Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 21 de janeiro de 2012

328 - Starsailor, o surpreendente som de Wigan

Em minhas viagens virtuais pela Internet descobri mais uma ótima banda de rock que merece bastante atenção. A banda inglesa Starsailor faz um rock mais melódico, com alguma semelhança com o Coldplay. Algumas músicas compostas pelo competente vocalista James Walsh utilizam o formato acústico, embelezando ainda mais as canções. Não há muito o que dizer desta banda, basta apenas ouvir o som que eles fazem.
Starsailor é uma banda de rock alternativo criada em Wigan, na Inglaterra, em 2000, cujo nome veio de um álbum do cantor folk americano Tim Buckley, lançado em 1970. A banda é formada pelo baixista James Stelfox (nascido em 23-3-1976, em Warrington, Cheshire), pelo baterista Ben Byrne (8-3-1977, Warrington, Cheshire), pelo tecladista Barry Westhead (13-5-1977, Wigan, Greater Manchester) e pelo cantor e compositor James Walsh (10-6-1980, Chorley, Lancashire). Completam a banda nos shows os músicos Mark Collins, Richard "Echoboy" Warren e Pete Greenwood.
O Starsailor  lançou o seu primeiro álbum "Love is Here", produzido por Steve Osborne gravado no Rockfield Studios, Wales, em agosto de 2001, pela gravadora EMI. O segundo álbum, "Silence is Easy" foi gravado em Los Angeles e  lançado em 2004. O terceiro álbum, "On the Outside", foi lançado no Reino Unido em 17 de outubro de 2005. Em março de 2009 foi lançado o álbum "All the Plans".
LOVE IS HERE

1) Tie Up My Hands
2) Poor Misguided Fool
3) Alcoholic
4) Lullaby
5) Way to Fall
6) Fever
7) She Just Wept
8) Talk Her Down
9) Love Is Here
10) Good Souls
11) Coming Down
SILENCE IS EASY
1) Music Was Saved
2) Fidelity
3) Some of Us
4) Silence Is Easy
5) Telling Them
6) Shark Food
7) Bring My Love
8) White Dove
9) Four to the Floor
10) Born Again
11) Restless Heart Starsailor
ON THE OUTSIDE
1) In the Crossfire
2) Counterfeit Life
3) In My Blood
4) Faith, Hope, Love
5) I Don't Know
6) Way Back Home
7) Keep Us Together
8) Get Out While You Can
9) This Time
10) White Light
11) Jeremiah
12) Empty Streets
ALL THE PLANS
1) Tell Me It's Not Over
2) Boy in Waiting
3) The Thames
4) All the Planes
5) Neon Sky
6) You Never Get What You Deserve
7) Hurts Too Much
8) Stars and Stripes
9) Change My Mind
10) Listen Up
11) Safe at Home





327 - O Paraíso de Fernando de Noronha

Se você quer descansar da correria do dia a dia em um lugar paradisíaco, com bastante beleza e tranquilidade, o lugar ideal é a ilha de Fernando de Noronha.


O Arquipélago de Fernando de Noronha é formado por vinte e uma ilhas, numa extensão de 26 km², sendo a principal e maior de todas, a ilha de "Fernando de Noronha", a única delas habitada. As demais estão contidas na área do Parque Nacional Marinho e são desabitadas, só podendo ser visitadas com licença oficial do IBAMA. A ilha, de 17 km² de área e localizada a 545 km da costa brasileira, tem uma população de apenas 2.100 habitantes e onde o turismo é desenvolvido de forma sustentável, criando a oportunidade do encontro equilibrado do homem com a natureza em um dos santuários ecológicos mais importantes do mundo. O arquipélago surgiu há aproximadamente 12 milhões de anos, através de uma série de erupções vulcânicas.
O Arquipélago de Fernando de Noronha é o principal e mais belo parque marinho brasileiro, sendo considerado como um dos melhores lugares para a prática de mergulho no mundo. Aqui, de um modo geral, pode-se desfrutar de uma visibilidade de até 50 metros. A diversidade de pontos de mergulho permite que as empresas locais ofereçam opções de passeios para todos os tipos de mergulhadores, sejam experientes ou iniciantes, e também fazendo o batismo de quem ainda não conhece as belezas do fundo do mar.


O Projeto Tamar protege as tartarugas marinhas ao longo de toda a costa brasileira e mantém em Fernando de Noronha uma base fixa que apoia também a Reserva Biológica do Atol das Rocas. Técnicos especializados, paralelamente aos trabalhos científicos de estudos, pesquisas e proteção desenvolvem programas de educação ambiental, conscientização de turistas e da população local.
A utilização de veículos na ilha era restrita às autoridades militares, no entanto, no governo do Ministério do Interior, foi autorizado o aluguel de carros para atendimento aos turistas, aumentando consideravelmente o número de veículos circulando na ilha para realizar passeios e atender à necessidade dos moradores.


