Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

597 - Montes Claros tremeu de novo

Eram exatamente duas horas e cinquenta e cinco minutos da madrugada desta quarta-feira quando acordamos sobressaltados com uma forte sensação de explosão subterrânea, resultado de mais um abalo sísmico na cidade de Montes Claros. A energia se foi e só retornou às 3h27. Cinco minutos mais tarde, dois novos tremores, estes em intensidade bem menores. 
Já virou rotina por aqui, mas a cada novo acontecimento, não há como não ficar assustado com tamanha demonstração de força da Natureza. Perdi o sono e resolvi chegar ao portão de casa para conferir o que estava acontecendo lá fora. Muitos dos meus vizinhos estavam na rua, totalmente assustados e comentando sobre os tremores de terra, já tão normais aqui na cidade de Montes Claros.
Coincidentemente, nesta semana, a cidade recebeu a visita dos professores Marcelo Assumpção, do Departamento de Geofísica da Universidade de São Paulo (USP) e George Sand de França, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) que vieram esclarecer a população sobre as possíveis causas desse fenômeno e apresentar os resultados dos estudos já feitos sobre os abalos sísmicos ocorridos frequentemente nos últimos anos. Os estudos revelam a existência de uma falha geológica de cerca de três quilômetros de extensão, localizada a uma profundidade de um e meio a dois quilômetros da superfície, entre a Vila Oliveira e a Serra do Mel (ou Serra do Ibituruna). Assim sendo, os tremores continuarão a acontecer. Os especialistas revelam, entretanto, que não há motivo para pânico, pois os tremores serão sempre de pequena intensidade, sem maior risco à vida da população. Ainda bem!
O maior tremor registrado em Montes Claros ocorreu no dia 19 de maio deste ano, com 4,5 graus na escala Richter. Pela sensação que eu tive neste abalo de hoje, ele deve ter atingido pelo menos 5 graus na escala Richter, devido à sua grande intensidade. Estou tão familiarizado com os abalos que já estou até tendo condições de avaliar o grau de intensidade deles, mesmo sendo um leigo no assunto.
Para quem nunca passou pela experiência, pode parecer engraçado e surreal, mas para quem acorda no meio da noite surpreendido pela força do tremor, é realmente de assustar. Ainda mais com essa previsão de fim de mundo que corre por aí. É claro que eu não acredito em nada disso, mas não custa nada pedir a Deus que nos proteja a todos.
Um grande abraço espinosense.
Fiquemos tranquilos: imagens como estas não veremos por aqui



Nenhum comentário: