Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

334 - O novo disco de Lô Borges

Um dos melhores compositores da cena musical mineira e brasileira, que tanto sucesso fez nos anos 70, principalmente pela sua obra-prima ao lado de Mílton Nascimento, o disco "Clube da Esquina" (1972), o cantor Lô Borges está lançando seu novo disco intitulado "Horizonte Vertical". Com várias composições criadas nos anos 70, ele diminuiu o rítmo nos anos 80 e 90, se dedicando mais aos shows e deixando a tarefa de compor um pouco de lado. Mas nos anos 2000 ele resolveu mudar e diminuir a quantidade de apresentações para se dedicar mais às composições com novos e velhos parceiros e o lançamento de discos. De 2000 para cá foram 4 lançamentos de discos inéditos: "Um Dia e Meio" (2003), "Bhanda" (2007), depois "Harmonia" (2009) e agora "Horizonte Vertical".
Lô Borges gosta de compor normalmente na parte da manhã, principalmente nos intervalos das suas turnês. Para este ano de 2012 ele pretende divulgar o seu novo disco "Horizonte Vertical", gravar um DVD e lançar uma compilação das suas composições mais recentes, lançadas desde 2000, entre elas grandes sucessos como "Dois Rios", gravada pelo Skank e "Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor", gravada pelo Milton Nascimento.
Salomão Borges Filho, mais conhecido como Lô Borges, nasceu na capital mineira, Belo Horizonte, aos 10 de janeiro de 1952. Foi um dos fundadores do famoso "Clube da Esquina", grupo de artistas mineiros que, com suas músicas bastante elaboradas, se destacou no cenário musical brasileiro nas décadas de 1970 e 1980. Entre suas composições mais famosas destacam-se, entre outras, "Paisagem da Janela (Lô Borges e Fernando Brant)", "Para Lennon e McCartney (Lô Borges, Fernando Brant e Márcio Borges)", "Feira Moderna (Lô Borges, Beto Guedes e Fernando Brant), "Clube da Esquina n.º 2 (Lô Borges, Mílton Nascimento e Márcio Borges)", "O Trem Azul (Lô Borges e Ronaldo Bastos)" e mais uma dezena de belíssimas composições. Teve músicas suas gravadas por ícones da música brasileira como Elis Regina e Mílton Nascimento.
Lô Borges é um craque da música, infelizmente pouco conhecido pela nossa turma mais jovem. Mas eles devem curtir alguma música sua sem saber de quem se trata, até porque uma de suas músicas foi gravada recentemente por uma banda de grande sucesso na atualidade, o Skank ("Dois Rios - Lô Borges, Samuel Rosa e Nando Reis)".

Discografia:
1972: Clube da Esquina
1972: Lô Borges
1979: A Via Láctea
1980: Os Borges
1981: Nuvem Cigana
1984: Sonho Real
1987: Solo - Ao Vivo
1996: Meu Filme
2001: Feira Moderna
2003: Um Dia e Meio
2006: BHanda
2008: Intimidade
2009: Harmonia
2011: Horizonte Vertical






333 - Free Hugs Campaign (A Campanha dos Abraços Grátis)

Neste nosso mundo tão desprovido de conectividade social e falta de contato pessoal, principalmente nas grandes cidades, surgiu há algum tempo uma campanha que merece aplausos: "Free Hugs Campaign".
Trata-se de uma campanha iniciada pelo australiano Juan Mann que, depois de viver em Londres por um tempo, resolveu voltar para Sydney. Ao chegar ao aeroporto e reparar em outros passageiros que eram recepcionados emocionadamente felizes pelos familiares e amigos, ele se sentiu sozinho, como um turista em sua própria cidade, ansioso por receber um abraço. Ele então se dirigiu à esquina de maior movimento de pedestres na cidade, escreveu em um cartaz as palavras "Free Hugs" (Abraços grátis)  e com ele levantado, esperou a reação dos transeuntes. Por uns quinze minutos, as pessoas apenas olhavam, ora espantadas, ora indiferentes. Depois uma senhora se aproximou e relatou a ele que o seu cãozinho havia morrido naquela manhã, mesma data em que a sua filha havia morrido há um ano em um acidente de carro e lhe deu o primeiro abraço. A partir daí, mais e mais pessoas se entregaram àquele ato de carinho e confraternização, que mais tarde se espalhou pelo mundo inteiro. Um fator preponderante para o sucesso excepcional da campanha foi um vídeo lançado no You Tube, com imagens da campanha embaladas pela música "All the Same" da banda australiana Sick Puppies.
O criador do "Free Hugs" Juan Mann em uma entrevista
com a apresentadora Oprah Winfrey
Todos nós temos os nossos problemas e às vezes nos sentimos tristes, abandonados, carentes de atenção e de um carinho. Nada melhor então do que receber um afetuoso abraço, mesmo que seja de um estranho. Não importa, o resultado é o mesmo: a alma leve e o coração tranquilo.
Um grande abraço espinosense. 






332 - O homem com cinema nas veias

Um dos maiores mitos da história do cinema, o ator e diretor americano Clint Eastwood, em plena atividade aos 81 anos, está lançando mais um filme que deve agradar em cheio a um grande público pelo mundo inteiro. Trata-se de "J. Edgar", um filme que conta a história do lendário e temido chefão do FBI (Federal Bureau of Investigation) John Edgar Hoover, que durante 48 anos comandou a instituição americana.
O cartaz do filme "J. Edgar"

O diretor Clint Eastwood com o astro Leonardo DiCaprio
Estrelado por Leonardo Di Caprio e dirigido por Eastwood, o filme estreou no dia 27 de janeiro nos cinemas brasileiros. Ele retrata a trajetória pessoal e profissional de J. Edgar Hoover durante o tempo em que era um dos mais poderosos homens dos Estados Unidos, suas atitudes no cargo e mostra sutilmente, a sua homossexualidade e o suposto relacionamento amoroso com o seu assistente Clyde Tolson. Ele passou pelo período de três guerras e o mandato de oito presidentes americanos e usou impiedosamente o poder de suas informações privilegiadas para proteger o país e exercer a sua autoridade e influência sobre todos, às vezes até quebrando as regras do jogo.
Cenas do filme "J. Edgar"

Elenco:
Leonardo DiCaprio (J. Edgar Hoover)
Armie Hammer (Clyde Tolson)
Naomi Watts (Helen Gandy, secretária de Hoover)
Josh Lucas (Charles Lindbergh)
Judi Dench (Anna Marie, mãe de Hoover)
Damon Herriman (Bruno Hauptmann)
Jeffrey Donovan (Robert F. Kennedy)
Ed Westwick (Agente Smith, biógrafo de Hoover)
Ken Howard (General Harlan F. Stone, Procurador-Geral dos USA)
Stephen Root (Arthur Koehler)
Denis O´Hare (Albert S. Osborn)
Geoff Pierson (Alexander Mitchell Palmer)
Lea Thompson (Lela Rogers)
Gunner Wright (Dwight D. Eisenhower)
Josh Hamilton (Robert Irwin)
David A. Cooper (Franklin Roosevelt)

Produção: Brian Grazer, Robert Lorenz e Clint Eastwood
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Dustin Lance Black
Fotografia: Tom Stern
Distribuidora: Warner Bros.
Estúdio: Imagine Entertainment



Clinton Eastwood, Jr. nasceu em São Francisco, na Califórnia, aos 31 de maio de 1930, filho de Margaret Ruth (1909-2006) e Clinton Eastwood (1906-1970). É um dos mais famosos e admirados atores e diretores do cinema americano, desde o seu início de carreira com os papéis de cowboys durões dos westerns spaghetti de Sérgio Leone dos anos 60 e depois com os papéis de anti-herois como o Inspetor "Dirty Harry Callahan" nas décadas de 70 e 80 até os tempos atuais em que ele alterna trabalhos como ator e diretor, às vezes os dois juntos, com bastante qualidade.
O início da carreira como o pistoleiro sem nome
A carreira começou a deslanchar quando estrelou os filmes "Por um Punhado de Dólares" (1964), "Por uns Dólares a Mais" (1965) e "Três Homens em Conflito (1966), fazendo o papel do pistoleiro sem identidade. Depois vieram muitos outros filmes, entre eles a série de histórias do Inspetor Policial "Dirty" Harry: Magnum 44 (1973), Sem Medo da Morte (1976), Impacto Fulminante (1983) e Dirty Harry na Lista Negra (1988) que lhe rendeu bastante sucesso de bilheteria. Faria mais dois westerns: em 1973, "O Estranho Sem Nome" e em 1976, "Josey Wales - O Fora da Lei". Depois de trabalhar em alguns outros filmes menos importantes, Eastwood recebeu o Prêmio Globo de Ouro de 1989 na categoria de melhor diretor, pelo filme "Bird", que presta um tributo ao saxofonista Charlie Parker. Em 1992, Clint estrela e dirige um clássico moderno do western, "Os Imperdoáveis" (Unforgiven) que recebe quatro Oscars: melhor filme, melhor diretor, melhor ator coadjuvante (Gene Hackman) e melhor montagem. Outros filmes seus tiveram destaques nos anos seguintes, entre eles "As Pontes de Madison", em que dirigiu e atuou ao lado de Meryl Streep. "Menina de Ouro", de 2004, lhe renderia mais dois Oscars, o de melhor filme e o de melhor diretor, além dos Oscars de melhor atriz para Hilary Swank e melhor ator coadjuvante para Morgan Freeman. Em 2006 lançaria dois filmes sobre a Batalha de Iwo Jima, da Segunda Guerra Mundial, tratando dos lados opostos na guerra. Mais um filme importante seria dirigido por ele em 2008, "A Troca", com Angelina Jolie. Ainda em 2008 dirigiu e estrelou outro filme de grande sucesso, "Gran Torino", seu filme de maior bilheteria. "Invictus", de 2009, que narra a incrível vitória da equipe de rugby da África do Sul comandada pelo capitão François Pienaar (Matt Damon) e com o apoio do então presidente Nélson Mandela (Morgan Freeman) na Copa do Mundo de Rugby em 1995, também alcançou grande destaque e sucesso. Depois desse "J. Edgar", Clint ainda pretende filmar "Nasce uma Estrela", com a cantora Beyoncé, projeto adiado devido à gravidez da cantora.
Ganhador de quatro Oscars, dois como melhor diretor e dois como melhor filme (Os Imperdoáveis - 1992 e Menina de Ouro - 2004), Clint Eastwood foi homenageado em 1995 recebendo o Prêmio Memorial Irving G. Thalberg em reconhecimento à sua brilhante carreira.
Eastwood também se aventurou na política e como membro do Partido Republicano, foi eleito prefeito da cidade de Carmel-by-the-Sea, Califórnia, onde permaneceu no cargo de 1986 até 1988.

Filmes de Clint Eastwood como ator (alguns também como diretor):
Nome  -  Diretor  -  Ano
A Revanche do Monstro (Jack Arnold) 1955
Tarântula (Jack Arnold) 1955
Nunca Deixei de Te Amar (Jerry Hopper) 1956
Travessuras no Japão (Arthur Lubin) 1957
Lafayette Escadrille (William A. Wellman) 1958
Por um Punhado de Dólares (Sergio Leone) 1964
Por uns Dólares a Mais (Sergio Leone) 1965
Três Homens em Conflito (Sergio Leone) 1966
As Bruxas (Luchino Visconti) 1967
O Desafio das Águias (Brian G. Hutton) 1968
A Marca da Forca (Ted Post) 1968
Meu Nome É Coogan (Don Siegel) 1968
Os Aventureiros do Ouro (Joshua Logan) 1969
Os Guerreiros Pilantras (Brian G. Hutton) 1970
O Estranho Que Nós Amamos (Don Siegel) 1970
Os Abutres Têm Fome (Don Siegel) 1970
Perseguidor Implacável (Don Siegel) 1971
Perversa Paixão (Clint Eastwood) 1971
Joe Kidd (John Sturges) 1972
Magnum 44 (Ted Post) 1973
O Estranho Sem Nome (Clint Eastwood) 1973
O Último Golpe (Michael Cimino) 1974
Escalado para Morrer (Clint Eastwood) 1975
Josey Wales - O Fora da Lei (Clint Eastwood) 1976
Sem Medo da Morte (James Fargo) 1976
Rota Suicida (Clint Eastwood) 1977
Doido para Brigar... Louco para Amar (James Fargo) 1978
Alcatraz - Fuga Impossível (Don Siegel) 1979
Bronco Billy (Clint Eastwood) 1980
Punhos de Aço - Um Lutador de Rua (Buddy Van Horn) 1980
Raposa de Fogo (Clint Eastwood) 1982
Honkytonk Man (Clint Eastwood) 1982
Impacto Fulminante (Clint Eastwood) 1983
Um Agente na Corda Bamba (Richard Tuggle) 1984
Cidade Ardente (Richard Benjamin) 1984
O Cavaleiro Solitário (Clint Eastwood) 1985
O Destemido Senhor da Guerra (Clint Eastwood) 1986
Dirty Harry na Lista Negra (Buddy Van Horn) 1988
O Cadillac Cor-de-Rosa (Buddy Van Horn) 1989
Coração de Caçador (Clint Eastwood) 1990
Rookie - Um Profissional do Perigo (Clint Eastwood) 1990
Os Imperdoáveis (Clint Eastwood) 1992
Na Linha de Fogo (Wolfgang Petersen) 1993
Um Mundo Perfeito (Clint Eastwood) 1993
As Pontes de Madison (Clint Eastwood) 1995
Poder Absoluto (Clint Eastwood) 1997
Crime Verdadeiro (Clint Eastwood) 1999
Caubóis do Espaço (Clint Eastwood) 2000
Dívida de Sangue (Clint Eastwood) 2002
Menina de Ouro (Clint Eastwood) 2004
Gran Torino (Clint Eastwood) 2008

Veja a lista dos filmes de Clint Eastwood apenas como diretor:
Filme  -  Ano
Interlúdio de Amor (1973)
Bird (1988)
Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal (1997)
Sobre Meninos e Lobos (2003)
Cartas de Iwo Jima (2006)
A Conquista da Honra (2006)
A Troca (2008)
Invictus (2009)
Além da Vida (2010)
J. Edgar (2011)

Que venham mais trabalhos do incansável Clint Eastwood. Seu nome é sinônimo de qualidade na sétima arte.