A noite costuma ser tranqüila, mas você poderá dançar um forró até a madrugada com os nativos e turistas no Bar do Cachorro ou no Bar do Mirante do Boldró. A maioria das ruas de Noronha é de terra. Só há uma estrada, a BR-363 (com 7 quilômetros de extensão), que liga o porto à Baía do Sueste. Uma das menores estradas federais do Brasil.
Atualmente o turista pode utilizar o  serviço de ônibus circular oferecido pela Administração, que faz a linha Sueste Porto de Santo Antônio com entrada nas vilas, funcionando das 5h às 22h.
Dependendo da pousada que você escolher, as praias podem ser facilmente alcançadas a pé. Agora se você quiser, existem várias locadoras de buggy e moto, mas é melhor reservar com antecedência, pois a demanda é grande e há racionamento de combustível. O posto de gasolina fecha às 19h todos os dias.
Atualmente há dois vôos diários que partem para a ilha, um saindo de Recife e outro de Natal. Não existem voos diretos de outras cidades porque a Ilha de Fernando de Noronha não tem estrutura para reabastecimento das aeronaves seguirem para outros destinos. Se você tem a pretensão de conhecer o Arquipélago, você primeiro terá que pegar um voo até uma dessas duas capitais do Nordeste e depois embarcar para Noronha. É melhor ir por Recife porque é uma cidade com mais conexões de voo e porque a saída para Fernando de Noronha é no período da tarde (13h45), então dá para conciliar os horários. Não se esqueça de chegar no mínimo com 1 hora de antecedência para fazer o check-in.
Duas companhias aéreas, A Trip e a Gol, tem voos regulares saindo de Recife (1h20 de viagem) e Natal (55 minutos). Para quem gosta do mar, há a opção dos cruzeiros marítimos e embarcações particulares.
Todos os voos para a ilha saem exclusivamente de Recife ou de Natal.



VOOS REGULARES DA TRIP LINHAS AÉREAS:
HORÁRIOS DE ALTA ESTAÇÃO - DE 16/10 A 25/02
VOO 5430 DE RECIFE PARA FERNANDO DE NORONHA - SAÍDA: 11H02
VOO 5431 DE FERNANDO DE NORONHA PARA RECIFE - SAÍDA: 16H10
VOO 5514 DE NATAL PARA FERNANDO DE NORONHA - SAÍDA: 10H10
VOO 5515 DE FERNANDO DE NORONHA PARA NATAL - SAÍDA: 16H50

VOOS REGULARES DA GOL LINHAS AÉREAS:
VOO 1708 DE RECIFE PARA FERNANDO DE NORONHA - SAÍDA: 12H52
VOO 1709 DE FERNANDO DE NORONHA PARA RECIFE - SAÍDA: 15H35

Há duas estações predominantes na ilha: a seca, que vai de setembro a fevereiro e a chuvosa, com precipitações ocasionais, de março a agosto. A temperatura tem pouca variação durante o ano, mantendo uma média de 28ºC, com muito sol e uma brisa refrescante. Durante o dia faz muito calor, mas à noite, após um dia ao sol, o vento pode deixá-lo com frio.
Leve predominantemente roupas de verão, mas não deixe de levar um agasalho. Para entrar na água, além das roupas de banho, leve máscara, snorkel, nadadeiras e uma camiseta, de preferência de lycra, para mergulhar e surfar sem ficar torrado pelo sol. Em Noronha é comum ficar queimado sem perceber, pois a brisa e a água resfriam o corpo, fazendo com que não se perceba a ação solar. Não economize com protetores solares e hidratantes, leve chapéu ou boné e óculos escuros. Leve um par de tênis para caminhar pelo interior da ilha e uma papete para andar entre as praias.
Há passeios com saída às 5h00 com destino ao Mirante dos Golfinhos para se apreciar centenas deles retornando do alto mar para descanso em sua baía. Também pode-se explorar praias e trilhas a pé, mergulhar na Baía do Sancho e dos Porcos e acompanhar a desova das tartarugas na Praia do Leão, ao por-do-sol.

O IBAMA ministra excelentes palestras sobre a fauna e a flora de Noronha todos os dias à noite no seu auditório.
As pessoas podem utilizar os serviços de caixas eletrônicos interligados à rede do Banco 24 HORAS (no aeroporto) e o terminal da Caixa Econômica Federal num supermercado. A ilha também tem um Banco Postal do Banco do Brasil em convênio com os Correios.
O Governo Militar da Aeronáutica cumprindo a proposta de ligar Fernando de Noronha ao mundo, fez tentativas em 1980 e 1982 de instalar uma estação receptora, mas o sinal era ruim. Somente em 1985, foi possível via satélite retransmitir a TV Globo em circuito interno com o nome de TV Golfinho. Atualmente, a TV Golfinho retransmite também o sinal do SBT, Bandeirantes, com imagem perfeita. Existem mais de 200 antenas parabólicas em funcionamento. Até 1975, não havia sistema de telefonia em Fernando de Noronha. Toda a comunicação à viva-voz com o continente dependia do auxílio de dois rádio-amadores que viviam na ilha e davam apoio quando possível. 
Noronha só foi se interligar às demais regiões do país via telefone, em 05/05/75. Hoje, existem mais de 300 linhas telefônicas interligadas em DDI e DDD – prefixo 081, com fax. Lá funcionam as operadoras de celular TIM, OI, Brasil Telecom e Claro.

Noronha tem ainda à disposição dos visitantes, diversas opções de alimentação, como restaurantes, bares e lanchonetes, onde você curte tudo num clima que só a ilha pode oferecer. Existem restaurantes para todos os gostos e bolsos, desde self-services por quilo até de preço fixo por pessoa, à la carte simples e os de frutos do mar com polvo, lagosta etc, onde gasta-se bem mais. Também tem lanchonetes pequenas e sem muitas opções.
Uma Taxa de Preservação Ambiental é cobrada de acordo com os dias de permanência na Ilha. No entanto, se, por acaso, você sair antes do período programado e já tenha pago, terá direito à restituição da diferença antes de embarcar para o continente. Da mesma forma, se resolver prolongar a visita, o valor referente aos dias a mais será cobrado no dia do embarque. E o pagamento pode ser feito à vista, cheque, cartões de crédito, dólar etc. O valor da taxa é R$ 40,40 por dia e deve ser pago no aeroporto no momento do desembarque ou pela internet. Existe também uma taxa de preservação que deve ser paga para fazer as trilhas e custa em média R$ 10.00.
Há apenas um hospital público na ilha, que atende a casos de primeiros socorros e pequenas cirurgias, além de exames de rotina na população e visitantes da ilha. Existem médicos que residem no arquipélago para casos de pediatria, clínica geral e serviços odontológicos. Na ilha tem uma pequena farmácia com limitada variedade de medicamentos.
Algumas dicas sobre como os turistas devem se comportar para aumentar a sua segurança na ilha:

  • Utilizar a passarela para caminhar na BR 363;
  • Não praticar atividades na ilha, desacompanhado(a);
  • Evitar se aproximar demais das encostas nos mirantes;
  • Beber bastante água e usar um boné durante os passeios;
  • Durante as trilhas recomenda-se usar tênis ou sandálias que prendam no calcanhar;
  • Observar as Leis do Parque Nacional antes de realizar atividades por conta própria, evitando assim problemas com a fiscalização;
  • É proibido acampar em Fernando de Noronha;
  • É crime catar conchinha;
  • Usar coletes salva-vidas sempre que entrar no mar. Lembre-se de que você está em alto mar sujeito a correntes marinhas. Fonte: ilhadenoronha.com.br

326 - A maior rua da nossa cidade

Algumas ruas se destacam mais na história de uma cidade. Em Espinosa não é diferente. A minha querida Rua da Resina certamente é uma delas. A Rua Raul Soares, conhecida antigamente como Rua de Baixo, também é famosa, assim como as ruas da Bahia, 9 de Março e Dom Lúcio. Algumas se destacam pela animação dos moradores, outras pelos acontecimentos ali ocorridos e outras pelo tamanho da sua extensão.
A rua que homenageia o Padre José Puche, que foi vigário de Espinosa por um bom tempo, é a maior rua da cidade, salvo engano. Ela começa ali na esquina com a Rua Raul Soares e se estende infinitamente até depois das casas populares no Bairro Santa Cláudia.
Façam uma viagem imaginária pela Rua Padre José Puche através das fotografias publicadas abaixo.
Ali, logo no início da rua, funcionaram o Hotel Jussara e o Bar de Sêo Antônio Rocha, com suas mesas de sinuca. Mais adiante estão a casa de Serafim Rodrigues Muniz e a mansão inacabada de Alisson Cruz. A casa-sítio de Sêo Zezé Sepúlveda e do meu grande amigo Mangabinha vem a seguir. Mais à frente, a padaria de Carlão, o Bar de Joaquim e a Emater. Um pouquinho mais para a frente vem a casa onde funcionou por longo tempo a Pizzaria de Zé Brasinha. Daí em diante são casas residenciais, passando pelo Gama Supermercado até as casas populares.
Se alguém souber de rua mais extensa do que esta em Espinosa, envie comentário para o nosso blog.
Um grande abraço espinosense.