Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

587 - Lugares Maravilhosos do Mundo: o Buda de Leshan

Como é lindo esse nosso mundo! A cada dia que passa, descubro mais lugares espetaculares neste nosso planeta magnífico. São belezas naturais ou criadas pela engenhosidade da mente humana que muito me encantam. Uma destas maravilhas criadas pelo homem é o Buda de Leshan.
O Grande Buda de Leshan é a maior estátua esculpida em pedra de Buda do mundo, com 71 metros de altura, e foi construída na dinastia Tang, no lado leste da montanha Emei, em Leshan, Província de Sichuan, na China, na confluência dos rios Min Jiang, Dadu e Qingyi. 
Conta a história que um monge, de nome Haitong, em visita à Província de Sichuan, decidiu construir a estátua para fazer menos turbulentas as águas que destroçavam os barcos que ali navegavam e evitar as cheias dos rios, protegendo a aldeia das inundações. A construção se iniciou no ano de 713. O monge acabou falecendo quando ele concluiu a construção da cabeça da gigantesca estátua. Só depois de 90 anos, a estátua foi finalmente completada por seus discípulos.
A estátua representa um Buda Maitreya, sentado contra o penhasco rochoso da Colina Lingyun com as mãos apoiadas nos joelhos. Para impedir a erosão, foi construído um sistema de drenagem interior. A cabeça da estátua mede 14,7 m de altura e 10 m de diâmetro. Os ombros medem 28 metros de largura e seus pés medem 11 m de comprimento e 5,5 m de largura. Só para se ter uma ideia da incrível altura do Buda de Leshan, a Estátua da Liberdade de Nova Iorque e o Cristo Redentor do Rio de Janeiro medem 46 m e 30 m, respectivamente, sem o pedestal.
A UNESCO incluiu, em 1996, o Grande Buda de Leshan, juntamente com o Monte Emei, na lista dos lugares considerados Patrimônio da Humanidade. Abaixo, algumas fotos e um vídeo com imagens da bela e incrível criação chinesa.
Um grande abraço espinosense.








Nenhum comentário: