtuoso pianista de jazz e sempre apresentava o seu garoto aos clientes que o procuravam, normalmente sanfoneiros de forró, mas também astros da MPB, como o ótimo Dominguinhos. E destas visitas, o menino sempre recebia dicas para melhorar a performance e encontrar o caminho mais fácil para se tornar músico profissional.
Mas além de se tornar um multiinstrumentista, tocando sanfona, piano ou guitarra, o menino cresceu e se tornou uma das maiores revelações da música brasileira com o seu talento de compositor e cantor de músicas pop, rocks e baladas.
Marcelo Jeneci teve a sua primeira chance de mostrar o seu talento aos 17 anos, quando conseguiu, com a sanfona presenteada por Dominguinhos, uma oportunidade de tocar ao lado do cantor paraibano Chico César em uma turnê internacional. Logo depois tocou para outros artistas famosos como Elza Soares, Arnaldo Antunes e Vanessa da Mata. Ao lado desta última, terminou a sua primeira composição, "Amado", que na voz da cantora matogrossense integrou a trilha sonora da novela global "A Favorita" e fez enorme sucesso, ganhando até o Prêmio Multishow na categoria melhor música do ano de 2009. Outra composição sua, "Longe", composta com Arnaldo Antunes e Betão Aguiar fez parte da novela "Paraíso", na voz do cantor sertanejo Leonardo.
Em dezembro de 2010, Marcelo Jeneci lançou o seu primeiro disco, "Feito pra Acabar", pela gravadora Som Livre, que angariou vários elogios de críticos e de outros compositores, como Guilherme Arantes.
Produzido por Kassin, com arranjos de Arthur Verocai em cinco faixas, "Feito pra Acabar" tem 13 músicas, a maioria em parceria com artistas já conhecidos do público. Os vocais são divididos com a cantora paulistana Laura Lavieri.


Músicas do seu elogiado primeiro disco:
01. Felicidade (Marcelo Jeneci e Chico César)
02. Jardim do Éden (Marcelo Jeneci, Arnaldo Antunes e Betão Aguiar)
03. Copo d´água (Marcelo Jeneci, Arnaldo Antunes, Pedro Baby e Chico Salém)
04. Café com leite de rosas (Marcelo Jeneci, Arnaldo Antunes e Ortinho)
05. Quarto de dormir (Marcelo Jeneci e Arnaldo Antunes)
06. Pra sonhar (Marcelo Jeneci)
07. Por que nós? (Marcelo Jeneci e Luiz Tatit)
08. Dar-te-ei (Marcelo Jeneci, Zé Miguel Wisnik, Hélder Lopes e Verônica Pessoa)
09. Longe (Marcelo Jeneci, Arnaldo Antunes e Betão Aguiar)
10. Tempestade emocional (Marcelo Jeneci, Zé Miguel Wisnik e Paulo Neves)
11. Show de estrelas (Marcelo Jeneci e Carlos Rennó)
12. Pense duas vezes antes de esquecer (Marcelo Jeneci, Arnaldo Antunes e Ortinho)
13. Feito pra acabar (Marcelo Jeneci, Zé Miguel Wisnik e Paulo Neves)

Confiram algumas canções de Jeneci: