Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

572 - João Batista da Costa, um grande paisagista brasileiro

Uma linda história de luta, superação e talento é a vida do pintor, desenhista, paisagista e professor João Baptista da Costa. Nascido em Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro, aos 24 de novembro de 1865, faleceu na cidade do Rio de Janeiro aos 20 de abril de 1926. Ainda criança, aos oito anos de idade, perdeu os seus pais, ficando sob a guarda dos tios. Sem se adaptar à nova casa, resolveu fugir para o Rio de Janeiro e acabou em um orfanato localizado na Vila Isabel, de nome Asilo de Menores Desamparados. Sob um rígido regime de funcionamento, foi ali que o seu talento foi percebido e aos 12 anos, foi matriculado na Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro, onde concluiu o curso de pintura depois de seis anos.
Ganhou como prêmio na 1ª Exposição Geral de Belas Artes, uma viagem ao exterior, indo estudar na Académie Julian em Paris, em 1896. Permaneceu por nove anos na Europa, estudando com os melhores mestres da pintura, onde aprofundou os conhecimentos para se tornar um dos maiores pintores paisagistas do Brasil, retratando como poucos a bela paisagem do nosso país.
Com um trabalho quase que totalmente dedicado às paisagens brasileiras, ele ganhou o respeito para o seu trabalho, eternizado em obras como "A caminho do Curral", "Tranquilidade", "Saudoso Recanto", "Desmonte do Morro do Castelo", "Em repouso", "Manhã no Alto da Serra", "Transe Doloroso", "Fim de Jornada" e "Quaresmas", entre tantas outras preciosidades.
De volta ao Brasil, voltou à Escola Nacional de Belas Artes, primeiro como professor, mais tarde como diretor. Baptista da Costa foi um exemplo de superação de adversidades na infância pobre, com a perda prematura dos pais. Viveu em um orfanato de onde saiu como um artista iniciante e retornou mais tarde como mestre e artista famoso. Seu exemplo de vida é inspirador.
Um grande abraço espinosense.
Casa e Capela de Antônio Raposo Tavares em Quitaúna

Sapucaieiras

Fazenda de Brejinho

Bosque com Riacho

Quaresmas


Paisagem com Riacho
Trecho de Paisagem com Ponte

Manhã de Sol

A Prisioneira

Nenhum comentário: